Gustaf de Laval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gustaf de Laval

Carl Gustaf Patrik de Laval (Orsa, Dalarna, 9 de Maio de 1845Estocolmo, 2 de Fevereiro de 1913) foi um engenheiro e inventor sueco, que fez grandes contribuições no projecto da turbina a vapor e na maquinaria de ordenha do leite.

Ele matriculou-se no Instituto de Tecnologia em Estocolmo (mais tarde como Instituto Real de Tecnologia) em 1863, recebendo o canudo (licenciatura) em engenharia mecânica em 1866, depois do qual ele matriculou-se na Universidade de Upsália em 1867, terminando o doutoramento em química, em 1872.

Em 1887, constroí uma pequena turbina a vapor, para demonstrar que tais dispositivos poderiam ser construidos nessa escala, e em 1890 desenvolve uma tubeira para aumentar a velocidade do vapor que entra na turbina. Isto é agora conhecido como o tubeira de Laval e foi de grande importância no projecto do foguetão. As velocidades rotatórias elevadas que as turbinas de De Laval estavam a alcançar, exigiu-lhe a projectar também novas evoluções (inovações) à engrenagem da redução, que ainda hoje estão em uso.

A antiga fábrica de turbinas a vapor, agora convertida num centro de conferências, em Nacka, nos subúrbios de Estocolmo.

De Laval fez também contribuições importantes à indústria de leiteria (pecuária de leite), incluindo o primeiro centrifugador e separador de leite - creme, e a antecipada máquina de ordenha, a primeiro da qual patenteou em 1894. Só após a sua morte, que a companhia que fundou introduziu no mercado a primeira máquina de ordenhar comercialmente prática, em 1918. Junto com Oscar Lamm, De Laval fundou a empresa (companhia) Alfa Laval em 1883, que foi conhecida por AB Separator até 1963 quando o nome actual foi introduzido.

Em 1991, Alfa Laval Agri, uma empresa de produção de maquinaria para a agricultura e vacaria (leiteria) foi dividida da Alfa Laval quando foi comprada pelo grupo da Tetra Pak.

Quando Alfa Laval foi vendida, Alfa Laval Agri permaneceu parte do grupo da Tetra Pak, e foi rebaptizada de DeLaval, em nome do fundador da empresa.

Gustaf de Laval foi enterrado no Norra begravningsplatsen, em Estocolmo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]