Gustavo Rojo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gustavo Rojo
Nome completo Gustavo Rojo Pinto
Nascimento 5 de Setembro de 1923 (90 anos)
Montevideo, Uruguai
Nacionalidade Espanhol,  Espanha
Ocupação Ator
IMDb: (inglês)

Gustavo Rojo Pinto (Montevidéu, 5 de setembro de 1923) é um ator espanhol, nascido no Uruguai e estabelecido no México.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Gustavo nasceu em pleno Oceano Atlântico a bordo do navio alemão Cretel, quando seus pais iam com destino ao Uruguai.

É filho do advogado Rubén Rojo Martín de Nicolás e da escritora, poetisa e feminista espanhola Mercedes Pinto. Gustavo também é irmão do ator Rubén Rojo, e meio-irmão de Juan Francisco, que faleceu em Lisboa (Portugal) aos 15 anos de idade, quando toda familia morava lá. Gustavo também é irmão de Ana María e da atriz Pituka de Foronda.

Casou-se pela primeira vez com a atriz espanhola Mercedes Castellanos, que faleceu em 1954. Tiveram uma filha, Alejandra, que é casada e tem três filhos, e reside na Espanha.

Casou-se pela segundas vez com a atriz austríaca Erika Remberg, mas se divorciaram. Então, casou-se pela terceira vez com sua actual esposa, Carmela Stein, que foi Miss Peru. Eles têm três filho: Gustavo Rojo Jr.; Enrique, que reside nos Estados Unidos; e a atriz Ana Patricia Rojo.

Seu pai faleceu em Cuba no começo da década de 1940 e, sua mãe, em 1976. Seu irmão Rubén faleceu em 1993 e sua irmã Pituka em 1999.

O nome deste extraordinário ator está escrito com letras de ouro na história do cinema, televisão e no teatro latino.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Inciou sua carreira como ator no teatro em 1940, na obra "La noche de Epifanía", com o grupo teatral da Universidade de Havana, em Cuba. Mudou-se para o México junto com sua mãe e seu irmão Rubén em 1943. Após o falecimento do pai, lá eles se reuniram com sua irmã Pituka, e sua irmã Ana María regressou a Espanha.

Gustavo estreou no cinema neste mesmo ano, no filme Murallas de pasión. Em sua vasta trajetória de ator ele já atuou em cerca de 108 filmes, entre eles Tarzan e as Sereias, 23 telenovelas e 150 obras de teatro.

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Telenovela como diretor[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]