Gundam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde maio de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Mobile Suit Gundam, ou mais conhecido como Gundam, é uma franquia em anime criada em 1979 por Yoshiyuki Tomino e pela Sunrise pelo pseudônimo de Hajime Yatate.

A série causou grande revolução na produção de animes ao implantar o conceito de "real robots" (robôs reais) em animes. Outra mudança foi tratar os mechas apenas como material bélico, tirando das máquinas a posição de "protagonista" das séries.

O sucesso do conceito apresentado possibilitou várias continuações para a Televisão, OVAs e produções cinematográficas e mais recentemente produções em computação gráfica.

A franquia destaca-se também pela enorme quantidade de merchandising produzida pela Bandai em especial jogos para vídeo-game e bonecos dos mechas.

História[editar | editar código-fonte]

Gundam é uma série sobre robôs gigantes (mecha), uma das maiores séries de ficção científica japonesa, cujo status caminha lado a lado com os "gigantes" Kamen Rider e Ultraman.

Gundam é uma grande história de ficção científica dotada de universo próprio, bem concebido e elaborado minuciosamente por seus criadores.

A compra pela Bandai[editar | editar código-fonte]

Em 1994 a produtora original Sunrise, conhecida também como a responsável por animes como Samurai Warriors, Gasaraki e Escaflowne, foi comprada pela gigante do entretenimento Bandai.

A Bandai aumentou ainda mais a presença de Gundam em todas as mídias, criando universos alternativos para a saga e entupindo o mercado com Garage Kits.

A outra medida tomada pela Bandai foi a contratação de times criativos diferentes para a série. A empresa contratava os expoentes da indústria naquele momento, para que eles produzissem suas próprias séries de Gundam, imersas ou não na continuidade original do universo ficcional.

Dessa forma, a Bandai franqueou a série para aumentar os lucros e reaproveitar idéias fortes, já estabelecidas junto ao público e de sucesso garantido.

Universos e Cronologia[editar | editar código-fonte]

A série Gundam começou com o Universal Century, mas outros universos paralelos foram criados conforme o número de títulos da série foi aumentando.

"Universal Century" ou UC[editar | editar código-fonte]

No futuro distante, o planeta Terra evolui para uma situação de superpopulação. Os continentes já não suportam mais as necessidades dos humanos, e a única solução é lançar a população excedente em colônias auto-suficientes pelo espaço. As colônias na verdade são naves cilíndricas gigantescas, movidas por energia solar e dotadas de atmosfera, solo e gravidade próprias para a subsistência dos humanos.

A colonização é restrita, num primeiro momento, à chamada "Esfera da Terra", que é uma linha imaginária traçada ao longo da órbita da Lua. As colônias são agrupadas em regiões chamadas de "Sides", inscritas no contorno da Esfera da Terra. Com o advento dessas colônias, um novo calendário foi criado, substituindo o "Anno Domini" (AD), chamado de "Universal Century" (UC)

Para gerenciar as colônias, forma-se um governo coletivo na Terra chamado apenas de Federação", cuja organização é predominantemente militar. Tal qual na época das grandes navegações, as colônias são forçadas a fornecer recursos para o planeta, cuja população não pára de crescer.

Tal situação se manteve durante aproximadamente 50 anos. Entretanto, ocorre uma revolução nas colônias da região de Side 3, a mais longínqua do planeta. Um pensador idealista chamado Zeon Deikun reúne uma milícia armada e derruba o governo local da Federação. Zeon acreditava que, para que a humanidade pudesse viver no espaço, ela deveria evoluir, tal qual evoluiu para dominar o planeta Terra. Tal raça seria chamada "Newtype", e substituiria com o tempo os "Oldtypes". Os Newtypes seriam seres dotados de elevada percepção extra-sensorial, capazes de compreender pessoas e máquinas com apenas um simples olhar. Mas, para que a humanidade evoluísse, ela precisaria abandonar seu laço com o planeta Terra definitivamente e migrar para o espaço. Eis aí o motivo da revolução de Zeon.

