Hackers (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hackers
Hackers - Piratas de Computador
 Estados Unidos
1990 • cor • 107 min 
Direção Iain Softley
Produção Michael Peyser
Roteiro Rafael Moreu
Elenco Jonny Lee Miller
Angelina Jolie
Jesse Bradford
Matthew Lillard
Idioma Inglês
Música Simon Boswell
Cinematografia Andrzej Sekuła
Edição Chris Blunden
Martin Walsh
Distribuição United Artists
Lançamento 15 de setembro de 1995
Receita U$S7.563.728 (EUA)
Página no IMDb (em inglês)

Hackers é um filme de 1995 dirigido por Iain Softley e estrelado por Angelina Jolie, Jonny Lee Miller, e Matthew Lillard.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Dade Murphy é um hacker conhecido como Zero Cool que aos onze anos de idade invadiu 1507 computadores, inclusive o computador da Wall Street, causando uma queda de 7 pontos na bolsa em um único dia, sendo condenado até os 18 anos, a ficar longe de um computador ou telefone digital. Pouco antes de Dade completar 18 anos, sua mãe (já divorciada) tem um novo emprego em Nova York. Ao completar 18 anos, Dade liga para uma estação de televisão local, e convence o guarda de segurança em dar-lhe o número do modem de telefone (uma tática conhecida como "engenharia social") e consegue assumir o controle da rede de computadores da estação, alterando o atual programa de TV para um episódio de The Outer Limits. No entanto, Dade é "atacado" por um hacker na mesma rede, (que se identifica como "Acid Burn", um outro hacker desconhecido até então para ele) e, eventualmente, é expulso pelo mesmo. Durante a conversa, Dade identifica-se pelo novo apelido, Crash Override.

Dade se matricula em Stanton High School, onde ele conhece a bela Kate Libby (Angelina Jolie), que é responsável por levá-lo em uma excursão da escola. Após ser informado de uma "piscina no telhado", ele vai até lá (o que resulta em Dade e vários outros estudantes presos no telhado durante uma chuva). Ele resolve então se aproximar de Kate, e para conseguir isso hackeia o sistema da escola e se muda para a mesma turma dela. Nesse processo de invasão ele acaba conhecendo Phreak Phanton que o apresenta a elite, Cereal Killer e Lord Nikon, ambos hackers com conhecimentos aprofundados do mundo underground.

O verdadeiro problema estoura quando Joey Pardella (Jesse Bradford), o hacker mais jovem do grupo, consegue invadir um supercomputador da Ellingson Companhia Mineral para provar ao resto do grupo que ele é um hacker da elite. Para validar essa façanha, ele copia parte de um arquivo da lixeira. Infelizmente, a empresa de TI do empregado Hal (Penn Jillette) detecta essa entrada não autorizada em seus sistemas de segurança e convoca Eugene "O Peste" Belford (Fisher Stevens) para lidar com o problema. Ele percebe que o arquivo que está sendo baixado pode provar que seu "worm" (tipo de vírus de computador) está roubando dinheiro da empresa. Eugene solicita auxílio do Serviço Secreto dos EUA para recuperar o arquivo, alegando que "O Código Da Vinci", um vírus de computador vai afundar os navios da empresa, e que ele precisa do código para destruir o vírus.

Joey é preso e seu computador é vasculhado, mas o Serviço Secreto não encontra nada, pois Joey havia escondido o disco que contém os arquivos em um compartimento secreto em seu quarto. Depois de ser solto em liberdade condicional, Joey revela o disco para Phantom Phreak em um parque público, mas eles rapidamente percebem que estão sendo seguidos pelo Serviço Secreto. No dia seguinte, Phreak é preso. Ele usa seu telefonema para informar a Kate que ele escondeu o disco em um dos banheiros masculinos da escola, naquela noite, Kate e Cereal Killer vão pedir ajuda a Dade, mas devido ao seu histórico, ele afirma que ele não pode se envolver. Kate então pede a Dade para copiar o disco de modo que se alguém for preso, ele teria o disco como prova.

Phreak convida Murphy para uma festa na casa de Kate e por acaso, Murphy descobre que Kate atende por Acid Burn. Crash lança um desafio a Burn para decidir quem é o melhor, então o grupo entra em um consenso de fazer um campeonato hacker para ver quem é o melhor dos dois. Ambos entram em uma maratona, onde a missão dos dois é atazanar a vida do agente Richard Gill, por ter detido Joey, amigo do grupo.

Depois de determinar que Dade não é aquele que invadiu Ellingson, o Peste tenta conseguir ajuda de Dade para encontrar quem o fez. Primeiro, ele oferece a Dade de presente um computador portátil de alta potência. Mais tarde, ele ameaça Dade, mostrando que pode fazer com que a mãe de Dade seja presa através da criação de registros criminais falsos. Com isso, Dade concorda em entregar uma cópia do disco.

Enquanto isso, Kate, Lord Nikon e Cereal Killer tentam desvendar o conteúdo do disco. Dade se junta a eles, e depois de trabalhar toda a noite, eles descobrem a verdade: ele é projetado para desviar $ 25 milhões de dólares em transações da Ellingson. Dade revela que sabe que "Peste" está por trás deste esquema, porque ele estava atrás do disco com as informações. Ele admite que deu o disco e revela sua história como Zero Cool.

Determinado a acabar com aquilo, os hackers reúnem-se em um plano de invadir a Gibson novamente. Kate e Dade vão até o depósito de lixo da empresa, em busca de memorandos de empregados com senhas, Cereal Killer instala um microfone escondido no escritório da Ellingson e Nikon se apresenta como um garoto de entregas e vagueia pelos cubículos da Ellingson, memorizando senhas de funcionários. Através dos memorandos, eles descobrem que vírus Da Vinci, liberará uma ordem que fará a frota afundar no dia seguinte, e que seria a cobertura ideal para distrair do "worm" que está roubando dinheiro da empresa. Notando que precisam de ajuda, eles procuram a ajuda de Razor e Blade, os produtores de um programa de TV com temática hacker, chamado "Pirateando o Planeta."

Na manhã seguinte, eles escapam de serem presos pelo Serviço Secreto e se reúnem na estação Grand Central, e iniciam os ataques contra o Gibson. No início, suas tentativas são facilmente repelidas pelo Peste, que liga para Dade para adverti-lo a escapar antes que ele seja preso. No entanto, Razor e Blade contactam vários hackers do mundo, que apoiam os ataques com mais vírus, distraindo o Peste, para dar tempo suficiente à Dade para baixar o arquivo de acusação.

Pouco depois de derrubar o Gibson, Dade e companhia são presos. Como eles estão sendo levados, secretamente Dade informa Cereal Killer, que está escondido na multidão, e avisa que lançou o disco em uma lata de lixo. Como Dade e Kate estão sendo interrogados, Razor e Blade invadem os sinais de televisão locais e transmitem ao vivo o video de Cereal Killer, revelando a trama e a cumplicidade do Peste. Assim, Peste tenta escapar incógnito para o Japão, mas é preso em pleno voo.

Com os nomes limpos, Dade e Kate vão a um encontro, Kate usa um vestido, que fazia parte de uma aposta que Dade ganhou, ao vencer o duelo anterior. Enquanto relaxam na piscina no telhado de um edifício, Dade mostra seu último truque: as luzes em vários edifícios de escritórios adjacentes soletram "Crash e Burn."

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.