Gundam Unicorn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gundam Unicorn
Gênero Ação, Mecha, Militar
Mangá
Autor Harutoshi Fukui
Editora(s) Japão Kadokawa Shoten
Revista Gundam ACE
Data de publicação 26 de Dezembro de 2006 – 26 de Junho de 2009
Volumes 10
Anime
Gundam Unicorn
Direção Kazuhiro Furuhashi
Estúdio Sunrise
Exibição original 12 de Março de 2010 – Em produção
Nº de episódios 7[1]
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Mobile Suit Gundam Unicorn (機動戦士ガンダムUC(ユニコーン), Kidō Senshi Gandamu Yunikōn?) é uma série de light novel pelo popular autor Japonês Harutoshi Fukui (Shūsen no Lorelei, Bōkoku no Aegis). O livro se passa na cronologia do Universal Century da série Gundam. O design de personagens e mechas foram feitos por Yoshikazu Yasuhiko e Hajime Katoki, respectivamente. Uma adaptação em anime dos livros estreou na PlayStation Network Japonesa da Sony em 20 de Fevereiro de 2010 e o primeiro episódio teve um lançamento mundial simultâneo em DVD e Blu-Ray em 12 de Março de 2010.[2]

História[editar | editar código-fonte]

O prólogo do livro começa em U.C. 0001, no princípio da colonização espacial, com o Incidente de Laplace, um grande evento que influencia o curso da história para sempre. A história principal se passa em U.C. 0096, três anos após os eventos de Mobile Suit Gundam: Char's Counterattack.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Civis[editar | editar código-fonte]

Banagher Links (バナージ・リンクス, Banāji Rinkusu?)
Um rapaz que estuda na Escola Técnica Industrial da Anaheim Electronics na colônia “Industrial 7”. Ele é descrito como alguém que via a guerra como se fosse algo fictício, uma vez que ele nasceu depois da Guerra de Um Ano e não tomou parte nas guerras mais isoladas que ocorreram posteriormente. Contudo, ao conhecer Audrey, ele é envolvido em um novo conflito. Ele tem um emprego de meio-expediente limpando destroços espaciais com um MS em miniatura. Em seu último suspiro, seu pai lhe confiou o Unicorn Gundam.
Audrey Burne (オードリー・バーン, Ōdorī Bān?)
Uma garota de uma família nobre, cuja vida muda após conhecer Banagher. Seu nome parece ser inspirado no da famosa atriz Audrey Hepburn. Na verdade, ela é Mineva Lao Zabi sob um pseudônimo.
Takuya Irei (タクヤ・イレイ?)
Outro estudante da Escola Técnica Industrial da Anaheim e também colega de quarto de Banagher. Ele deseja se tornar um piloto de testes para a Anaheim Electronics e sabe bastante sobre Mobile Suits.
Micott Bartsch (ミコット・バーチ, Mikotto Bāchi?)
Uma garota que vai a uma escola adjacente a Escola Técnica Industrial da Anaheim. O pai dela é o administrador da usina de Industrial 7. No OVA, Micott também é aluna da Escola Técnica Industrial da Anaheim Electronics.
Syam Vist (サイアム・ビスト, Saiamu Bisuto?)
Um garoto nascido em um pequeno país no Sudoeste Asiático. Ele se tornou um terrorista por causa da sociedade distorcida e de uma vida dura. Durante o incidente terrorista na Residência Oficial de “Laplace” em U.C. 0001, ele acabou se apossando de um estranho objeto. Através de conexões no submundo, ele casou-se com uma membro da família Vist e se tornou o diretor da influente Fundação Vist. Através do uso de criogenia, ele permanece vivo em U.C. 0096.
Cardeas Vist (カーディアス・ビスト, Kādiasu Bisuto?)
Neto de Syam Vist, o diretor da segunda geração da família Vist. Foi um piloto de helicóptero na Federação Terrestre quando jovem. Ele é o pai verdadeiro do protagonista, Banagher Links, a quem ele confia o Unicorn Gundam com seu último suspiro.
Alberto Vist (アルベルト・ビスト, Aruberuto Bisuto?)
Um membro da Anaheim Electronics que sobe a bordo da Nahal Argama para impedir que a “Caixa de Laplace” seja aberta. Demonstra uma fixação com o “Unicorn”. Alberto é o filho legitmo de Cardeas, quem ele matou com um tiro.
Martha Vist Carbine (マーサ・ビスト・カーバイン, Māsa Bisuto Kābain?)
A irmã mais nova de Cardeas. Ela se casou com um membro da família Carbine, que fundou a Anaheim Electronics. Através da família Carbine, ela tem conexões com membros do alto escalão da Federação. Quanto a “Caixa”, ela se opõe ao seu avô e irmão. O ataque a Industrial 7 foi visto como de acordo com suas intenções.