Logo depois da revolução, em 2058 (UC 0058), Zeon Deikun funda a "República de Zeon". A organização democrática se mantém até UC 0069, quando Deikun morre. Logo após, seu braço direito Degwin Zabi reorganiza as colônias de Side 3 sob o nome de "Principado de Zeon", declarando-se regente e príncipe absoluto, e, juntamente com seus quatro filhos, declara uma guerra de independência às forças de defesa da Federação, no ano de 2079 (UC 0079). No primeiro mês de batalha, cada lado do embate perde metade de suas respectivas populações (aproximadamente 3 bilhões de pessoas mortas), sendo que Zeon tinha apenas 1/30 do poder bélico da Federação. Houve então um impasse na guerra logo depois que Zeon arremeteu uma das colônias contra a superfície do planeta. O impasse durou cerca de oito meses.

O motivo para a rápida expansão de Zeon, além de uma ideologia forte, era o uso de "Mobile Suits" ou, numa tradução aproximada, "Vestes de Batalha", verdadeiros robôs gigantes com poderio bélico assustador, verdadeiros tanques de formato humanóide. O uso das Mobile Suits ficou obrigatório devido a um outro artefato de guerra, as "Partículas Minovsky", que são partículas que, quando organizadas em forma de nuvem ao redor das espaçonaves, tornam-nas completamente imperceptíveis aos radares, impedindo o uso de sistemas automáticos de mira e forçando o combate corpo-a-corpo e o emprego de humanos em canhões e lançadores de mísseis.

Como Zeon possuía menor tamanho e um governo mais coeso, arquitetou o uso das Mobile Suits, e rapidamente passou a levar a vantagem sobre o governo disperso e tecnologicamente inferior da Federação.

Então, no ano de 2079 (UC 0079), passados oito meses de impasse na guerra após a queda da colônia na superfície, a Federação organiza um contra-ataque através do uso de Mobile Suits de sua produção. Por trás do projeto da Mobile Suit está o engenheiro Tem Ray, que é um egresso do planeta Terra, habitante de uma das colônias da região de Side 7. Ray deixou o planeta em companhia de seu filho Amuro, que em 0079 possuia 15 anos. Amuro é um "expert" em máquinas e computadores, e grande parte do seu talento é simplesmente de natureza intuitiva. Tem Ray denominou o protótipo de Mobile Suit desenvolvido em Side 7 de "Gundam". No momento em que o protótipo fica pronto, o quartel-general das forças da federação, "Jaburo", localizado na América do Sul, envia a nave "White Base", que também é um protótipo, para resgatar o Gundam e levá-lo para o já mencionado QG.

Entretanto, a Federação é seguida de perto por um herói de Zeon, o impetuoso Char Aznable, o "Cometa Vermelho", que na ocasião já estava numa nave, bem próximo a Side 7. Para descobrir a natureza da Mobile Suit produzida pelo inimigo, Char envia três espiões em "Zakus", Mobile Suits de Zeon, para dentro da colônia, numa missão de reconhecimento.

Uma vez dentro da colônia, um dos espiões decide atacar a base local da Federação, desobedecendo as ordens de Char, e começa uma carnificina, pois Side 7 não estava preparada para um confronto interno. As cercanias da base são evacuadas, e nesse meio tempo, Amuro Ray é retirado de sua casa praticamente à força pela jovem Fraw Bow, sua amiga. Ao ver que Zakus estavam atacando a colônia, Amuro deixa o abrigo no qual estava a população civil e corre para o confronto, deduzindo que o ataque era decorrente do projeto do seu pai, o Gundam.

Ao chegar ao local do combate, Amuro é informado pelo seu pai que todos os civis seriam deslocados para a nave White Base, e que ele também deveria ir. Tem Ray parte então num jipe, deixando Amuro a mercê do ataque dos Zakus. Enquanto escapa, Amuro depara-se com o Gundam deitado ao seu lado num caminhão de transporte, e é interrompido novamente por Fraw Bow, que fugia junto para a nave com os outros civis. Nesse instante um dos Zakus dispara e acerta os refugiados, matando a família de Fraw instantaneamente. Ao mesmo tempo, a explosão arremessa o manual de instruções do Gundam na cabeça de Amuro, que tomado pelo desespero de Fraw, resolve pilotar o Mobile Suit. Usando o manual de instruções e sua intuição nata, Amuro derrota dois Zakus. A explosão de um deles, entretanto, abre uma fenda na colônia, e o jipe do pai de Amuro é tragado para o espaço, sem que ele saiba. O terceiro piloto consegue fugir da devastação para contar a Char sobre o poder do Mobile Suit da Federação.

