H.R. Pufnstuf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

H.R. Pufnstuf é uma série de televisão infantil produzida por Sid e Marty Krofft nos Estados Unidos. Foi a primeira Krofft live-action, em tamanho real programa de marionetes. Havia dezessete episódios do show ao ar a partir de 6 de setembro de 1969 a 4 de setembro de 1971. Foi tanto sucesso que a NBC manteve no horário da manhã de sábado para umas completas três temporadas, até agosto de 1972, quando foi cancelado. O show foi gravado em estúdios Paramount e sua abertura foi filmado em Big Bear Lake, Califórnia.

Origens[editar | editar código-fonte]

O personagem H.R. Pufnstuf foi criado originalmente para a feira de HemisFair 68 do mundo em 1968, onde os Kroffts produziram um show chamado caleidoscópio para o pavilhão da Coca-Cola. O nome do personagem foi Lutero e ele se tornou o símbolo da feira.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

H.R. Pufnstuf introduziu o cenário Kroffts em seu conto de fadas do bem contra o mal. A série centrada em um garoto chamado Jimmy (interpretado por Jack Wild). Ele tem 11 anos quando ele chega na ilha e faz 12 anos no episódio chamado "A festa de aniversário". Jimmy tem um passeio de barco misterioso para kooky Living Island, casa de árvores dançantes e rãs cantantes. O prefeito da ilha foi um dragão amigável e útil chamado HR Pufnstuf (dublado pelo escritor do show Lennie Weinrib com o traje usado pela propriedade do mestre Albert F. Bentley). Jimmy havia sido atraído para a ilha com seu amigo, uma flauta falante chamado Freddy, por um barco mágico que promete aventuras pelo mar. O barco estava realmente possuído e controlado por uma bruxa malvada chamada Wilhelmina W. Witchiepoo (interpretada por Billie Hayes), que andava em um veículo-vassoura chamado de Vroom Broom.

Jimmy foi tomado por Pufnstuf, que foi capaz de protegê-lo de Witchiepoo, como a caverna onde ele vivia era o único lugar onde sua magia não teve efeito. Além de Jimmy e Witchiepoo, todos os personagens na vida Island foram realizadas através de grandes fantasias pesadas ou marionetes. Como tudo na vida Island estava vivo (ou seja, casas, castelos, barcos, relógios, velas, livros, árvores, cogumelos), virtualmente qualquer parte dos conjuntos Living Island poderia se tornar um personagem, geralmente expresso em uma paródia de uma famosa estrela de cinema, como Mae West, Edward G. Robinson ou mais notavelmente John Wayne como "O Vento Oeste". A trama envolve Witchiepoo freqüente e seu servo Orson Vulture, Seymour Aranha, e o Estúpido morcego tentando, sem sucesso, roubar Freddy. Outra preocupação foi Jimmy e os esforços de Freddy voltar para casa de Living Island, com a mesma falta de sucesso.

Produção[editar | editar código-fonte]

Depois de criar figurinos para os personagens na parte live-action de A hora da aventura: Banana Splits, Sid e Marty Krofft foram convidados a desenvolver séries de seus próprios filhos para a manhã de sábado para a NBC. O enredo foi reciclado de caleidoscópio, um fantoche do show ao vivo Kroffts tinha encenado no pavilhão da Coca-Cola da Feira HemisFair 68 do mundo em 1968, incluindo vários personagens-chave deste programa, tais como Lutero, o dragão e uma bruxa boba. Outras ideias foram cultivadas de vida de Sid. Como uma criança, ele tinha cobrado botões amigos, não tostões, para ver shows de marionetes em seu quintal; botões eram moeda corrente na Living Island. Sid e Marty tinha excursionado com seus bonecos como o ato de abertura para Judy Garland, e com base em sua Judy Frog. Ludicrous, o Leão, tem mais do que uma semelhança passageira com Irving, o leão homônimo de um piloto que tinha feito em 1957 chamado Aqui está Irving.

Amigo de Sid, Lionel Bart, pediu-lhe para ver um corte brusco da adaptação do filme de Oliver. Sid tomou conhecimento do jovem ator Jack Wild e imediatamente decidiu que era o garoto que queria o papel principal em sua série de televisão. Apenas duas atrizes teste para jogar Witchiepoo. O primeiro era um desconhecido chamado Penny Marshall, mas sentiu que não era certo para o papel. veterana, Stage Billie Hayes entrou em seguida, colocado em um cacarejar maníaco e pulou em cima de uma mesa. Foi dada a parte no local.

Para Marty Krofft, a produção foi particularmente uma dor de cabeça. Ele aceitou a tutela de Jack Wild enquanto o adolescente estava na América para filmar o show. Mais tarde, ele descreveu como um erro trazer Wild para sua casa.

Música tema[editar | editar código-fonte]

A música tema do programa, intitulada HR Pufnstuf, foi escrito por Les Szarvas.

A capa da canção tema do programa, realizada pelo The Murmurs, está incluído no álbum de tributo de 1995 do sábado de manhã: Cartoons Greatest Hits ', produzido por Ralph Sall para MCA Records.

Filme[editar | editar código-fonte]

Enquanto a série de televisão ainda estava em produção, os Kroffts foram abordados para fazer uma adaptação para o cinema. A joint venture entre a Universal Pictures e do patrocinador do show, cereais Kellogg's, o filme manteve a maior parte do elenco e equipe da série e aparições caracterizado por Cass Elliot e Martha Raye. O filme foi lançado em VHS em 2001 pela Universal Home Video como parte de sua coleção Tesouros da Universal, e em DVD em 19 de maio, 2009.

Os Kroffts há muito tinha planos para um novo filme Pufnstuf H.R.

Marty Krofft revelado em 3 de junho de 2009 que a Sony se comprometeu a desenvolver e produzir um filme.

Tours[editar | editar código-fonte]

Uma série de excursões show E.U.A. fase foram executados estrelando os mesmos personagens do show.

Lançamento do DVD[editar | editar código-fonte]

Em 2004, Rhino Entertainment lançou HR Pufnstuf: A série completa, com todos os 17 episódios em três discos, acompanhados de entrevistas com Sid e Marty Krofft, Billie Hayes, e Jack Wild. A série completa foi esgotado, mas individual (best-of) libera continuar a ser vendido. Pufnstuf, um movimento importante retratado lançado em 1970, também foi lançado em 19 de maio de 2009, pela Universal Studios.

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Foram lançadas 3 temporadas da série desde 1969 até 1971. A Primeira temporada contém 7 episódios. A Segunda temporada contém mais 7 episódios. A Terceira e última temporada contém somente 3 episódios. Uma quarta temporada foi anunciada pelos Krofft em 2004, com novos atores, mas então em 2007, eles decidiram fazer um novo filme em vez de temporada, e agora não sabemos se no ano que vem (2014) o filme estreie.

Spin-Off[editar | editar código-fonte]

Em 2005, os Krofft anunciaram um spin-off intitulado de H.R Pufnstuf: Return to Live Island traduzido para A Flauta Mágica: Retorno para a Ilha Viva, ele conteria 22 episódios exibidos em 3 temporadas, como a série. Terá 10 episódios na primeira temporada, 6 episódios na segunda temporada, e mais 6 na terceira temporada. O Spin-off estreiou em 2012 nos EUA, e será finalizado em 2014, e no Brasil, a série estreia em 2014. O Spin-off gerou uma ótima audiência que possa até trazer uma quarta temporada da série,a quarta temporada do spin-off, e mais um novo filme em 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]