Gymnospermae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Gymnosperma, nem com Gymnospermium.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGimnospermae
gimnospérmicas, gimnospermas
Ocorrência: Carboníferopresente
Várias gimnospérmicas.
Várias gimnospérmicas.
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Clado: Tracheophyta
Clado: Spermatophyta
(sem classif.) Gimnospermae
Lindley, 1830[1]
Subclasses e ordens extantes[2]
Ciclo de vida típico de uma Gymnospermae.
Cone de Encephalartos sclavoi, com cerca de 30 cm de comprimento.
Detalhe do cone masculino de uma gimnosperma da família Cycadaceae (Cycas circinalis).
Sarcotesta de Gingko biloba
Arilo de Taxus baccata.
Pinus sylvestris, uma Pinophyta.
Sequoia sempervirens, uma uma Pinophyta, as maiores plantas da Terra.
Araucaria angustifolia em Minas Gerais, uma Pinophyta.
Hábito de Cycas sp., uma Cycadophyta.
Hábito de Zamia furfuracea, uma Cycadophyta (família Zamiaceae).
Ramagens de Dacrydium cupressinum, uma Pinophyta (família Podocarpaceae).
Welwitschia mirabilis, uma Gnetophyta.
Gingko biloba, uma Ginkgophyta.

Gymnospermae (do grego γυμνός gimnós "nu", σπέρμα spérma "semente"), frequentemente aportuguesado para gimnospérmicas ou gimnospermas, são um clado constituído por cerca de 1000 espécies[3] de plantas com sementes que não apresentam ovário nem fruto, característica que as diferencia das angiospermas, plantas cujas sementes estão envoltas por um fruto formado a partir das paredes (carpelos) de um pistilo.[4] Estas plantas crescem em todo o mundo, dos 72 graus de latitude norte aos 55 graus de latitude sul, e são a vegetação dominante em muitas regiões frias e árcticas. Entre as gimnospérmicas encontram-se as plantas mais altas e de vida mais longa. O grupo inclui as cicas, os gnetos, o polvo-do-deserto, os pinheiros, os abetos, as sequoias, os cedros, as tsugas, os lariços, as piceas ou espruces, os ciprestes, as araucárias, as tuias, os kauris, os teixos, o ginkgo, os zimbros e muitas outras espécies comuns usadas para para fins ormanentais e para produção de madeiras, resinas e pinhão.

Descrição[editar | editar código-fonte]

As gimnospermas (do grego: γυμνόσπερμος), formalmente as Gymnospermae, também designadas por «plantas produtoras de sementes nuas», são um clado, que inclui as coníferas, as cicas, o ginkgo e as gnetófitas, que se caracteriza pela produção de sementes a partir de óvulos que crescem sem que haja formação de um ovário. A ausência do ovário tem como consequência a formação de sementes nuas, isto é, sem que haja formação de fruto, já que o fruto, característico das angiospermas, deriva das paredes do ovário, estrutura que está ausente nas gimnospermas.

O termo «gimnosperma», ou «gimnospérmica», deriva da palavra composta Gymnospermae (do grego: γυμνός, translit. gymnos, lit. "nu"; e σπέρμα, translit. sperma, lit. "semente"), significando literalmente 'sementes nuas'. O nome baseia-se na condição não fechada de suas sementes, pois a condição não envolvida das sementes destas plantas contrasta com as sementes e óvulos das angiospermas, que estão fechados dentro de um ovário e, depois, de um fruto. As sementes das gimnospermas desenvolvem-se na superfície de escamas ou folhas, que são frequentemente modificadas para formar cones, ou por si próprias, como nos teixos e nos géneros Torreya e Ginkgo.[3]

O termo «gimnosperma» é frequentemente usado em paleobotânica para referir o grupo parafilético formado por todas as plantas produtoras de sementes não angiospérmicas. Nesse caso, para especificar o moderno grupo monofilético das gimnospermas, foi criado o termo «Acrogymnospermae», utilizado para referir o clado formado pelas quatros divisões extantes de gimnospermas.

