Guy Berryman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guy Berryman
Guy Berryman Madrid.jpg
Informação geral
Nome completo Guy Rupert Berryman
Nascimento 12 de abril de 1978 (36 anos)
Origem Kirkcaldy, Escócia
Gênero(s) Rock alternativo
Instrumento(s) Baixo, Piano, Instrumento de teclas, Guitarra, bateria, bandolim, Percussão, Sarangi, Santur.
Instrumento(s) notável(eis) Fender Precision Bass
Período em atividade 1998-presente
Gravadora(s) Parlophone, Capitol
Afiliação(ões) Coldplay, Apparatjik
Página oficial Coldplay.com

Guy Rupert Berryman (Kirkcaldy, 12 de Abril de 1978), é um multi-instrumentista escocês, mais conhecido como o baixista da banda Coldplay.

Coldplay[editar | editar código-fonte]

Berryman começou um curso de engenharia na University College London. Logo depois, ele saiu de seu curso de engenharia e começou um curso de arquitetura de sete anos.[1] Ele abandonou o seu curso um ano depois de se concentrar em tocar baixo com o Coldplay. Enquanto seus companheiros de banda ainda se mantinham os seus cursos, Berryman trabalhava como barman em um bar local de Londres.

Ele é chamado de "o mais bonito da banda" com Chris Martin geralmente comentando sobre sua boa aparência. Jonathan Ross declarou também "Guy, eu penso em você como referência a melhor coisa da banda!".

Durante a Twisted Logic Tour, de divulgação do terceiro álbum, X&Y, Berryman tirou fotos cotidianas da banda com câmeras descartáveis e as jogou no público durante suas apresentações.[2]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Berryman estudou em uma escola pública da Escócia, The Edinburgh Academy, e em Kent na Kent College Canterbury, antes de ir à University College London. Em 2004, Berryman se casou com Joanna Briston, sua namorada de infância,[3] com uma cerimônia discreta na Cidade de Westminster. Eles têm uma filha, Nico, nascida em 17 de setembro de 2006.[4] [5] Briston é dona de uma loja de roupas chamada Jezebell, que fica em Londres. A inauguração da loja contou com presenças de Jonny Buckland e Will Champion e seus sócios. Em março de 2007, o porta-voz do Coldplay confirmou que Guy e Joanna se separaram após três anos de casamento. Agora eles estão divorciados, mas se vêem muitas vezes para o bem-estar da sua filha, Nico, 5.[6]

Berryman é um corredor de maratona ávido e gosta de correr em parques ou em lugares mais próximos dos bairros ao redor dos hotéis sempre que a banda está em turnê. Ele também tem interesse em fotografia, moda e dispositivos electrónicos.[2]

Berryman possui uma jukebox retro, estilo vintage, e coleciona vinis de 7 polegadas para colocar nela. Ele brinca dizendo que ele sabe que "todas as lojas de vinil em segunda mão em cada cidade dos E.U.A. são grandes." Berryman disse uma vez, em um concerto, estar chocado com o falecimento de James Brown.[2]

De acordo com um artigo publicado pelo MSN UK em abril de 2008, Berryman tem uma fortuna estimada de £25 milhões.[7]

De acordo com o "Oracle" do Coldplay.com, Guy tem um irmão, Mark Berryman, atualmente vivendo na Escandinávia.[8]

Atualmente namora a modelo holandesa Keshia Gerrits.

Outros projetos musicais[editar | editar código-fonte]

Berryman tocando o Baixo durante um show do Coldplay em 2008 na Viva la Vida Tour em Milão

Em 2004, Guy (e Will Champion) colaboraram com Magne Furuholmen do a-ha, para seu primeiro álbum solo Past Perfect Future Tense, tocando a música "Kryptonite".[9]

Em 2008, Berryman participou do filme Soundtheme de Umi em Shanghai. Ele também tocou o baixo no A Dot of Black in the Blue of Your Bliss em Furuholmen.

No mesmo ano, ele colaborou com Magne Furuholmen, Jonas Bjerre (do Mew) e Martin Terefe sob o nome da banda Apparatjik para o tema da série da BBC2 Amazon.[10] O tema está disponível, juntamente com faixas exclusivas de diversos outros artistas da Survival International no álbum de caridade Songs for Survival. Apparatjik anunciou recentemente em suas páginas Twitter e Facebook que uma faixa nova chamada "Electric Eye" estará disponível no dia 30 de novembro, como um download gratuito em seu site. Apparatjik fez uma performance ao vivo na décima primeira edição do transmediale clube, um festival anual em Berlim, que teve lugar entre 28 de janeiro e 07 fevereiro de 2010. Este primeiro show de Apparatjik ocorreu dentro de um cube construído especialmente no WMF numa segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010. No mesmo dia, aconteceu o lançamento de seu álbum de estreia, intitulado We Are Here. Berryman é canhoto, mas prefere tocar o baixo da maneira ortodoxa.

Créditos não-musicais[editar | editar código-fonte]

Berryman foi creditado com o fornecimento de fotos para o encarte do álbum Foot of the Mountain, lançado pela banda pop Norueguêsa a-ha em 2009.[11]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Roach, Martin (2003). Coldplay: Nobody Said It Was Easy. Location unknown:Omnibus Press, 18. ISBN 0-7119-9810-8
  2. a b c Scaggs, Austin; Corbijn, Anton (25-08-2005), "COLDPLAY'S QUIET STORM". Rolling Stone. (981):40-46
  3. Killkelly, Daniel (12-05-2007). Coldplay star splits from wife. Digital Spy. Página visitada em 11-07-2008.
  4. Montgomery, James (2-10-2006). No Five-Year Hiatus For Coldplay — But They Are Taking A Break. MTV News. mtv.com (MTV Networks). Página visitada em 14-10-2008.
  5. Coldplay to take hiatus?. Ireland On-Line (2-10-2006). Página visitada em 11-07-2008.
  6. Taylor, Chris (12-05-2007). Coldplay Star Splits With Wife. Entertainment Wise. Página visitada em 11-07-2008. "Coldplay bassist Guy Berryman has split from his childhood sweetheart wife Joanna just six months after the birth of their first child"
  7. 4 - Guy Berryman, £25 million - Salary centre
  8. The Oracle knows everything. coldplay (6 de novembro de 2009). Página visitada em 14 de março de 2010. "I suppose it could have been Guy's brother ... who as I have mentioned before lives in Scandinavia."
  9. A-Ha Guy's an Eighties baby. The Sun (18 de setembro de 2008). Página visitada em 14 de março de 2010. "COLDPLAY bassist GUY BERRYMAN has formed an offshoot new band with his musical hero, guitarist MAGNE FURUHOLMEN of Eighties pop champs A-HA."
  10. Coldplay and A-ha team up. Teletext. Página visitada em 22-08-2008.
  11. http://www.a-ha.com/music/discography/cd/AHA_AlbumDetails.aspx?albumid=7295084b-60c7-4f7f-a32b-b5932d7545dc

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Guy Berryman