Neo Zeon[editar | editar código-fonte]

Full Frontal (フル・フロンタル, Furu Furontaru?)
O misterioso líder das forças restantes Neo Zeon que é descrito como “A Segunda Vinda de Char”, é um loiro que esconde sua face por trás de uma máscara, traja um uniforme vermelho e pilota um Mobile Suit vermelho. Similar a Char, ele mantêm unido o restante das forças de Neo Zeon com seu carísma. Seu nome significa “completamente nu” (ou totalmente exposto), embora isso possa ser uma referência a um ataque frontal (do inglês, “full frontal assault”). Ele provoca Banagher e os outros com um discurso tão enigmatico quanto seu comportamento. Ele luta contra a Federação pelo “segredo” da fundação do Universal Century.
Seu rosto e tom de voz lembram bastante os de Char. O captão Otto da Nahel Argama, que viu os arquivos gravados de Char, comenta que a voz é idêntica. Posteriormente é revelado que ele é um Newtype artificial que foi geneticamente modificado para se parcer com Char Aznable, que desapareceu em combate. Suas memórias foram então implantadas pela psyco frame de um dos Mobile Suits previamente pilotados por Char, possivelmente o Sazabi.
Suberoa Zinnerman (スベロア・ジンネマン, Suberoa Jinneman?)
Capitão da “Garancieres”, a nave d’”As Mangas” que é disfarçada como um cargueiro.
Marida Cruz (マリーダ・クルス, Marīda Kurusu?)
A piloto do Mobile Suit “Kshatriya” a bordo da Garancieres. Uma piloto hábil e Newtype artificial, ela se refere ao capitão Suberoa como “Mestre” e lealmente cumpre suas ordens. Originalmente conhecida como “Ple Twelve”, ela é na verdade um clone de Elpeo Ple. Ela foi despertada por Glemy Toto e lutou com suas irmãs durante o primeiro conflito de Neo Zeon. Após a luta com Chara Soon em 17 de Janeiro de U.C. 0089, um dos clones sobreviveu e foi resgatado de um módulo de fuga de um Mobile Suit.
Angelo Sauper (アンジェロ・ザウパー, Anjero Zaupā?)
Um piloto de Mobile Suit d’”As Mangas”. Líder da equipe de guarda-costas de Full Frontal, ele o idolatra e pilota um Geara Zulu Roxo customizado com um canhão Lange Bruno. Posteriormente pilota um Mobile Suit chamado Rozen Zulu, feito com peças reservas do Sinanju de Full Frontal.
Flaste Schole (フラスト・スコール, Furasuto Sukōru?)
Timoneiro da nave d’”As Mangas”, “Garancieres”.

Federação[editar | editar código-fonte]

Riddhe Marcenas (リディ・マーセナス, Ridi Māsenasu?)
Piloto de Mobile Suit da equipe Londo Bell da Federação. Filho de uma família de políticos, ele se alistou no exército contra a vontade de sua familia que ele fosse um político. Ele deseja criar uma reputação para si e se tornou um piloto. Originalmente o piloto do RGZ-95 ReZEL, a versão produzida em massa do RGZ-91 ReGZ (Refined Gundam Zeta), Riddhe pilota na maior parte da história o MSN-001A1 Delta Plus, se tornando eventualmente o piloto do RX-0 Unicorn Gundam Unidade 2, “Banshee”.
Ronan Marcenas (ローナン・マーセナス, Rōnan Māsenasu?)
Pai de Riddhe, um membro importante do Conselho Central da Federação Terrestre.
Ricardo Marcenas (リカルド・マーセナス, Rikarudo Māsenasu?)
Apoiado por um grupo liberal, ele se tornou o primeiro premiê do Governo Federal. Nascido na América mas criado enquanto viajava por diversos países, Ricardo morreu no incidente terrorista de Laplace em U.C. 0001.
Otto Mitas (オットー・ミタス, Ottō Mitasu?)
Capitão da nave “Nahel Argama” da Londo Bell, Otto tem o rank de coronel.
Liam Borrrinea (レイアム・ボーリンネア, Reiamu Bōrinnea?)
Tripulante da nave “Nahel Argama” da Londo Bell, a tenente coronel é uma das oficiais executivas.
Daguza Mackle (ダグザ・マックール, Daguza Makkūru?)
Comandante das Forças Especiais "Manhunter" da Federação, ECOAS, ele dirige a operação pra prevenir a abertura da “Caixa de Laplace”.
Mihiro Oiwakken (ミヒロ・オイワッケン?)
Uma official recentemente indicada a “Nahel Argama”, Mihiro é uma operadora de rádio.