O conjunto composto pelas gimnospermas e as angiospermas forma as espermatófitas, as plantas produtoras de sementes. As gimnospermas são subdivididas em cinco divisões, quatro das quais (Cycadophyta, Ginkgophyta, Gnetophyta e Pinophyta), contendo as cicas, o ginkgo, as gnetófitas e as coníferas (também conhecidas como coniferófitas ou Coniferophyta), ainda existem, enquanto a divisão Pteridospermatophyta (as pteridospermatófitas) está extinta, sendo apenas conhecida do registo fóssil.[5] Algumas classificações colocam as gnetófitas entre as coníferas.[6]

De longe, o maior grupo de gimnospermas extantes são as coníferas (pinheiros, ciprestes e similares), seguidas pelas cicas, gnetófitas (Gnetum, Ephedra e Welwitschia) e Ginkgo biloba (a única espécie extante da sua divisão). Como nas restantes plantas , as fases do ciclo de vida das gimnospermas envolvem a alternância de gerações. Apresentam uma fase esporofítica diploide (o esporófito) dominante e uma fase gametofítica haploide reduzida (o gametófito), dependente da fase esporofítica. Cerca de 65% das gimnospermas são dioicas,[7] mas as coníferas são quase todas monoicas.[8]

Alguns géneros apresentam micorrizas, associações fúngicas nas suas raízes (como em Pinus), enquanto outros (como Cycas) desenvolvem pequenas raízes especializadas, chamadas raízes coraloides, associadas à presença de cianobactérias fixadoras de azoto atmosférico.[9]

No Brasil, destaca-se a espécie Araucaria angustifolia, da ordem Araucariales, que constitui a mata araucária típica da região sul do país e que produz uma semente comestível, o pinhão.

O primeiro genoma completo sequenciado publicado de uma gimnospérmica foi o genoma da espécie Picea abies em 2013.[10]

Características[editar | editar código-fonte]

Sendo plantas traqueófitas, as gimnospermas são vascularizadas, isto é, possuem tecidos especializados para o transporte de solutos, nomeadamente o xilema e o floema. O xilema das gimnospermas possui apenas traqueídeos, com exceção da ordem Gnetales que, como a grande maioria das angiospermas, apresentam também elementos de vaso.[11] Além disso, possuem parênquima lenhoso.

As sementes são formadas em estruturas denominadas estróbilos, e são nuas, isto é, não são revestidas pelo fruto, embora nalguns grupos (como em Taxus e Gingko) ocorram pseudo-frutos, sob a forma de arilos ou de sarcotestas, carnudos e por vezes com coloração semelhante a frutos. As gimnospermas marcam evolutivamente o aparecimento das sementes como consequência da heterosporia, que é a produção de dois esporos, um masculino e outro feminino. São capazes de produzir pólen para a fecundação, e sua fecundação é sifonogâmica através de um tubo polínico. As gimnospermas dependem principalmente da polinização pelo vento (anemofilia).

O sucesso evolutivo das angiospérmicas em relação aos outros grupos de espermatófitas pode ser atribuído à estrutura dos vasos do xilema e aos seus atributos reprodutivos. Todas as gimnospérmicas, com exceção das gnetidáceas, têm traqueídeos no xilema. Estes vasos são mais eficientes para o transporte de água em algumas circunstâncias. Por outro lado, os carpelos das angiospérmicas possibilitam a germinação através de um estigma polínico e estão adaptados para a proteção do óvulo jovem e para a dispersão da semente.

A reprodução das gimnospérmicas é lenta, podendo demorar um ano desde a polinização até à fecundação, e a maturação das sementes pode demorar três anos. Em contrapartida, as angiospérmicas reproduzem-se geralmente muito mais depressa, podendo algumas plantas anuais passar do óvulo à semente em poucas semanas. Com exceção das cicadáceas e de algumas gnetiáceas, as gimnospérmicas são polinizadas pelo vento. As angiospérmicas adaptaram-se de várias formas à polinização animal, pelo que são capazes de se reproduzir em habitats onde há pouco vento, como o solo da floresta. A natureza altamente específica da polinização animal pode promover a especiação. Para além disso, as gimnospérmicas raramente são poliploides e não recorreram extensivamente à especiação alopoliploide.

