HK416

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde fevereiro de 2015).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
HK416
HK416.jpg
Tipo Fuzil de assalto
Local de origem Alemã
História operacional
Em serviço 2004-presente
Guerras Guerra do Afeganistão
Guerra do Iraque
Conflito no norte do Mali
2013 Lahad Datu impasse
Histórico de produção
Criador Ernst Mauch
Data de criação 2005
Fabricante Heckler & Koch
Especificações
Peso 2,95 kg (6,50 lb)
Comprimento 690 m (690 000 mm)
Comprimento 
do cano
228 m (230 000 mm)
Largura 78 m (78 000 mm)
Altura 236 m (240 000 mm)
Cartucho STANAG de 20 ou 30 cartuchos/ou BETA C-Mag de 100 cartuchos
Calibre 5.56×45mm OTAN
Ação Curto-curso do pistão , parafuso rotativo
Cadência de tiro 700 - 900 disparos/min
Alcance efetivo 400 m (440 yd)
Alcance máximo 1 000 m (1 100 yd)
Carregador Beta C-Mag
Detalhe do interior

A HK416 é uma espingarda de assalto desenhada e construída pela Heckler & Koch para ser uma versão melhorada da espingarda de assalto M4.

O projeto foi inicialmente chamado HKM4, mas acabou sendo mudado devido a uma ação legal levada a cabo pela Colt Defense.

Até agora esta arma foi testada pelo exército americano e por algumas unidades de várias forças armadas de vários outros países, sendo adotada por algumas delas.

A HK416 está disponível apenas para uso por governos e para uso militar, no entanto existem planos para um versão para o mercado civil em 2008.

A História do HK416[editar | editar código-fonte]

HK416 é um rifle de assalto projetado e fabricado pela Heckler & Koch . Baseia-se na AR-15, originalmente concebido como uma melhoria da família da carabina Colt M4,  feito para os militares dos EUA, com a inclusão de um notável sistema de curso curto de pistão a gás derivado do fuzil G36 também da Heckler & Koch.

Clientes militares e policiais podem comprar uma nova caixa de mecanismos, amortecedor e sistema de gás, para reformar os AR-15 já existentes, ou comprar novos HK416s completos.

A Delta Force do Exército dos Estados Unidos, a pedido de R & D NCO Larry Vickers, colaborou com a alemã fabricante de armas Heckler & Koch, para desenvolver a nova carabina no início de 1990. Durante o desenvolvimento, a Heckler & Koch já com uma larga experiência ganha desde o desenvolvimento do rifle de assalto G36 Bundeswehr do Heckler & Koch e do  rifle XM8 (projeto cancelada em 2005) e da modernização das Forças Armadas britânicas com o rifle SA80 das famílias de armas pequenas, o projeto foi originalmente chamado de HK M4 , mas isso foi mudado em resposta a um processo de violação de marca ajuizada pela Defesa da Colt.

A delta force substituiu seus M4s com o HK416 em 2004, depois que os testes revelaram que o sistema operacional do pistão reduz significativamente problemas de funcionamento, aumentando a vida útil das peças. O HK416 foi testado pelos militares dos Estados Unidos e está em uso com alguma aplicação das agências de lei e unidades de operações especiais. Foi adotado como o rifle padrão das Forças Armadas da Noruega também.

Uma variante modificada foi submetida a testes pela Marinha dos Estados Unidos como M27 Infantary Automatic Rifle. 

Depois que o Corpo de Fuzileiros Navais Operacional realizou uma rodada supervisionada de testes em MCAGCC Twentynine Palms, Fort McCoy e Camp Shelby (para pó, tempo frio e tempo quente, respectivamente).

Em março de 2012, depois da IAR 452, foram implantados 4.748 rifles HK416 em cinco batalhões de infantaria, 1 Luz Armored Batalhão de Reconhecimento e 2 º Batalhões de 4 Marines, fora de Camp Pendleton, Califórnia; O primeiro Batalhão de 3 Marines, de Marine Corps Base HI; 1 º Batalhão de 9 Marines, fora de Camp Lejeune, Carolina do Norte, e 1 º Batalhão de 25 fuzileiros navais, de Fort Devens, MA.

Detalhes do projeto[editar | editar código-fonte]

O HK416 utiliza um sistema de gás de curso curto, onde a Heckler & Koch patenteou essa tecnologia, que deriva da HK G36 , diminuindo o impacto direto que é normal no sistema de gás em rifles AR-15.

