Halina Konopacka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Halina Konopacka
campeã olímpica
Atletismo
Modalidade Lançamento de disco
Nascimento 11 de Novembro de 1900
Rawa Mazowiecka, Polônia
Nacionalidade Polónia polonesa
Falecimento 28 de janeiro de 1989 (88 anos)
Daytona Beach, Estados Unidos
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Amsterdã 1928 Lançamento de disco

Halina Konopacka (Rawa Mazowiecka, 11 de novembro de 1900 - Daytona Beach, 28 de janeiro de 1989) foi uma atleta especializada no lançamento de disco e a primeira campeã olímpica da Polônia.

Halina começou a vida de esportista na adolescência praticando esqui e foi para o atletismo incentivada por um treinador. Um ano depois, venceu o campeonato polonês de atletismo no lançamento de disco e no arremesso de peso. Atleta multitalentosa e versátil, participou de competições de saltos em altura e distância, arremesso de dardo e corrida, jogou handebol e praticou equitação, sendo 27 vezes campeã polonsa em diversas modalidades do atletismo.[1]

Nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, em 1928, ganhou a medalha de ouro no lançamento de disco e quebrou o recorde mundial da prova, estabelecendo a marca de 39,62m [2] e tornando-se a primeira campeã olímpica polonesa.[1] Halina retirou-se do atletismo em 1931 sem sofrer nenhuma derrota no disco e dedicou-se a escrever, principalmente poemas.

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, ela acompanhou o marido, Ministro do Tesouro da Segunda República da Polônia,[1] a Paris e após o término do conflito mudou-se com ele para os Estados Unidos, onde morreu aos 88 anos em Daytona Beach, na Flórida.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]