A produção de resina é uma característica marcante, principalmente em coníferas, que as protege do ataque de insetos e fungos.

Ciclo de vida[editar | editar código-fonte]

As gimnospérmicas, como todas as plantas vasculares, têm um ciclo de vida cuja fase dominante é o esporófito, o que significa que passam a maior parte do seu ciclo de vida com células diplóides, enquanto o gametófito (fase de produção de gâmetas) é relativamente curto. Como todas as plantas com sementes, são heterospóricas, tendo dois tipos de esporos, micrósporos (masculino) e megásporos (feminino) que são tipicamente produzidos em cones de pólen ou cones ovulados, respetivamente.[12]

A exceção são as plantas femininas do género Cycas, que formam uma estrutura solta, chamada megasporófilo, em vez de cones.[13] Como em todas as plantas heterosporadas, os gametófitos desenvolvem-se dentro da parede dos esporos. Os grãos de pólen (microgametófitos) amadurecem a partir dos micrósporos e, por fim, produzem espermatozóides.[12] Os megagametófitos desenvolvem-se a partir de megásporos e são retidos dentro do óvulo. As gimnospermas produzem múltiplos arquegónios, que produzem o gâmeta feminino.

Durante a polinização, os grãos de pólen são transferidos fisicamente entre plantas, do cone de pólen para o óvulo. O pólen é normalmente transportado pelo vento ou por insectos. Os grãos inteiros entram em cada óvulo através de uma abertura microscópica no revestimento do óvulo (tegumento) chamada micrópila. Os grãos de pólen amadurecem no interior do óvulo e produzem espermatozoides. Dois modos principais de fertilização são encontrados nas gimnospermas: Cycadaceae e Ginkgo têm espermatozoides móveis flagelados[14] que nadam diretamente para o ovo dentro do óvulo, enquanto que as coníferas e gnetófitas têm espermatozoides sem flagelos que são movidos ao longo de um tubo polínico para o óvulo. Após a singamia (união do espermatozoide e do óvulo), o zigoto desenvolve-se num embrião (esporófito jovem). Em cada semente de gimnosperma inicia-se normalmente mais do que um embrião. A semente madura compreende o embrião e os restos do gametófito feminino, que serve como fonte de alimento, e a sarcotesta, o revestimento da semente.[15]

Diversidade[editar | editar código-fonte]

Existem mais de 1000 espécies extantes de gimnospermas.[3] Durante muito tempo, teve ampla aceitação a tese que considerava que as gimnospermas tiveram origem no Pensilvaniano no Carbonífero tardio, substituindo as florestas tropicais de licópodes na região tropical, mas evidências filogenéticas mais recentes indicam que este grupo de plantas divergiu dos ancestrais das angiospermas durante o Mississippiano no início do Carbonífero.[16][17] A radiação de gimnospermas durante o Carbonífero tardio parece ter resultado de um evento de completa duplicação do genoma ocorrido há cerca de 319 milhões de anos.[18]

Características primitivas de plantas produtoras de sementes são evidentes em progimnospermas fósseis do final do período Devoniano, datadas de cerca de 383 milhões de anos atrás. Tem sido sugerido que, durante o período Mesozoico médio, a polinização de alguns grupos extintos de gimnospermas era feita por espécies, na atualidade também extintas, de Mecoptera, as moscas-escorpião, que tinham probóscides especializados para se alimentar de gotas de polinização. As moscas-escorpião provavelmente evoluíram mutualismos de polinização com as gimnospermas, muito antes da coevolução similar e independente dos insetos que se alimentam de néctar em angiospermas.[19][20]

