Gypsy: A Musical Fable

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gypsy
A Musical Fable
Música Jule Styne
Letra Stephen Sondheim
Libreto Arthur Laurents
Baseado em Gypsy: A Memoir, de Gypsy Rose Lee
Prêmios Prêmio Tony de Melhor Renovação

Gypsy: A Musical Fable é um musical com músicas de Jule Styne, letras de Stephen Sondheim e libreto de Arthur Laurents. O musical é livremente baseado no livro de memórias Gypsy: A Memoir, escrito por Gypsy Rose Lee, uma famosa striper, que foca-se em sua mãe, Rose Thompson Hovick. Ele gira em torno dos sonhos e esforços de Rose para criar suas duas filhas para se apresentarem no palco e impressionar o show business. A personagem Louise é baseada em Lee, e a personagem June é inspirada na irmã de Lee, a atriz June Havoc.

O musical contém muitas canções que se tornaram bem populares, incluindo "Small World", "Everything's Coming up Roses", "Some People", "Let Me Entertain You", "All I Need Is the Girl" e "Rose's Turn". Ele é frequentemente chamado de uma das grandes realizações teatrais da metade do século XX.

Gypsy já foi chamado de o maior musical norte-americano por vários críticos e escritores, entre eles Ben Brantley,[1] Frank Rich. [2] e Clive Barnes.[3]

Referências

  1. Brantley, Ben. (2 de maio de 2003). "New Momma Takes Charge". The New York Times.
  2. Rich, Frank. The Hot Seat: Theater Criticism for The New York Times, 1980-1993. [S.l.]: Random House, 1998. ISBN 0-679-45300-8
  3. Barnes, Clive (24 de setembro de 1974). Theater: 'Gypsy' Bounces Back With Zest and Lilt The New York Times.. Página visitada em 6 de outubro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Teatro (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.