Armamentos & Espaçonaves[editar | editar código-fonte]

Federação[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

RX-0 Unicorn Gundam

Um Mobile Suit completamente branco, produzido pelo “Projeto UC” como parte do plano de reorganização das Forças Espaciais da Federação. Toda a estrutura móvel desta máquina experimental forma uma psyco frame e sua responsividade é extremamente alta. Ele também incorpora o “Programa La+” e o sistema conhecido como “NT-D” (Newtype Drive, chamado “Newtype Destroyer System” por Full Frontal). Quando o NT-D é ativado, a estrutura interna expande e a silhueta é completamente transformada. No processo, a armadura se abre, revelando um brilho vermelho da estrutura interna exposta, o que se acredita ser um fenômeno da psyco frame. A performance da máquina, em particular sua mobilidade, é dramaticamente aumentada quando o NT-D está ativo. No modo normal, o Mobile Suit tem uma cabeça semelhante a de unidades de produção em massa como o GM.
Como equipamentos fixos, o Unicorn Gundam conta com quatro Beam Sabers, dois em seus antebraços e outros dois em seu backpack, estes apenas disponíveis para uso no modo NT-D. Entre os equipamentos opcionais estão seu rifle Beam Magnum, a Hyper Bazooka, Escudo NT-D Type e Beam Gatling Gun. No OVA, o Unicorn Gundam tem um par de Vulcan Guns localizadas na cabeça da unidade.

RX-0 Unicorn Gundam (Destroy Mode)

A aparência do Unicorn quando o sistema ‘NT-D’ está ativo. Nesta forma, a psyco frame construida na estrutura móvel do corpo inteiro lê os pensamentos do piloto (psycowaves), que influenciam diretamente nos movimentos da unidade. Em outras palavras, o Mobile Suit pode ser controlado apenas por pensamento. Contudo, quando comparado ao funcionamento do corpo humano, o stress da gravidade de um Mobile Suit de 20 metros, mais do que dez vezes o tamanho do corpo humano, é tremendo. Mesmo com o auxílio do psycommu, a mente do piloto só pode suportar um período de operação de, no máximo, cinco minutos, após o qual acredita-se que um limitador é ativado, retornando a unidade ao modo Unicorn.
Este sistema não age de acordo com a vontade do piloto, mas automaticamente, quando certas condições são preenchidas, supostamente quando a unidade detecta um adversário Newtype.

RX-0 Unicorn Gundam 02 "Banshee"

O Segundo Unicorn Gundam, codenominado “Banshee”. Enquanto o Banshee pertence a linha Unicorn Gundam, ele se assemelha a um leão, especialmente quando o sistema NT-D é ativado. Não se sabe muito sobre o Banshee, exceto que ele conta com os dados de batalha registrados pelo Unicorn Gundam, sendo portanto mais poderoso que ele. Inicialmente a unidade é dada a Marida Cruz por Martha Vist Carbine, que a utiliza para enfrentar Banagher após a Batalha no Porto de Dakar em 1º de Maio de U.C.0096. Eventualmente a unidade cai nas mãos da Federação, que então a entrega ao piloto Riddhe Marcenas.

RGZ-95 ReZEL (Refined Zeta Gundam Escort Leader)

Um Mobile Suit da Londo Bell, produzido como uma nova tentativa de massificar o MSZ-006 Zeta Gundam após o fracasso do RGZ-91 ReGZ. Ele utiliza a estrutura básica do RGM-89 Jegan e possui um sistema de transformação similar ao do MSA-005 Methuss ao invés do Back Weapons System (BWS) do ReGZ. A unidade conta com um par de Beam Sabers, um escudo equipado com um Beam Cannon e um Beam Rifle, que é substituido por um Mega Beam Launcher na versão utilizada por comandantes, RGZ-95C.