Também foram encontradas evidências sugerindo que as gimnospermas do Mesozoico médio foram polinizadas por Kalligrammatidae, uma família de moscas, agora extinta, que continha membros que, num exemplo de evolução convergente, se assemelhavam às modernas borboletas, organismos que surgiram muito mais tarde.[21]

Todas as gimnospermas são plantas lenhosas perenes,[22] exceto as Cycadophyta. Neste último grupo, a madeira macia e altamente parenquimatosa é pouco lignificada,[23] pelo que o seu principal suporte estrutural provém de uma armadura de bases de folhas esclerenquimatosas que cobrem o caule,[24] com exceção de espécies com caules subterrâneos.[25]

Não há gimnospermas herbáceas e, em comparação com as angiospermas, estas plantas ocupam menos nichos ecológicos, mas desenvolveram tanto plantas parasitas (Parasitaxus) como plantas epífitas (Zamia pseudoparasitica) e ríofitas (Retrophyllum minus).[26]

As coníferas são de longe o grupo mais abundante de gimnospermas, com seis a oito famílias, totalizando 65-70 géneros e 600-630 espécies (696 espécies validamente descritas).[27] A maioria das coníferas são sempre-verdes.[28] As folhas da maioria das coníferas são longas, finas e em forma de agulha, enquanto outras espécies, incluindo a maioria das Cupressaceae e algumas Podocarpaceae, têm folhas planas e triangulares. O género Agathis, na família Araucariaceae, e o género Nageia, na família Podocarpaceae, têm folhas largas e planas.

As Cycadophyta são o segundo grupo mais abundante de gimnospermas, com duas ou três famílias, 11 géneros e aproximadamente 338 espécies. A maioria das cicadófitas é nativa de climas tropicais e é encontrada em maior abundância em regiões próximas do equador. Os outros grupos vivos são as Gnetophyta, com 95-100 espécies, e a única espécie de Ginkgo.[5]

Atualmente, as gimnospermas são o grupo de plantas que apresenta maior proporção de espécies ameaçadas de extinção.[29]

Sistemática e filogenia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Spermatophyta

Tradicionalmente, as plantas vasculares com sementes, mas sem flores, são designadas por gimnospérmicas, o que equivale ao grupo parafilético das espermatófitas, excluindo as angiospérmicas. No entanto, as análises genéticas revelaram que todas as gimnospérmicas vivas formam um clado irmão das angiospérmicas, pelo que, deste ponto de vista, as espermatófitas ancestrais podem ser excluídas da definição de gimnospérmicas. Resumindo os dois conceitos:

  • Gymnospermae sensu latoparafilético em relação às angiospermas, inclui representantes vivos e representantes extintos presentes no registo fóssil;
    • Pteridospermae ou fetos com sementes — parafilético, extinto, por vezes colocado dentro de Gymnospermae sensu lato, são as espermatófitas basais;
    • Gymnospermae sensu stricto — compreende as quatro divisões com espécies extantes e os seus parentes fósseis mais próximos, é um grupo monofilético que se divide em:[30]

Uma classificação comum das gimnospérmicas extantes é acrogimnospérmicas (formalmente Acrogymnospermae), as quais formam um grupo monofilético dentro das espermatófitas.[31][30] O grupo mais amplo, designado «gimnospérmicas sensu lato», inclui as gimnospérmicas extintas, acreditando-se que seja parafilético.

O registo fóssil das gimnospérmicas inclui muitos táxones distintos que não pertencem aos quatro grupos modernos, incluindo árvores produtoras de sementes que têm uma morfologia vegetativa um tanto semelhante a pteridófitos (os chamadas "fetos produtoras de sementes" ou pteridospermas).[32]

Quando gimnospérmicas fósseis como essas, além de Bennettitales, glossopterídeas e Caytonia, são consideradas, fica claro que as angiospérmicas estão inseridas num clado maior de gimnospérmicas, embora o grupo de gimnospérmicas mais próximo das angiospérmicas permaneça incerto. As gimnospérmicas extantes incluem 12 famílias principais e 83 géneros, que contêm mais de 1000 espécies validamente descritas.[3][30][33]

