Guion Bluford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guion Bluford

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 22 de Novembro de 1942 (71 anos)
Filadélfia, Estados Unidos
Tempo no espaço 28 d 16 h 33 min
Missões STS-8, STS-61-A , STS-39, STS-53
Insígnia
da missão
Insígnia da STS-8 Insígnia da STS-61a Insígnia da STS-39 Insígnia da STS-53

Guion Bluford Jr. (Filadélfia, 22 de novembro de 1942) é um ex-astronauta norte-americano, veterano de quatro missões do ônibus espacial. Foi o primeiro estadunidense negro a subir ao espaço.

Formado em engenharia aeroespacial pela Universidade Estadual da Pensilvânia, entrou para a Força Aérea dos Estados Unidos qualificando-se como piloto em janeiro de 1966. Enviado ao Vietnam, participou de 144 missões de combate durante a guerra, 65 delas sobre o Vietnã do Norte. Fazendo carreira como oficial da US Air Force nos anos 1970, atingindo a patente de coronel, Guion acumulou um total de 5200 horas de voo em diversos tipos de aeronave de combate e de treinamento.

NASA[editar | editar código-fonte]

O coronel Guion entrou para o corpo de astronautas da NASA em 1979, trabalhando até 1983 em funções técnicas em terra. Sua primeira missão espacial foi na STS-8 Challenger, lançada em agosto de 1983, a primeira missão do ônibus espacial com lançamento e aterrisagem noturnos.

Sua segunda missão foi em outubro de 1985, a STS-61-A Discovery, uma missão de sete dias que foi a primeira com oito tripulantes e realizou estudos científicios com o Spacelab, com a participção de três astronautas-cientistas europeus.

Em abril de 1991 ele voltou ao espaço como especialista de missão da STS-39 Discovery, missão dedicada ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Completou suas experiências em órbita em dezembro de 1992, na STS-53 da Discovery, outra missão dedicada ao Departamento de Defesa. Com suas quatro missões espaciais, Guion acumulou um tempo total de 28 dias completos no espaço.

Deixando a NASA em 1993, passou a ocupar posições de direção na iniciativa privada, em empresas ligadas ao programa aeroespacial norte-americano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]