Gunther Schuller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gunther Schuller
Gunther Schuller (a esquerda)
Informação geral
Nascimento 22 de Novembro de 1925
País  Estados Unidos
Data de morte
Gênero(s) Jazz

Gunther Schuller (Nova Iorque, 22 de Novembro, de 1925) é um compositor, e tocador de trompa, norte-americano. É considerado como uma das principais figuras da música clássica contemporânea.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gunther Schuller estudou na Saint Thomas Choir School, onde tirou o curso de trompa. Aos dezassete anos, tinha o lugar principal de tocador de trompa na orquestra de Cincinnati Symphony; dois anos mais tarde, assumia a mesma posição na Metropolitan Opera Orchestra.

Em 1959, decide dedicar-se exclusivamente à composição. Estudou, e tocou, jazz com Dizzy Gillespie, Miles Davis, e John Lewis. Foi o criador do termo Terceira corrente (Third stream), que misturava a música clássica com o jazz. Schuller escreveu cerca de 160 composições originais.

Em 1960, Schuller presidiu ao England Conservatory, criando um programa de jazz que, vastos actualmente, é um dos principais centros de jazz do mundo.

Schuller é o editor-chefe de Jazz Masterworks Editions, e co-director da orquestra Smithsonian Jazz Masterworks Orchestra, em Washington, D.C. Outro trabalho em que esteve envolvido, foi a preservação das últimas obras obra de Charles Mingus, no Lincoln Center, em 1989, lançados pela editora Columbia/Sony Records.

Prémios[editar | editar código-fonte]

  • Pullitzer Prize, em 1994, pelo seu trabalho para a Louisville Symphony Of Reminiscences and Reflections
  • MacArthur Foundation "genius", em 1991
  • William Schuman, em 1988, entregue pela Universidade de Columbia, pelos seus trabalhos na composição musical americana
  • Ditson Conductor, em 1970

Em 1993, a revista Down Beat, entregou-lhe o prémio de Lifetime Achievement, pelas suas contribuições para o jazz.

Grammys:

  • Melhor Álbum Clássico: Footlifters (compositor), em 1976
  • Melhor Interpretação em Música de Câmara: Gunther Schuller (compositor) & The New England Conservatory Ragtime Ensemble for Joplin: The Red Back Book , em 1974

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.