D-50C Loto

Um Mobile Suit tanque transformável usado pela ECOAS. É o predecessor do F-50D/RXR-44 Guntank R-44. Armado com Beam Burner, Machine Gun, canhão 120mm x2, Gatling Gun.

MSN-001A1 Delta Plus

Um Mobile Suit variável desenvolvido pela Anaheim Electronics e despachado a “Nahal Argama” após a perda da maior parte de seus Mobile Suits em combate contra o Kshatriya. Um Mobile Suit de ataque multipropósito que é capaz de vôo e reentrada atmosférica sem assistência. Por ser um protótipo não-padronizado, é difícil colocá-lo em uma unidade militar comum, resultando no seu envio a “Nahal Argama”, que tem diversas máquinas incomuns tal como esta.
Enquanto a Anaheim Electronics tentava diversas abordagens para desenvolver um modelo de produção em massa da série Zeta com capacidade de transformação, uma reinvestigação do arquivado plano Delta foi conduzida simultaneamente, que resultou no desenvolvimento do MSN-001A1 Delta Plus, baseado em um modelo em CG do MSN-001 Delta Gundam desenhado durante o Conflito de Gryps e que, por problemas de resistência estrutural, foi completo como o intransformável MSN-00100 Hyaku Shiki. A unidade conta com Beam Rifle, Beam Saber, Vulcan Guns e escudo.

RGM-89D Jegan

O Mobile Suit de produção em massa que substituiu em U.C. 0089 a antiga série GM. Jegans tem uma mobilidade melhor no espaço do que os GMs e são equipados com Vulcan Guns, Beam Sabers, Beam Rifle, Granada x3 e um escudo com lança-mísseis.
A única diferença notável do RGM-89 Jegan utilizado em U.C.0093, fora os pequenos aprimoramentos na performance geral da unidade são o desenho de seus ombros.

RGM-89S Stark Jegan

Uma versão avançada do Jegan, desenvolvida em U.C.0093 pela Federação, é usada como uma unidade de assalto anti-espaçonave. Ela tem armadura adicional, boosters e armas como lança-mísseis montados em seus ombros, tendo como armamento opcional uma Hyper Bazooka, Beam Rifle do mesmo modelo utilizado pelo Jegan, bem como ogivas nucleares e metralhadoras 30mm.

RGM-96X Jesta

Um Mobile Suit de produção em massa desenvolvido pela Anaheim Electronics como o sucessor do RGM-89D Jegan, esta unidade tem um esquema de cor azul escuro, reminiscente do RGM-79Q GM Quel. Três destes foram designados à Ra-Cailum para uso do grupo Tristar.

Cruzador classe Clop

O modelo principal de crusader especial utilizado pelo Exército da Federação.

Nahel Argama

O cruzador especial da Londo Bell. Serviu durante o primeiro conflito de Neo Zeon em U.C. 0088 e passou por reformas para torná-lo compatível com as peças sobressalentes da atualidade. A maior mudança foi a substituição do bloco de propulsores traseiros pelo de um classe Clop e a ampliação do hangar de Mobile Suits.

Ra-Cailum

Comandada pelo famoso capitão do batalhão Newtype da Guerra de Um Ano, Bright Noa, a nave classe Ra-Cailum é despachada ao campo de batalha em Torrington, onde o grupo Tristar enfrenta as forças remanecentes de Zeon da Guerra de Um Ano.

Magallanica

Uma gigantesca espaçonave utilizada para construir colônias como a Industrial 7. Sua forma lembra a de um caracol, como é comumente chamada pelos habitantes da colônia.

Crusador classe Salamis

Alaska

O nome de uma nave de suprimentos, uma classe Columbus que abasteceu a “Nahel Argama”

Nave de batalha classe Irish

Nome desconhecido, provém apoio para a nave de suprimentos Alaska.

Predefinição:Spoilers-fim

Neo Zeon[editar | editar código-fonte]

AMS-129 Geara Zulu

Um Mobile Suit de produção em massa de Neo Zeon, o sucessor do AMS-119 Geara Doga. Equipado com uma Beam Machine Gun (com lança-granadas), granadas de mão, Rocket Launcher, Beam Axe e escudo.

NZ-666 Kshatriya

Um Mobile Suit verde utilizado por Neo Zeon, bastante similar em aparência ao NZ-000 Quin Mantha, embora muito menor. Armado com um total de doze canhões megapartícula, dois Beam Sabers e vinte e quatro Funnels (seis em cada estabilizador). Os detalhes em seus braços levaram as forças restantes de Neo Zeon a serem chamados de “As Mangas”. Seu piloto é Marida Cruz.

