Halfling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Halfling e Metadílio,[1] são outros nomes dados a raça fictícia hobbit, criada por J.R.R. Tolkien,[2] uma raça humanoide fictícia que ocasionalmente é encontrada em histórias de ficção e jogos. Muitas das vezes são similares aos humanos, exceto pelo seu tamanho. Dungeons and Dragons começa usando o nome halfling (que continuou sem tradução por todas as 4 edições) como alternativa para hobbit por motivos legais.

Algumas histórias usam a palavra halfling para descrever uma pessoa nascida de um dos pais humano e outro de outra raça, geralmente uma mulher humana e um elfo. Terry Brooks descreve personagens como Shea Ohmsford da sua série Shannara como um halfling de pais elfo-humanos. Esse tipo de personagem é, de modo geral, chamado de meio-elfo e é diferente da raça comum nos romances de fantasia, conhecida como halflings. Na série de novelas de Jack Vance, chamada Lyonesse, halfling é um termo genérico para seres como fadas, trolls e ogros, que são compostos de substâncias tanto mágicas como terrestres.[3]

Marion Zimmer Bradley também usa o termo halfling para o ser que tem como pais, um humano e um animal. Um exemplo é o romance A Filha da Noite.


Dungeons & Dragons[editar | editar código-fonte]

Sub raças[editar | editar código-fonte]

Halflings em Dungeons & Dragons foram divididos em várias sub raças:

Hairfoot Halflings foram baseados nos Pés-peludos (uma das três raças de hobbits) de Tolkien. Eram o padrão dos halflings nas primeiras edições do jogo. Obviamente copiados dos Pés Peludos de Tolkien, eles são parecidos com os hobbits da Terra Média, sendo uma raça de seres caseiros e de boa paz, com os pés peludos. Com o advento da Terceira Edição do jogo, eles foram trocados pelos halflings de pés leves.

Tallfellow Halflings foram baseados nos Cascalvas (uma das três raças de hobbits) de Tolkien. São mais altos que os pés peludos ou pés leves, possuem menos cabelos e tom de pele mais claro, e preferem construir suas casas nas florestas. Sobreviveram às mudanças na Terceira Edição mais ou menos intactos. <

Stout Halflings foram baseados nos Grados (uma das três raças de hobbits) de Tolkien. Menores mas mais parrudos que os pés peludos, stouts são bons artesãos. Na Terceira Edição foram renomeados como halflings das profundezas mas suas outras características permaneceram sem mudanças.

Furchin, ou halflings polares, são a mais rara das sub raças. Vivem nas regiões árticas e podem ter pelos no rosto. Algumas mídias, incluindo a série de jogos Age of Wonders, se referem a eles como geladílios (frostlings). Nessa série, os halflings são uma raça de tendência bondosa enquanto os geladílios são de tendência imparcial.

Lightfoot Halflings, os halflings de pés-leves são a raça comum dos halflings na Terceira Edição. São diferentes dos halflings de Tolkien, sendo atléticos e oportunistas ambiciosos, embora tenham mantido seu amor ao conforto e à família. Eles diferem visualmente das figuras estereotipadas dos halflings; ao invés de ter as proporções compactas normalmente associadas aos hobbits e halflings, são delgados e graciosos de aparência, parecendo ginastas da raça humana em miniatura. .


Referências[editar | editar código-fonte]

Notas
  1. Victoria Schwab. A Bruxa de Near. [S.l.]: Editora Planeta, 2014. 9788542202953.
  2. Eduardo "Sauron" (08/05/2003). Middle Earth Roleplaying RedeRPG.
  3. Vance, Jack (1983). Lyonesse: Book I: Suldrun's Garden. London UK: Grafton Books. p. Glossary II: The Fairies. ISBN 0-586-06027-8.
Web
Bibliografia
  • Cook, David, et al. Monstrous Compendium Volume One (TSR, 1989).
  • Niles, Douglas. The Complete Book of Gnomes & Halflings (TSR, 1993).
  • Tweet, Jonathan, Monte Cook, and Skip Williams. Player's Handbook Core Rulebook I v.3.5. (Wizards of the Coast, 2003).