Acrogymnospermae[editar | editar código-fonte]

O agrupamento taxonómico das Acrogymnospermae reune a totatlidade das Gymnospermae extantes, repartidas por 4 grandes clados, geralmente considerados ao nível taxonómico de subclasse, de classe ou de divisão, mas nalguns casos mantidos como sem classificação. Tendo em conta os estudos filogenéticos mais recentes, o cladograma seguinte apresenta uma filogenia do clado Acrogymnospermae:[34][35][36][37]

Ginkgoidae
Ginkgoales
Ginkgoaceae

Ginkgo

Cycadidae
Cycadales
Cycadaceae

Cycas

Zamiaceae
Diooideae

Dioon

Zamioideae

Bowenia

Macrozamia

Lepidozamia

Encephalartos

Stangeria

Ceratozamia

Microcycas

Zamia

Pinidae
Gnetales
Welwitschiaceae

Welwitschia

Gnetaceae

Gnetum

Ephedraceae

Ephedra

Pinales
Pinaceae
Abietoideae

Cedrus

Pseudolarix

Nothotsuga

Tsuga

Keteleeria

Abies

Pinoideae

Pseudotsuga

Larix

Cathaya

Picea

Pinus

Araucariales
Araucariaceae
Agathideae

Wollemia

Agathis

Araucarieae

Araucaria

Podocarpaceae
Phyllocladoideae

Halocarpus

Pectinopitys

Sundacarpus

Prumnopitys

Parasitaxus

Lagarostrobos

Manoao

Lepidothamnus

Phyllocladus

Podocarpoideae

Saxegothaea

Microcachrys

Pherosphaera

Acmopyle

Dacrycarpus

Falcatifolium

Dacrydium

Retrophyllum

Afrocarpus

Nageia

Podocarpus

Cupressales
Sciadopityaceae

Sciadopitys

Taxaceae
Cephalotaxeae

Cephalotaxus

Taxoideae

Amentotaxus

Torreya

Austrotaxus

Pseudotaxus

Taxus

Cupressaceae
Cunninghamioideae

Cunninghamia

Taiwanioideae

Taiwania

Athrotaxidoideae

Athrotaxis

Sequoioideae

Metasequoia

Sequoiadendron

Sequoia

Taxodioideae

Cryptomeria

Glyptostrobus

Taxodium

Actinostroboideae

Papuacedrus

Austrocedrus

Pilgerodendron

Libocedrus

Diselma

Fitzroya

Widdringtonia

Neocallitropsis

Callitris

Cupressoideae

Thujopsis

Thuja

Chamaecyparis

Tetraclinis

Microbiota

Platycladus

Calocedrus

Cupressus

Xanthocyparis

Hesperocyparis

Juniperus

Para a mais recente classificação relativa às gimnospermas extantes, lista-se de seguida a que foi elaborada por Christenhusz et al. (2011)[38] com as alterações que resultam do cladograma atrás apresentado:

Subclasse Cycadidae
Subclasse Ginkgoidae
Subclasse Gnetidae
Subclasse Pinidae

Grupos extintos[editar | editar código-fonte]

Uma outra forma de agrupar alguns dos taxa extintos é a seguinte:

Etnobotânica[editar | editar código-fonte]