MSN-06S Sinanju

Máquina pessoal de Full Frontal, lembra bastante o MSN-04 Sazabi do finado Char Aznable. Desenvolvido pela Anaheim Electronics em U.C.0094, ele tem equipado um psyco frame e serviu de modelo de testes para o sistema NT-D. Os dados resultantes foram usados pela Anaheim para completar o RX-0 Unicorn Gundam e o Sinanju foi subsequentemente roubado por Neo Zeon.

AMS-129M Zee Zulu

Um Mobile Suit desenvolvido por Neo Zeon como um modelo marinho de alta manobrabilidade e combate espacial de curto alcance. Tem a mesma estritura do Geara Zulu e é equipado com tanques de lastro, hidro jato, barbatana, Heat Knife e garras.

RMS-192M Marine Zaku

Modelo de produção em massa desenvolvido por Neo Zeon utilizando o ultrapassado Zaku da Guerra de Um Ano como base. Tem uma manobrabilidade melhor no espaço do que um Zaku.

AMX-101K Gallus K

Modelo de produção em massa de Neo Zeon sucessor ao Gallus J de Axis, equipado com misseis e Beam Cannon.

RMS-119 EWAC Zack

Modelo de reconhecimento do Hi Zack, com uma redoma rotora montada em suas costas.

Garancieres

Uma espaçonave de carga. A nave pode operar tanto no espaço quanto na atmosfera, bem como reentrada e saída atmosférica. No lado de fora, ela é camuflada como uma nave de carga da companhia civil “Rivacona Cargo”, mas na verdade é a nave d’”As Mangas”, carregando a bordo Kshatriya e alguns Geara Zulu.

Nave de Batalha classe Rewloola

A captânia da nova Neo Zeon. A nave é pintada de vermelho, como era a nave do comandante anterior, Char. Como força principal de ataque, a nave carrega 10 Geara Zulu.

Organizações[editar | editar código-fonte]

Londo Bell

ECOAS

Força-Tarefa Especial das Forças Espaciais da Federação. Um grupo recém-formado que está encarregado de caçar os soldados restantes de Neo Zeon. Conhecida como unidade "Manhunter", ECOAS significa Earth COlonies and ASteroids.

"As Mangas"

Este é o nome pelo qual as forças restantes de Neo Zeon são conhecidos. Após o segundo conflito de Neo Zeon, as forças restantes são reunidas por Full Frontal nas ruinas de um asteróide de recursos, Palau.

Fundação Vist

Detentora do objeto que lhe garantiu prosperidade durante quase cem anos, a “Caixa de Laplace”, que esconde o segredo da fundação do Universal Century.

Anaheim Electronics

Desenvolvedora de Mobile Suits de longa data, pertence em grande parte à Fundação Vist, embora isso permaneça em segredo do público em geral.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Light novel[editar | editar código-fonte]

Título Data de Lançamento ISBN
01 "Dia do Unicórnio (Parte 1)" ("ユニコーンの日(上)", Yunikōn no Hi (Ue)?) 26 de Setembro de 2007 978-4-04-713969-5
02 "Dia do Unicórnio (Parte 2)" ("ユニコーンの日(下)", Yunikōn no Hi (Ge)?) 26 de Setembro de 2007 978-4-04-713970-1
03 "O Cometa Vermelho" ("赤い彗星", Akai Suisei?) 26 de Dezembro de 2007 978-4-04-715003-4
04 "Batalha pela Captura de Palau" ("パラオ攻略戦", Parao Kouryaku Sen?) 26 de Abril de 2008 978-4-04-715060-7
05 "O Fantasma de Laplace" ("ラプラスの亡霊", Rapurasu no Bourei?) 26 de Julho de 2008 978-4-04-715084-3
06 "Nas Profundezas de um Poço Gravitacional" ("重力の井戸の底で", Juuryoku no Ido no Soko de?) 25 de Outubro de 2008 978-4-04-715112-3
07 "Unicórnio Negro" ("黒いユニコーン", Kuroi Yunikōn?) 26 de Dezembro de 2008 978-4-04-715143-7
08 "O Céu e as Estrelas" ("宇宙と惑星と", Sora to Hoshi to?) 25 de Abril de 2009 978-4-04-715229-8
09 "Além do Arco-íris (Parte 1)" ("虹の彼方に(上)", Niji no Kanata ni (Ue)?) 26 de Agosto de 2009 978-4-04-715286-1
10 "Além do Arco-íris (Parte 2)" ("虹の彼方に(下)", Niji no Kanata ni (Ge)?) 26 de Agosto de 2009 978-4-04-715287-8

