gvSIG

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
gvSIG
GvSIG - Geographic Information System.jpg
Produção gvSIG Association
Versão estável 1.12
Idioma(s) CA, DE, EN, ES, EU, FR, GL, IT, PT
Licença GNU GPL
Página oficial http://www.gvsig.org

gvSIG é um software livre de SIG (Sistema de Informação Geográfica), de fonte aberta desenvolvido pela Conselleria d'Infraestructures i Transports (CIT) da Comunidade de Valência, com o apoio da União Europeia.

O gvSIG é distribuído sob a licença GNU GPL. Permite aceder a informação vectorial e matricial assim como a servidores de mapas que cumpram especificações do Open GIS Consortium. Esta é uma das principais características do gvSIG quando comparado com outros sistemas de informação geográfica, pois contém implementados serviços OGC: WMS (Web Map Service), WFS (Web Feature Service), WCS (Web Coverage Service), Serviço de Catálogo e Serviço de Nomenclatura.

A versão corrente do gvSIG, disponível em diversos idiomas (incluindo em português) pode ser executada em ambientes Windows, Linux e Mac OS X. Há algumas extensões, como a "SEXTANTE" ou extensões para análise de redes.

No final do mês de Novembro de 2008, foi lançada a versão alpha (denominada 1.9), no qual, além de vir com praticamente todas as extensões integradas, possui um poderoso editor de simbologias e um avançado módulo de manipulação de imagens de satélite e de topologias.

A versão atual(28/09/2012) é "1.12", liberada em 25/09/2012. Está nesta data(20/08/2012) o desenvolvimento da versão 2.0 totalmente remodelada para facilitar o desenvolvimento de novas funcionalidades.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]