Hélio (mitologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hélio
Cabeça de Hélio no museu arqueológico de Rhodes, Grécia.
O titan do Sol
Morada Sol
Cônjuge Perseis, Clímene
Pais Hiperião e Teia
Irmãos Selene e Eos
Filhos As Graças, Faetonte, Pasifae, Eetes, Circe, os Helíados e as Helíades
Romano equivalente Sol

Hélio (em grego: Ἥλιος, "Sol", latinizado como Helius) é a personificação do Sol na mitologia grega. Hélio é filho dos titãs Hiperião e Teia (ou Tia), tendo como irmãos Eos ou Aurora e Selene, a Lua[1] .

É casado com Perseis, filha de Oceano e Tétis[2] . Com ela, Hélio teve vários filhos, entre os quais Eetes[3] [4] , Circe [3] [4] [5] , Perses[4] e Pasífae[3] [4] , que se casou com o rei Minos de Creta[3] [6] . Hélio com Clímene teve sete filhas, as Helíades, e um filho, Faetonte[7] . Higino também dá uma versão alternativa na qual Faetonte é neto de Hélio[8] .

A sua cabeça é coroada por uma auréola solar. Circula a terra com a carruagem do sol atravessando o céu para chegar, à noite, ao oceano onde os seus cavalos se banham. Nada do que se passa no universo escapa ao seu olhar, sendo frequentemente convocado por outros deuses para servir como testemunha. De acordo com o autor romano Ovídio, Hélio conduz uma carruagem puxada por quatro cavalos luminosos: Pírois, Eoo, Éton e Flégon[9] .

Com o passar do tempo, Hélio é cada vez mais identificado com o deus Apolo. No entanto, apesar de seu sincretismo, eles foram muitas vezes vistos como dois deuses distintos (Hélios era um Titã, enquanto Apolo é olímpico). O equivalente de Hélio na mitologia romana é Sol, especificamente Sol Invicto.

Referências

  1. Hesíodo, Teogonia, 371-374
  2. Hesíodo, Teogonia, 357, Os Deuses Titãs
  3. a b c d Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 1.9.1
  4. a b c d Higino, Fabulae, Prefácio
  5. Hesíodo, Teogonia, 1011. Neste texto, que trata dos filhos de Odisseu, Circe é dada como filha de Hélio, sem fazer menção à sua mãe
  6. Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 3.1.2
  7. Higino, Fabulae, CLII A, Faetonte
  8. Higino, Fabulae, CLIV, Faetonte segundo Hesíodo
  9. Micrologia Camoniana

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Dictionnaire culturel de la mythologie gréco-romaine, Agusta-Boularot, Sandrine - Buffard-Moret, Brigitte - Collognat-Barès, Annie, Sandrine Agusta-Boularot, Brigitte Buffard-Moret, Annie Collognat et al., sous la direction de René Martin
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.