Anime[editar | editar código-fonte]

Na edição de Junho de 2009[3] da revista Japonesa mensal “Gundam ACE”, foi anunciada que uma adaptação em anime para “Gundam Unicorn” havia sido aprovada para o final de 2009, dirigida por Kazuhiro Furuhashi e com roteiros escritos por Yasuyuki Muto. Hajime Katoki, que foi o designer mecânico para o livro, também trabalharia no anime, junto com designers veteranos como Juniya Ishigaki e Mika Akitaka, bem como o novato Nobuhiko Genba. Os designs de personagens de Yoshikazu Yasuhiko seriam adaptados para a animação por Kumiko Takahashi e a música seria composta por Hiroyuki Sawano. Posteriormente a data de lançamento foi movida para o primeiro trimestre de 2010.[2]

Foram planejados seis episódios de 50 minutos e a Sunrise anunciou planos de lançar o anime mundialmente.[4] A série estreou na PlayStation Network Japonesa para PlayStation 3 e PlayStation Portable em 20 de Fevereiro de 2010. A edição em Blu-Ray Disc foi lançada mundialmente em 12 de Março de 2010, com áudio em Japonês e Inglês, e com legendas em cinco línguas (Japonês, Inglês, Francês, Espanhol e Chinês).[5]

Em maio de 2012, após o evento Film & Live no Japão, foi anunciado que Gundam UC teria um sétimo episódio. O sexto OVA, "O Céu e as Estrelas", que supostamente seria lançado no segundo semestre foi remanejado para o primeiro trimestre de 2013 enquanto o último episódio seria lançado "num futuro próximo"[1] e terá no mínimo uma hora de duração.[6] No final de novembro de 2013 foi anunciado no site oficial que o sétimo OVA seria lançado em 17 de maio de 2014 e que terá a duração de 90 minutos.[7]

Lista de Episódios[editar | editar código-fonte]

Título Data de Lançamento
01 "Dia do Unicórnio" ("ユニコーンの日", Yunikōn no Hi?) 12 de Março de 2010
02 "O Cometa Vermelho" ("赤い彗星", Akai Suisei?) 12 de Novembro de 2010
03 "O Fantasma de Laplace" ("ラプラスの亡霊", Rapurasu no Bōrei?) 5 de Março de 2011
04 "Nas Profundezas de um Poço Gravitacional ("重力の井戸の底で", Juuryoku no Ido no Soko de?) 12 de Dezembro de 2011
05 "Unicórnio Negro" ("黒いユニコーン", Kuroi Yunikōn?) 19 de Maio de 2012
06 "O Céu e as Estrelas" ("宇宙と惑星と", Sora to Hoshi to?) 22 de Março de 2013
07 "Além do Arco-íris" ("虹の彼方に", Niji no Kanata ni?) 17 de Maio de 2014

Video-games[editar | editar código-fonte]

O RX-0 Unicorn Gundam é uma das unidades secretas no jogo “Mobile Suit Gundam: Gundam vs. Gundam Next”, junto com uma nova Rota H. Para a versão para Playstation Portable “Mobile Suit Gundam: Gundam vs. Gundam Next Plus”, o NZ-666 Kshatriya se junta ao Unicorn Gundam.

  1. a b Mobile Suit Gundam UC Anime Series Adds 7th Volume (Updated) (May 13, 2012). Página visitada em May 20, 2012.
  2. a b Gundam Unicorn Anime Officially Announced (Updated) Anime News Network (2009-04-22). Página visitada em 2009-04-27.
  3. publicada em Abril de 2009
  4. Report: Gundam Unicorn Planned for Simultaneous World Release Anime News Network (2009-04-27). Página visitada em 2009-04-28.
  5. Gundam Unicorn to Have English Dub, 5-Language Subs (Updated) (October 22, 2009). Página visitada em February 23, 2010.
  6. [>http://www.animenewsnetwork.com/news/2012-05-15/gundam-uc-last-volume-to-be-1-hour-or-longer Gundam UC's Last Volume to Be 1 Hour or Longer] (May 15, 2012). Página visitada em May 20, 2012.
  7. http://www.sunrise-anime.jp/news/gundam-unicorn/#7005