Guisado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O guisado, também chamado de fervido ou cozido, é uma técnica culinária que consiste em cozinhar peixe ou carne e, por vezes, legumes com base em um refogado. Geralmente o guisado é feito dentro de umapanela tapada, deixando os ingredientes cozerem em lume (fogo) brando e misturarem os seus sabores de modo bem lento. Pode ser feito com água, leite, vinho, etc, onde neste tipo de cocção obtém-se uma carne e molho muito saborosos que ficam ainda melhores no dia seguinte.

O guisado difere da caldeirada brasileira (e do cozido pernambucano) pelo fato de algum dos ingredientes ter uma primeira cozedura ou fritura, enquanto que na caldeirada todos os ingredientes são colocados crus na panela, para cozinharem ao mesmo tempo.

Obs.: No Rio Grande do Sul a palavra guisado é usada para se referir à carne moída. Neste local, o guisado chama-se ensopado.

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


GUISADO: Brincadeira típica nordestina de crianças e adolescentes que consiste no preparo de comidinhas em pequenas panelas principalmente de barro, onde o cozer geralmente é feito embaixo de uma árvore. Depois, os quitutes são saboreados em meio a conversas descontraídas, causos, cantigas, piadas, etc..