Amuro passa a ajudar no resgate de civis até a White Base, mas Char ataca pesadamente, e quando a nave consegue sair da colônia, está arrebatada de uma tripulação de jovens civis, pois todos os militares e homens adultos foram feridos ou mortos no combate. Seguidos de perto por Char, a nave White Base, comandada pelo Alferes Bright Noa, enfrentando batalha após batalha, segue até o entreposto de Luna II, onde eles são informados que a tripulação provisória formada de amadores e jovens civis deve seguir até Jaburo, na Terra, onde devem entregar o Gundam para a Federação, sem nenhuma ajuda. Os civis são oficializados nos seus postos, e Amuro torna-se definitivamente o piloto do Gundam. Começa então a viagem desesperada da White Base, sozinha contra a família Zabi de Zeon, através da Terra e do espaço, numa batalha que pode mudar o rumo da guerra.

Esta é a trama da primeira série Gundam produzida em 1979. Abaixo se encontram a linha do tempo desta e das outras series do calendario UC.

Linha do Tempo:

Século 21

AD 2068 (UC 0068) – Gundam The Origin (Protagonista: E.F.S.F. (Federação da Terra)) (Antagonista: Zeon)

AD 2079 (UC 0079) – Gundam / Gundam: The 08th MS Team / Gundam MS IGLOO / Gundam The Origin (Protagonista: E.F.S.F. (Federação da Terra)) (Antagonista: Zeon)

AD 2080 (UC 0080) – Gundam 0080: A War in Pocket (Protagonista: E.F.S.F. (Federação da Terra)) (Antagonista: Zeon)

AD 2083 (UC 0083) – Gundam 0083: Stardust Memory (Protagonista: E.F.S.F. (Federação da Terra)) (Antagonista: Zeon)

AD 2087 (UC 0087) – Zeta Gundam (Protagonista: AUEG & Karaba) (Antagonista: Titans & Axis → Neo Zeon)

AD 2088 (UC 0088) – Zeta Gundam / Gundam ZZ (Protagonista: AUEG & Karaba) (Antagonista: Neo Zeon)

AD 2089 (UC 0089) – Gundam ZZ (Protagonista: AUEG & Karaba) (Antagonista: Neo Zeon)

AD 2093 (UC 0093) – Char's CounterAttack (Protagonista: E.F.S.F. (Federação da Terra)) (Antagonista: Neo Zeon)

AD 2096 (UC 0096) – Gundam Unicorn (Protagonista: E.F.S.F. (Federação da Terra)) (Antagonista: As Mangas do Zeon (Neo Zeon))

Século 22

AD 2123 (UC 0123) – Gundam F91 (Protagonista: E.F.S.F. (Federação da Terra)) (Antagonista: Crossbone Vanguard)

AD 2153 (UC 0153) – Victory Gundam (Protagonista: League Militaire) (Antagonista: O Império Zanscare)

Século 23

AD 2223 (UC 0223) – G-Saviour (Protagonista: Illuminati) (Antagonista: CONSENT)


AD 2079 (UC 0079) – Zeon declara sua independência da Federação e inicia uma guerra que se espalha por todos os continentes da Terra, envolvendo também as demais colônias espaciais e lunares, iniciando assim a Guerra de Um Ano.

Esta guerra começou com o uso de armas de destruição em massa, como armas nucleares e biológicas e químicas, e até mesmo lançando colônias e asteróides em direção à Terra, matando quase 25% da humaninade. Assim, foi feito o Antarctic Treaty, acordo feito entre Zeon e a Federação para evitar o uso desse tipo de arma. Zeon passa a atacar territórios da Federação com sua mais nova arma, o Mobile Suit MS-05B Zaku I. A Federação reage criando os protótipos RX-78-2 Gundam, RX-75-4 Guntank e RX-77 Guncannon. Mais tarde foi criado o RGM-79 GM, unidade de produção em massa baseado no Gundam, aumentando o poder ofensivo da Federação sobre as forças de Zeon.

