Hahoe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Aldeias Históricas da Coreia: Hahoe e Yangdong *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Korea-Andong-Hahoe Folk Village-02.jpg
Vila de Hahoe
País  Coreia do Sul
Tipo Cultural
Critérios iii, iv
Referência 1324
Região** Ásia e Oceania
Coordenadas 36° 31' 21" N 128° 31' E
Histórico de inscrição
Inscrição 2010  (34ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

A Vila Folclórica de Hahoe (coreano: 안동하회마을) é uma vila tradicional da Dinastia Joseon. A vila é uma porção importante da cultura coreana pois preserva a arquitetura do estilo Joseon, tradições folclóricas, valiosos livros e velhas tradições baseadas nos clãs.

Localiza-se em Andong, Gyeongsangbuk-do. O Desfiladeiro Buyongdae encontra-se ao norte e o Monte Namsan ao sul. A vila é organizada ao redor de guias o que conferem a ela um formato de flor de lótus.

História[editar | editar código-fonte]

O clã Yu de Pungsan estabeleceu a Vila Folclórica de Hahoe no Século XVI durante a Dinastia Joseon e tem sido uma vila de apenas um clã desde então. A vila á famosa porque preservou muitas de suas estruturas originais, como a Escola Confuciana e outras edificações, além de manter as artes folclóricas como a Máscara coreana ('Byeonlsin-gut') que se constitui de um rito xamanista em honra aos espíritos da vila.Hoje a vila é dividida em Namchon (Sul) e Pukchon (Norte). A vila mantem os estilos arquitetônicos antigos que se perderam devido à rápida modernização e desenvolvimento da Coreia do Sul.

Galeria[editar | editar código-fonte]

UNESCO[editar | editar código-fonte]

A UNESCO inscreveu as Aldeias Históricas da Coreia: Hahoe e Yangdong como Patrimônio Mundial por "serem representativas dos vilarejos históricos de clãs da Coreia do Sul. O seu design e localização refletem a cultura Confuciana aristocrática distinta do início da Dinastia Joseon"[1]

Referências

  1. Historic Villages of Korea: Hahoe and Yangdong. UNESCO World Heritage Centre - World Heritage List (whc.unesco.org). Em inglês ; em francês. Páginas visitadas em 17/12/2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]