O sistema de gás HK G36 foi por sua vez deriva parcialmente da AR-18, espingarda de assalto concebido em 1963. O sistema HK utiliza um pistão de curso curto, que conduz uma haste de operação para mover o conjunto transportador para trás. Este projeto evita que os gases resultantes da combustão entrem no interior de uma fenda da arma, um inconveniente com sistemas de impulso direto. A redução de calor e incrustação do conjunto transportador aumenta a confiabilidade da arma e amplia o intervalo entre as paradas. Ele também reduz o tempo de limpeza e a tensão sobre os componentes críticos da arma. De acordo com a H & K, "... a experiência que Heckler & Koch adquiriram durante o seu programa de melhoria da meia-idade de grandes sucessos para o exército britânico, como o rifle de assalto SA80, foi o que permitiu criar o HK416". 

O HK416 é equipado com um guarda-mão com trilhos Picatinny MIL-STD-1913 em todos os quatro lados. Isso permite que a maioria dos acessórios táticos atuais para armas tipo M4/M16 possam ser acoplados ao HK416.

Os trilhos do guarda-mão podem ser instalados e removidos sem o uso de ferramentas especiais, utilizando o parafuso de ressalto de bloqueio como uma chave de fenda. O guarda-mão é "flutuante" e não entra em contato com o cano, melhorando a precisão.

O HK416 tem uma culatra retrátil ajustável, oferecendo 6 diferentes comprimentos ao puxar. A almofada de ombro pode ser convexa ou côncava e a culatra tem um espaço vazio de armazenamento para acessórios de manutenção, peças de baterias elétricas ou outros pequenos itens do kit.

O gatilho é de 34N (3,365 kgf), o peso do carregador vazio (modelo STANAG) é de 250 g (8,8 oz).

O cano do HK416 é feito de aço cromado forjado a frio com uma vida útil de 20.000 disparos e apresenta 6 ranhuras de 178 mm (7 in) em sentido horário . O processo de forjamento a frio produz um cano mais resistente para uma maior segurança no caso de uma obstrução do cano ou para sessões de tiro prolongados. Modificações para uma capacidade de over-the-beach (OTB), tais como furos de drenagem no parafuso transportador e sistema tampão estão disponíveis para que o HK416 possa disparar sem perigo depois de submerso em água.

Informações adicionais[editar | editar código-fonte]

O HK416 era uma das armas exibidas para funcionários do Exército dos EUA em um evento somente para o Dia da Indústria em 13 de novembro de 2008. 

O objetivo do Dia da Indústria foi revisar a tecnologia da carabina atual antes de escrever requisitos formais para a substituição futura da carabina M4.

O HK416 era então uma opção Individual na competição para substituir a M4. A arma apresentada foi conhecida como o HK416A5.

Possui um corpo semelhante ao do G28, designado como rifle atirador, exceto mais magro e não ajustável. O rifle apresenta um melhor regulador de gás ajustável sem ferramentas para uso supressor, que pode acomodar canos de comprimentos de até 267 milímetros (10,5 in), sem modificações.

Ele também possui um seletor redesenhado inferior com controles de fogo ambidestro, um kit de reparação alojado dentro do punho da pistola, e um esquema de cores escuro terra.

Em 2013 a Heckler & Koch atualizou o seu projeto básico HK416. Um desenvolvimento evolutivo da HK416A5 de 2012, que oferece vários recursos adicionais em comparação com os modelos anteriores, o HK416 tornou-se o modelo de aplicação militar padrão.

Operadores[editar | editar código-fonte]

  • Forças Especiais da Albânia;
  • Portugal, Elementos das Forças de Operações Especiais - Rangers.
  • GSG 9 e KSK;
  • Várias unidades especiais debaixo do comando do USSOCOM (Comando de Operações Especiais Americano), tais como os Navy SEAL's (principalmente a DEVGRU/SEAL Team SIX) ou o 1º Destacamento Operacional de Forças Especiais do Exército Americano (popularmente chamado de Delta Force), a unidade SWAT da polícia do Capitólio dos Estados Unidos da América;
  • Guarda costeira de Taiwan.
  • Polonia; GROM, 1 Pułk Specjalny Komandosów
  •  Brasil; NEPOM | COT (Comando de Operações Táticas da Polícia Federal do Brasil).
  • BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar do Distrito Federal)

Referências