As gimnospérmicas têm utilizações económicas importantes. O pinheiro, o abeto e o cedro são exemplos de coníferas que são utilizadas para a produção de madeira, papel e resinas. Outras utilizações comuns das gimnospérmicas são o sabão, o verniz, o verniz das unhas, os alimentos, as gomas e os perfumes.[39]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Lindley, J (1830). Natural System of Botany. London: Longman, Rees, Orme, Brown, and Green. xxxvi.
  2. Yang Y, Ferguson DK, Liu B, Mao KS, Gao LM, Zhang SZ, Wan T, Rushforth K, Zhang ZX (2020). «Recent advances on phylogenomics of gymnosperms and a new classification». Plant Diversity. 44 (4): 340–350. ISSN 2468-2659. PMC 9363647Acessível livremente. PMID 35967253. doi:10.1016/j.pld.2022.05.003 
  3. a b c d «Gymnosperms on The Plant List». Theplantlist.org. Consultado em 24 de julho de 2013. Cópia arquivada em 24 de agosto de 2013 
  4. «Gymnosperms of Northeastern Wisconsin». Uwgb.edu. Consultado em 31 de maio de 2009 
  5. a b Raven, P.H. (2013). Biology of Plants. [S.l.]: New York: W.H. Freeman and Co. 
  6. Yang, Yong; Ferguson, David Kay; Liu, Bing; Mao, Kang-Shan; Gao, Lian-Ming; Zhang, Shou-Zhou; Wan, Tao; Rushforth, Keith; Zhang, Zhi-Xiang (1 de julho de 2022). «Recent advances on phylogenomics of gymnosperms and a new classification». Plant Diversity (em inglês). 44 (4): 340–350. ISSN 2468-2659. PMC 9363647Acessível livremente. PMID 35967253. doi:10.1016/j.pld.2022.05.003 
  7. Walas, Łukasz; Mandryk, Wojciech; Thomas, Peter A.; Tyrała-Wierucka, Żanna; Iszkuło, Grzegorz (1 de setembro de 2018). «Sexual systems in gymnosperms: A review». Basic and Applied Ecology (em inglês). 31: 1–9. ISSN 1439-1791. doi:10.1016/j.baae.2018.05.009 
  8. Walas Ł, Mandryk W, Thomas PA, Tyrała-Wierucka Ż, Iszkuło G (2018). «Sexual systems in gymnosperms: A review» (PDF). Basic and Applied Ecology. 31: 1–9. doi:10.1016/j.baae.2018.05.009 
  9. Raven, P.H. (2013). Biology of Plants. [S.l.]: New York: W.H. Freeman and Co. 
  10. Nystedt, B; Street, NR; Wetterbom, A; et al. (maio de 2013). «The Norway spruce genome sequence and conifer genome evolution». Nature. 497 (7451): 579–584. Bibcode:2013Natur.497..579N. PMID 23698360. doi:10.1038/nature12211Acessível livremente 
  11. Souza, V. C. Introdução: as gimnospermas do Brasil. In: Forzza, R. C., org., et al. Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Catálogo de plantas e fungos do Brasi [online]. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio: Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010. p. 75-77. Vol. 1. ISBN 978-85-8874-242-0.
  12. a b Samantha, Fowler; Rebecca, Roush; James, Wise (2013). «14.3 Seed Plants: Gymnosperms». Concepts of Biology. Houston, Texas: OpenStax. Consultado em 31 de março de 2023 
  13. Liu, Yang; Wang, Sibo; Li, Linzhou; Yang, Ting; Dong, Shanshan; Wei, Tong; Wu, Shengdan; Liu, Yongbo; Gong, Yiqing; Feng, Xiuyan; Ma, Jianchao; Chang, Guanxiao; Huang, Jinling; Yang, Yong; Wang, Hongli (abril de 2022). «The Cycas genome and the early evolution of seed plants». Nature Plants (em inglês). 8 (4): 389–401. ISSN 2055-0278. PMC 9023351Acessível livremente. PMID 35437001. doi:10.1038/s41477-022-01129-7 