AD 2080 (UC 0080) – Perto do final da Guerra de Um Ano, as Inteligências de Zeon descobrem um Gundam em fase de testes escondido numa base da Federação no Ártico. Pilotos de MS de Elite de Zeon são convocados para destruir o protótipo, porém a missão fracassa com o lançamento do Gundam para a colônia Side 6. Forças de Zeon invadem a colônia neutra Side 6 numa operação secreta para destruí-lo, porém fracassam. Agora Zeon ameaça atacar Side 6 com mísseis nucleares como punição pela perda de seus homens, a menos que um de seus homens remanescentes envolvidos na missão consiga destruir o Gundam.

2083 AD (UC 0083) – as forças de Zeon estão enfraquecidas, mas o Major Anavel Gato], integrante da facção leal a Zeon Delaz Fleet, rouba o RX-78GP02A Gundam "Physalis", que possui armamento nuclear, com o propósito de usá-lo na Operação Stardust (Hoshi no Kuzu Sakussen, em japonês), com o objetivo de recuperar o poder de Zeon. A nave de batalha Albion é designada para recuperar o protótipo roubado com o auxílio do protótipo remanescente RX-78GP01 Gundam "Zephyranthes", pilotado por Kou Uraki. Criação dos Titans pela Federação.

AD 2087 (UC 0087) – uma nova guerra acontece, agora para decidir o futuro das colônias e da Terra, a Gryps War.

Nesta guerra temos quatro participantes: As forças rebeldes AEUG (pronuncia-se "iugo" - Anti-Earth Union Group\Anti-Earth United Government), formada por civis de Zeon e da Federação insatisfeitos com os abusos dos Titans, lutam contra a Federação, controlada agora pelos Titans. Os Titans são uma divisão de elite radical da antiga Federação, criada para acabar com os últimos focos de resistência leais a Zeon, utilizando porém métodos brutais para alcançar seus objetivos, tornando-se nada mais do que tiranos querendo ter o controle sobre tudo. Axis é uma facção remanescente do Império Zeon que possui o último membro da família real de Zeon, Minerva, porém como ainda não alcançou a maioridade, Haman Khan é a líder regente. Haman Khan no começo está do lado dos Titans, mas mais tarde alia-se a AEUG, com o propósito de desestabilizar os dois lados e vencer a guerra para restabelecer o Principado de Zeon.

AD 2088 (UC 0088) – Fim da guerra e a derrota dos Titans. Axis tenta recuperar seus poderes, e a República de Zeon se torna Neo Zeon, que passa a atacar a AEUG.

AD 2093 (UC 0093) – Char, desaparecido desde o fim da Grips War, retorna reerguendo Neo Zeon, e inicia uma guerra com o intuito de tornar a Terra um planeta inabitável e forçar a humanidade a viver no espaço, com o propósito de evoluí-los para Newtypes.

AD 2123 (UC 0123) – As disputas políticas acabaram e começa a conquista do espaço e de planetas habitados.

AD 2123 (UC 0153) – O Império Zanscare (antiga Side 2) ataca a já enfraquecida Federação com o intuito de tomar o poder da Terra. Apenas as forças rebeldes League Militaire se opoem a Zanscare, com a sua arma secreta, a unidade de produção em massa V Gundam.

Lista filmográfica de sub-séries[editar | editar código-fonte]

Abaixo estão classificadas todas as series de Gundam pelos seus respectivos universos. A ordem das series esta de acordo com o ano de produção do anime.

Lembrando que séries que não pertencem ao "Universal Century" são séries de universos alternativos, com características e histórias proprias não sendo necessario nenhum conhecimento prévio de outras séries para assisti-las.

Universal Century (UC)[editar | editar código-fonte]

