Gun-Dec

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gun-Dec
Flag of Japan.svg 26/04/1991
Flag of the United States.svg 30/11/1991

Gun-Dec
Produtora Sammy Corporation
Editora(s) American Sammy
Plataforma(s) NES
Género(s) Plataforma, Arcade, Shooter
Modos de jogo Single Player
Média Cartucho (257 kilobits)
Controles Joystick, Joypad

Gun-Dec é um jogo de videogame lançado pela Sammy Corporation em 1991. Com uma história intrigante, enredo bem formulado e boa jogabilidade, o jogo é um dos mais famosos da plataforma NES e criou uma legião de fãs em todo o mundo. Jogo semelhante ao Ninja Gaiden e Spy Hunter. O jogo possui cutscenes para todas as passagens de fases e quase todas sub-fases. Conta também com uma trilha sonora elaborada. Nos Estados Unidos, o jogo foi lançado com o nome Vice: Project Doom

História[editar | editar código-fonte]

Um bando pequeno de alienígenas pousou na terra há alguns séculos. O meio-ambiente da terra era hostil para eles, mesmo com todas as propriedades sobre-humanas que possuíam. Por isso, produziram um Gel verde-neon (chamado de "Gel") que os supria. No esforço de se misturar com a raça humana, começaram a produzir clones. Depois de séculos passados, surge a Beda Corporation. Esta empresa produz e distribui produtos tecnológicos, mas por trás disso também é a responsável pela manutenção da vida da raça alienígena na terra. O "Gel" causa diferentes efeitos em humanos. Quando usado, pode tornar um humano mais forte, e também ocasionar algumas mutações. Com isso, o gel é procurado pelas pessoas mais ricas do mundo. A Beda Corporation então começa a produzir o gel para lucro, mas mesmo com todos os efeitos, prova-se que é letal para usuários humanos. Autoridades da cidade "Vice" então mandam o oficial Quinn Hart e seu parceiro-detetive Reese procurar os fornecedores e produtores do gel misterioso. Durante as investigações, Reese desaparece. Seu corpo não foi encontrado e então é dado como morto. Agora, Quinn Hart, com sua equipe, precisa desvendar os mistérios do gel e continuar com sua investigação.

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

Quinn Hart[editar | editar código-fonte]

Oficial de Vice. Atua na área por alguns anos, e sua experiência e sucesso nas missões lhe dão o credito de "super-humano" pelos outros oficiais.

Christy[editar | editar código-fonte]

A mais esperta oficial de Vice. Trabalhou com Hart e Reese em várias investigações anteriores. Ela é o alicerce de Hart, visto que este a ama secretamente.

Sophia[editar | editar código-fonte]

Investigadora especial, é conhecida pela sua facilidade de localizar pessoas ligadas aos crimes. É associada à Sophia e aparece nos lugares mais inesperados.

Damian Hawke[editar | editar código-fonte]

Um inteligente e rico empresário de sucesso, controla as produções e ações da Beda Corporation há algum tempo. Está por trás da produção do gel misterioso.

Modos de jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Vice: Project Doom possui três formas de jogabilidade diferentes.

1. Modo Arcade[editar | editar código-fonte]

No modo de jogo arcade (duas fases), a movimentação de tela é em scroll vertical, onde controlas um carro armado. A pista é limitada, e se o carro atingir o limite da mesma, a barra de energia do jogador diminui. No final dessas fases, o jogador enfrenta um chefe (Boss), que possui sua própria barra de energia.

Neste modo:

Botão A = Mudança de marcha do carro (entre 1, 2 e 3)
Botão B = Aciona arma de tiros
Botão Start = Pausa
Botão Select = Nulo
D-Pad = Movimentação do carro em 4 direções - cima (aceleração), baixo (frenagem), direita, esquerda

2. Modo Plataforma[editar | editar código-fonte]

No modo em plataforma, a movimentação de tela é em scroll vertical, onde controlas o personagem em visão lateral. O jogador encontra plataformas maciças, quebradiças, eletrocutadas e "blocos do infinito" (buracos). Para destruir os alvos, o jogador conta com 3 armas diferentes. As fases, na maioria das vezes, são compreendidas em 3 partes diferentes, sendo que na última acontece o confronto com o chefe (Boss) da fase.

Neste modo:

Botão A = Pulo
Botão B = Utiliza arma selecionada
Botão Start = Pausa
Botão Select = Escolha de arma
D-Pad = Movimentação do personagem em 3 direções - direita, esquerda, baixo (abaixar). O personagem também anda agachado

3. Modo First Person Shooter[editar | editar código-fonte]

No modo First Person Shooter, a movimentação de tela é em scroll horizontal. O controle é em primeira pessoa, ou seja, o personagem é invisível e o jogador controla uma mira, como se este fosse o mesmo observador do personagem. Nestas fases, é possível optar por duas armas diferentes.

Botão A = Aciona Magnum .44
Botão B = Aciona granadas
Botão Start = Pausa
Botão Select = Nulo
D-Pad = Movimentação da mira em 4 direções - cima, baixo, direita e esquerda

Armas[editar | editar código-fonte]

O jogador inicia o jogo com as armas. As armas variam conforme o modo de jogo:

Arcade:
-Balas: infinitas balas são atiradas nos inimigos no modo arcade.

Plataforma:

-Katana (JP) ou Chicote Laser (US): Arma de pequeno alcance. Infinito uso e super-efetiva contra os chefes. Arma de utilização rápida (principalmente se tiver um controle "turbo") É a arma principal do jogo, e se o jogador for experiente, pode utilizá-la 100% do jogo, sem fazer o uso das outras armas neste modo.

-Magnun .44: Arma de médio alcance e pouco efetiva contra mestres. Pode ser a arma menos usada neste modo de jogo. Jogadores experientes guardam munição desta arma para o modo de primeira pessoa. O uso limitado e recarregada a base de itens.

-Granadas: Arma de longo e excelente alcance, serve para destruir inimigos em lugares dificeis, e geralmente causa danos grandes em chefes. O uso também é limitado e recarregado a base de itens.

First Person Shooter:

-Magnun .44: Arma de utilização rápida. Adquire-se recarga matando inimigos. Efetiva para inimigos próximos da tela e errantes.

-Granadas: Arma de destruição em massa. Pode destruir até 5 inimigos de uma só vez (dependendo do lugar que é usada). pode ser rapidamente utilizada também. Adquire-se recarga matando inimigos.

Itens[editar | editar código-fonte]

Os itens geralmente são adquiridos destruindo inimigos e/ou obstáculos (modo Arcade). São itens:

Moedas: Com 100 moedas ganha-se uma vida. Carne: pegando este item, restaura-se 10 unidades de energia Garrafa: pegando este item, restaura-se 2 unidades de energia Granadas (G): pegando este item, ganha-se 5 granadas extras Balas (B): pegando este item, ganha-se 5 granadas extras

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.