  14. Southworth, Darlene; Cresti, Mauro (setembro de 1997). «Comparison of flagellated and nonflagellated sperm in plants». American Journal of Botany. 84 (9): 1301–1311. JSTOR 2446056. PMID 21708687. doi:10.2307/2446056. Consultado em 26 de Março de 2022 
  15. Walters, Dirk R Walters Bonnie By (1996). Vascular plant taxonomy. Dubuque, Iowa: Kendall/Hunt Pub. Co. p. 124. ISBN 978-0-7872-2108-9. Gymnosperm seeds. 
  16. Li, Hong-Tao; Yi, Ting-Shuang; Gao, Lian-Ming; Ma, Peng-Fei; Zhang, Ting; Yang, Jun-Bo; Gitzendanner, Matthew A.; Fritsch, Peter W.; Cai, Jie; Luo, Yang; Wang, Hong (2019). «Origin of angiosperms and the puzzle of the Jurassic gap». Nature Plants (em inglês). 5 (5): 461–470. PMID 31061536. doi:10.1038/s41477-019-0421-0 
  17. Morris, Jennifer L.; Puttick, Mark N.; Clark, James W.; Edwards, Dianne; Kenrick, Paul; Pressel, Silvia; Wellman, Charles H.; Yang, Ziheng; Schneider, Harald; Donoghue, Philip C. J. (6 de março de 2018). «The timescale of early land plant evolution». Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. 115 (10): E2274–E2283. Bibcode:2018PNAS..115E2274M. PMC 5877938Acessível livremente. PMID 29463716. doi:10.1073/pnas.1719588115Acessível livremente 
  18. Jiao, Yuannian; Wickett, Norman J.; Ayyampalayam, Saravanaraj; Chanderbali, André S.; Landherr, Lena; Ralph, Paula E.; Tomsho, Lynn P.; Hu, Yi; Liang, Haiying; Soltis, Pamela S.; Soltis, Douglas E. (10 de abril de 2011). «Ancestral polyploidy in seed plants and angiosperms». Nature. 473 (7345): 97–100. Bibcode:2011Natur.473...97J. PMID 21478875. doi:10.1038/nature09916 
  19. Ollerton, J.; Coulthard, E. (2009). «Evolution of Animal Pollination». Science. 326 (5954): 808–809. Bibcode:2009Sci...326..808O. PMID 19892970. doi:10.1126/science.1181154 
  20. Ren, D; Labandeira, CC; Santiago-Blay, JA; Rasnitsyn, A; et al. (2009). «A Probable Pollination Mode Before Angiosperms: Eurasian, Long-Proboscid Scorpionflies». Science. 326 (5954): 840–847. Bibcode:2009Sci...326..840R. PMC 2944650Acessível livremente. PMID 19892981. doi:10.1126/science.1178338 
  21. Labandeira, Conrad C.; Yang, Qiang; Santiago-Blay, Jorge A.; Hotton, Carol L.; Monteiro, Antónia; Wang, Yong-Jie; Goreva, Yulia; Shih, ChungKun; Siljeström, Sandra; Rose, Tim R.; Dilcher, David L.; Ren, Dong (2016). «The evolutionary convergence of mid-Mesozoic lacewings and Cenozoic butterflies». Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences. 283 (1824). 20152893 páginas. PMC 4760178Acessível livremente. PMID 26842570. doi:10.1098/rspb.2015.2893 
  22. Bond, W. J. (Março de 1989). «The tortoise and the hare: ecology of angiosperm dominance and gymnosperm persistence». Biological Journal of the Linnean Society. 36 (3): 227–249. doi:10.1111/j.1095-8312.1989.tb00492.x 
  23. Fisher, Jack B.; Lindström, Anders; Marler, Thomas E. (1 de junho de 2009). «Tissue Responses and Solution Movement After Stem Wounding in Six Cycas Species». HortScience (em inglês). 44 (3): 848–851. ISSN 0018-5345. doi:10.21273/HORTSCI.44.3.848 
  24. Bell, Peter R.; Bell, Peter R.; Hemsley, Alan R. (2000). Green Plants: Their Origin and Diversity. [S.l.]: Cambridge University Press. p. 247. ISBN 978-0-521-64673-4 
  25. Cleal, Christopher J.; Thomas, Barry A. (2019). Introduction to Plant Fossils. [S.l.]: Cambridge University Press. p. 179. ISBN 978-1-108-48344-5 