Nome oficial no ocidente Nome original Formato Ano Lançamento
Mobile Suit Gundam Kidō Senshi Gundam TV + Filmes AD 2079 (UC 0079) 1979 (TV), 1981, 1982 (Filmes)
Mobile Suit Zeta Gundam Kidō Senshi Z Gundam TV + Filmes AD 2087 (UC 0087) 1985 (TV), 2004, 2006 (Filmes)
Mobile Suit Gundam ZZ Kidō Senshi Gundam ZZ TV AD 2088 (UC 0088) 1986
Mobile Suit Gundam: Char's Counterattack Kidō Senshi Gundam Gyakushū no Shā Filme AD 2093 (UC 0093) 1988
Mobile Suit Gundam 0080 Kidō Senshi Gundam 0080 OVA AD 2080 (UC 0080) 1989
Mobile Suit Gundam F91 Kidō Senshi Gundam F91 Filme AD 2123 (UC 0123) 1991
Mobile Suit Gundam 0083 Kidō Senshi Gundam 0083 OVA AD 2083 (UC 0083) 1992
Mobile Suit Victory Gundam Kidō Senshi V Gundam TV AD 2153 (UC 0153) 1993
Mobile Suit Gundam 08th MS Team Kidō Senshi Gundam 8th MS Team OVA + Filme AD 2079 (UC 0079) 1996 (TV), 1998 (Filme)
Mobile Suit Gundam MS IGLOO Kidō Senshi Gundam MS IGLOO OVA AD 2079 (UC 0079) 2008
Mobile Suit Gundam Unicorn Kidō Senshi Gundam Unicorn OVA AD 2096 (UC 0096) 2010

Future Century (FC)[editar | editar código-fonte]

Nome oficial no ocidente Nome original Formato Ano Lançamento
Mobile Fighter G Gundam Kidō Butōden G Gundam TV FC 0060 1994

After Colony (AC)[editar | editar código-fonte]

Nome oficial no ocidente Nome original Formato Ano Lançamento
New Mobile Report Gundam Wing Shin Kidō Senki Gundam W TV, OVA AD 2195 (AC 0195) 1995 (TV), 1996 (OVA)
New Mobile Report Gundam W: Endless Waltz Shin Kidō Senki Gundam W: Endless Waltz OVA + Filme AD 2196 (AC 0196) 1997 (OVA), 1998 (Filme)

After War (AW)[editar | editar código-fonte]

Nome oficial no ocidente Nome original Formato Ano Lançamento
After War Gundam X Kidō Shinseiki Gundam X TV AW 0015 1996

Common Century (CC)[editar | editar código-fonte]

Nome oficial no ocidente Nome original Formato Ano Lançamento
Turn A Gundam ∀ Gundam TV + Filmes CC 2345 1999 (TV), 2001 (Filmes)

Cosmic Era (CE)[editar | editar código-fonte]

Nome oficial no ocidente Nome original Formato Ano Lançamento
Mobile Suit Gundam SEED Kidō Senshi Gundam SEED TV + Special Edition CE 0071 2002 (TV), 2004 (Special Edition)
Mobile Suit Gundam SEED Destiny Kidō Senshi Gundam SEED Destiny TV + Special Edition CE 0073 2004 (TV), 2006, 2007 (Special Edition)
Mobile Suit Gundam SEED Stargazer Kidō Senshi Gundam SEED ONA CE 0073 2006
Mobile Suit Gundam SEED: The Movie Kidō Senshi Gundam SEED MOVIE Filme CE XXXX Não divulgado

Anno Domini (AD) / Depois de Cristo (DC)[editar | editar código-fonte]

Nome oficial no ocidente Nome original Formato Ano Lançamento
Mobile Suit Gundam 00 Kidō Senshi Gundam 00 TV AD 2307 2007, 2010 (filme)

Advanced Generation (AG)[editar | editar código-fonte]

Nome oficial no ocidente Nome original Formato Ano Lançamento
Mobile Suit Gundam Age Kidō Senshi Gundam Age TV AG 115(1st generation); AG 140-151(2nd Generation); AG 164(3rd generation) 2011

Side Stories[editar | editar código-fonte]

Kadokawa Sneaker Bunko

  • Kidou Senshi Gundam (3 volumes)
  • Mikkai Amuro to Lalah (2 volumes) - "O encontro secreto de Amuro e Lalah"
  • Kidou Senshi Gundam 0083 (3 volumes)
  • Kidou Senshi Gundam Z Gundam (5 volumes)*
  • Kidou Senshi Gundam Gundam ZZ (2 volumes)**
  • Mobile Suit Gundam: Char's Counterattack - Beltorchika's Children***
  • Mobile Suit Gundam: Hathaway's Flash (3 volumes)
  • Kidou Senshi Gundam F91 Crossbone Vanguard (2 volumes)
  • Kidou Senshi V Gundam (5 volumes)
  • Gaia Gear

