HD 156668 b

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

HD 156668 b é um planeta extrasolar que tem a sua órbita em torno da estrela HD 156668, a 80 anos-luz de distância, na constelação de Hércules. Tem uma massa mínima de 4,15 massas terrestres. Na altura da sua descoberta era o segundo menos massivo planeta descoberto pelo método de espectroscopia Doppler. Foi descoberto a 7 de Janeiro de 2010 e é o oitavo planeta descoberto em 2010 após os cinco primeiros detectados pela Missão Kepler a 4 de Janeiro e 2 planetas em redor da estrela HD 9446 a 5 de Janeiro.

SUPER-TERRA1

Os cientistas definem como Super-Terras uma classe de planetas cuja massa corresponde a um valor entre 2 e 10 vezes a massa da Terra. Para alguns pesquisadores, tais mundos apresentariam mais condições de abrigar vida por terem núcleos quentes e serem propícios a atividades vulcânicas e à formação de placas tectônicas. Situado na constelação de Hércules, a 80 anos-luz de distância, o planeta HD156668b - o terceiro menor já descoberto, depois do Kepler-10b e do Gliese 581-e - é um dos integrantes dessa classe.

Ícone de esboço Este artigo sobre um planeta extrassolar é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Erro de citação: existem marcas <ref>, mas falta adicionar a predefinição {{referências}} no final da página