  26. Mill, R. R. (22 de junho de 2016). «A Monographic Revision of Retrophyllum (Podocarpaceae)». Edinburgh Journal of Botany (em inglês). 73 (2): 171–261. ISSN 1474-0036. doi:10.1017/S0960428616000081 
  27. A. Farjon, ed. (2006). «Conifer database». Catalogue of Life: 2008 Annual checklist. Cópia arquivada em 15 de janeiro de 2009 
  28. Campbell, Reece, "Phylum Coniferophyta."Biology. 7th. 2005. Print. P.595
  29. Gilbert, Natasha (28 de setembro de 2010). «Ameaças às plantas do mundo avaliadas». Nature (em inglês). ISSN 1476-4687. doi:10.1038/news.2010.499 
  30. a b c Christenhusz, M.J.M.; Reveal, J.L.; Farjon, A.; Gardner, M.F.; Mill, R.R.; Chase, M.W. (2011). «A new classification and linear sequence of extant gymnosperms» (PDF). Phytotaxa. 19: 55–70. doi:10.11646/phytotaxa.19.1.3 
  31. Cantino 2007.
  32. Hilton, Jason; Bateman, Richard M. (janeiro de 2006). «Pteridosperms are the backbone of seed-plant phylogeny 1». The Journal of the Torrey Botanical Society (em inglês). 133 (1): 119–168. doi:10.3159/1095-5674(2006)133[119:PATBOS]2.0.CO;2 
  33. Christenhusz, M. J. M.; Byng, J. W. (2016). «The number of known plants species in the world and its annual increase». Phytotaxa. 261 (3): 201–217. doi:10.11646/phytotaxa.261.3.1Acessível livremente 
  34. Leslie, Andrew B.; Beaulieu, Jeremy; Holman, Garth; Campbell, Christopher S.; Mei, Wenbin; Raubeson, Linda R.; Mathews, Sarah; et al. (2018). «An overview of extant conifer evolution from the perspective of the fossil record». American Journal of Botany. 105 (9): 1531–1544. PMID 30157290. doi:10.1002/ajb2.1143 
  35. Leslie, Andrew B.; et al. (2018). «ajb21143-sup-0004-AppendixS4» (PDF). American Journal of Botany. 105 (9): 1531–1544. PMID 30157290. doi:10.1002/ajb2.1143 
  36. Stull, Gregory W.; Qu, Xiao-Jian; Parins-Fukuchi, Caroline; Yang, Ying-Ying; Yang, Jun-Bo; Yang, Zhi-Yun; Hu, Yi; Ma, Hong; Soltis, Pamela S.; Soltis, Douglas E.; Li, De-Zhu; Smith, Stephen A.; Yi, Ting-Shuang; et al. (2021). «Gene duplications and phylogenomic conflict underlie major pulses of phenotypic evolution in gymnosperms». Nature Plants. 7 (8): 1015–1025. PMID 34282286. doi:10.1038/s41477-021-00964-4 
  37. Stull, Gregory W.; et al. (2021). «main.dated.supermatrix.tree.T9.tre». Figshare. doi:10.6084/m9.figshare.14547354.v1 
  38. Christenhusz, M.J.M., J.L. Reveal, A. Farjon, M.F. Gardner, R.R. Mill, and M.W. Chase (2011). A new classification and linear sequence of extant gymnosperms. Phytotaxa 19:55-70. http://www.mapress.com/phytotaxa/content/2011/f/pt00019p070.pdf
  39. Biswas, C.; Johri, B.M. (1997). «Economic Importance». The Gymnosperms (PDF). [S.l.]: Springer, Berlin, Heidelberg. pp. 440–456. ISBN 978-3-662-13166-4. doi:10.1007/978-3-662-13164-0_23 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Cantino, Philip D.; Doyle, James A.; Graham, Sean W.; Judd, Walter S.; Olmstead, Richard G.; Soltis, Douglas E.; Soltis, Pamela S.; Donoghue, Michael J. (agosto de 2007). «Towards a phylogenetic nomenclature of Tracheophyta». Taxon. 56 (3): 822–846. JSTOR 25065864. doi:10.2307/25065864 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Gymnospermae
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete gymnosperm.