Gurgaon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gurgaon
गुडगाँव
—  Cidade  —
Na imagem acima, arranha-céus do centro financeiro de Gurgaon, norte da Índia
Na imagem acima, arranha-céus do centro financeiro de Gurgaon, norte da Índia
lema Cidade do Milênio
Localização do distrito de Gurgaon, em Haryana
Localização do distrito de Gurgaon, em Haryana
Gurgaon está localizado em: Índia
Gurgaon
Localização de Gurgaon na Índia
28° 42' N 77° 02' E
País  Índia
Região Haryana
Administração
 - Tipo Corporação Municipal
 - Prefeito Vimal Yadav
Área
 - Total 473 km²
Altitude 217 m (712 pés)
População (2011)
 - Total 876 824
Fuso horário HPI (UTC+5:30)
Código de área 0124
Sítio www.mcg.gov.in

Gurgaon (em hindi: गुड़गांव) é a sexta maior cidade do estado indiano de Haryana, e o quarto maior subúrbio da grande Deli, com uma população que chegava aos 228.820, de acordo com o censo de 2001.

Gurgaon é de maioria hinduísta, possuindo uma importante parcela de população muçulmana. O idioma principal é o hindi, seguido do punjabi. O município é uma das cidades mais ricas do país, e está em crescimento acelerado. Localizada a 20 km da capital, Nova Deli e a 10 km do Aeroporto Internacional Indira Gandhi, o município é o centro industrial e financeiro e conta com inúmeros shoppings centers. A construção civil e os transportes estão em franca expansão, inclusive com uma autoestrada que a liga à capital. O metro de Deli, concluído em 2002, alcança Gurgaon.

Sua história é antiga, a cidade já é citada no Mahabharata como o lar do guru Drona. Com a partição da Índia, muitos hindus do norte do Paquistão foram viver na cidade, que depois passou a receber migrantes vindos principalmente do Bihar e do Rajastão em busca de melhores condições de vida, movimento que ainda existe. Em 2009, a cidade foi apontada como a 1ª melhor do país para se viver e trabalhar.[1]

Referências