Guinness - O Mundo dos Recordes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Guiness - O Mundo dos Recordes é um programa exibido esporadicamente na Rede Record, quando ocorrem modificações na grade de programação, principalmente na faixa vespertina.

História[editar | editar código-fonte]

Sua trajetória começou em 2005, com sua exibição na faixa das 21h, concorrendo com o Programa do Ratinho do SBT e as telenovelas da Rede Globo, mais precisamente, Senhora do Destino e América, o programa apresentado por Maria Cândida, surpreendeu na audiência e chegou a alcançar picos de 12 pontos, na medição oficial do Ibope, o sucesso do programa fez a Rede Record investir em outros do mesmo gênero, como As Maiores Curiosidades do Mundo, que também fez um relativo sucesso, em seus tempos áureos, os programas chegaram a ser reexibidos aos sábados, até a estréia do Vídeo Gol. Após dois meses de reprise, a fórmula começava a dar sinais de desgaste, e a telenovela América se tornava um grande fenômeno de audiência, a chegada de episódios inéditos advindos da versão européia do programa, não recuperou os antigos índices, e com isso, a audiência de As Maiores Curiosidades do Mundo, também caiu, estima-se que no final de sua trajetória às 21h, o programa marcava apenas 3 pontos de audiência. Além do problema da audiência, a apresentadora, Maria Cândida, engravidou, e por fim, a Rede Record decidiu deixar de exibir o programa temporariamente, enquanto As Maiores Curiosidades do Mundo continuaria no ar por certo tempo.

Em 2006, o programa retornou rapidamente ao ar, com a rescisão de contrato de Sônia Abrão com a Rede Record, e o término abrupto na exibição de seu antigo programa, Sônia & Você, a grade vespertina da emissora ganhou rapidamente um "vazio", que não era visto desde o fim de contrato com Raul Gil, no ano anterior. Exibido às 15h, o programa conseguia 5 pontos de audiência, e ficava em 3º lugar, concorrendo com telenovelas mexicanas e o programa Casos de Família, do SBT, e a Sessão da Tarde da Rede Globo, e ajudou na criação de um novo hit nas tardes da emissora. Xena tornou-se um sucesso instântaneo, com a ajuda dos bons índices de audiência do Guiness. Porém, com a revitalização das tardes, o programa deixou de ser exibido novamente, e atualmente, especula-se que pode ocupar uma faixa horária da madrugada, com o possível fim do contrato com a Igreja Universal do Reino de Deus.

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.