Kodansha Bunko

  • Mobile Suit Gundam Side Story: Blue Destiny
  • Kidou Senshi Gundam Z Gundam (5 volumes)*
  • Kidou Senshi Gundam Gundam ZZ (vol. I e II)**
  • Animage Bunko
  • Mobile Suit Gundam: Char's Counterattack - Beltorchika's Children (3 volumes)***

Anime/Hobby/Model Magazine

  • For t he Barrel
  • Advance of Zeta: The Flag of Titans
  • Gundam Sentinel
  • Mobile Suit Gundam: The 08th MS Team: Trivial Operation
  • Altre Side Stories
  • Green Divers
  • Kidou Senshi Gundam (3 volumes) II edição

Lista de Jogos[editar | editar código-fonte]

Nome Plataforma Genero Lançamento
Gundam SD - Knight Gundam Gaiden SNES RPG 1994
Gundam Wing: Endless Duel SNES Luta 1996
Mobile Suit Gundam: Gundam vs. Z Gundam GameCube, PS2 Luta 2004
Mobile Suit Gundam Seed Destiny: Generation Of C.E. PlayStation 2 RPG ??
Mobile Suit Gundam: AEUG VS TITAN PlayStation 2 Luta ??
Mobile Suit Gundam: Gihrens Ambition Saturn Estratégia
Turnos
Gundam Green Divers PC ?? ??
Gundam X-Box ?? ??
SD Gundam Revolution Wii ?? ??
Kidou Gekidan Haro Ichiza - Gundam Mahjong DS - Oyaji ni mo Agarareta Koto nai no ni! Nintendo DS ?? ??
SD Gundam G-Generation DS Nintendo DS ?? ??
Mobile Suit Gundam Gaiden Vol. 2 Saturn ?? ??
Mobile Suit Gundam Gaiden Vol. 3 Saturn ?? ??
Mobile Suit Gundam Side Story 1 Saturn ?? ??
Mobile Suit Gundam Side Story 2 Saturn ?? ??
Mobile Suit Gundam Side Story 3 Saturn ?? ??
Mobile Suit Z-Gundam Saturn ?? ??
SP Gundam G Century S Saturn ?? ??
Kidou Senshi Gundam Gaiden Vol.2 Saturn ?? ??
Kidou Senshi Gundam Gaiden Vol.3 Saturn ?? ??
Kidou Senshi Gundam: Giren no Yabou Saturn ?? ??
Kidou Senshi Z-Gundam Saturn ?? ??
Gundam Battle Online Dreamcast ?? ??
Gundam - Side Story 0079 Dreamcast ?? ??
Mobile Suit Gundam 0079 Card Builder Naomi 2 (Arcade) ?? ??
Mobile Suit Gundam Seed: Never Ending Tomorrow PlayStation 2 ?? ??
Mobile Suit Gundam: Climax U.C. PlayStation 2 ?? ??
Mobile Suit Gundam: Encounters in Space PlayStation 2 ?? ??
Mobile Suit Gundam: Journey to Jaburo PlayStation 2 ?? ??
Mobile Suit Gundam: The One Year War PlayStation 2 ?? ??
Mobile Suit Gundam: Zeonic Front PlayStation 2 ?? ??
Mobile Suit Gundam SEED: Never Ending Tomorrow PlayStation 2 ?? ??
Superior Defender Gundam Force PlayStation 2 ?? ??
Gundam Battle Tactics PSP ?? ??
Mobile Suit Gundam PSP ?? ??
Mobile Suit Gundam PS3 ?? ??
Gundam VS Gundam PSP Luta 2008
Gundam Battle Assault PS1 Luta ??
Gundam Battle Assault 2 PS1 Luta ??

Jogo de Cartas[editar | editar código-fonte]

Gundam M.S. War Trading Card Game é um TCG relacionado a Gundam. Ele dá a chance de criar sua própria equipe Mobile Suit (M.S.) e jogar bastante contra amigos, assim como todo TCG. Os Starters são compostos por cards de dois tipos: Wing Gundam (WG) e OZ Corps.

Quanto à dificuldade, oferecem três níveis: Rookie, Ace e Newtype, o que permite variar bastante a complexidade dos jogos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Gundam
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.