Halle an der Saale

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Halle an der Saale
Hallemarktroterturm.jpg
Praça do mercado com a Torre Vermelha
Brasão Mapa
Brasão de Halle an der Saale
Halle an der Saale está localizado em: Alemanha
Halle an der Saale
Mapa da Alemanha, posição de Halle an der Saale acentuada
Administração
País  Alemanha
Estado Saxônia-Anhalt
Distrito cidade independente
Prefeito Bernd Wiegand
Estatística
Coordenadas geográficas 51° 28' N 11° 58' E51° 28' N 11° 58' E
Área 135,02 km²
Altitude 87 m
População 232.260 (30/09/2007)
Densidade populacional 1.720 hab./km²
Outras Informações
Placa de veículo HAL
Código postal 06099-06132
Código telefônico 0345
Endereço da prefeitura Marktplatz 1
06108 Halle (Saale)
Website sítio oficial
NUTS DEE02
Estação Central (Hauptbahnhof).
Instituto Leibniz de Bioquímica de Plantas (Pflanzenbiochemie)-IPB, um dos diversos centros de pesquisas e universidades existentes na cidade.
Vista de parte da cidade e do Rio Saale.
A casa onde viveu Händel.
Fábrica de Chocolates Halloren: a mais antiga da Alemanha.

Halle an der Saale é uma cidade localizada no estado da Saxônia-Anhalt, na Alemanha, a cerca de 150 km a sudoeste de Berlim. O nome "Halle" provém do grego "halós", que significa "sal", e a cidade é cortada pelo Rio Saale.[1]

Halle an der Saale é uma cidade independente (Kreisfreie Städte) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (kreis).

É considerada a capital cultural de seu estado. É sede da Universidade de Halle-Wittenberg (Universidade Martinho Lutero, MLU) e da Academia Nacional de Ciências da Alemanha - Leopoldina. Possui também conceituados Institutos de Pesquisa, destacando-se o Instituto Leibniz de Bioquímica de Plantas, o Instituto Max Planck de Física de Microestruturas e o Instituto Fraunhofer de Mecânica de Materiais.

Durante a época da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), seus arredores foram um importante centro da indústria química. Desde a reunificação atrai empresas de outros setores como a indústia de multimídia, alimentícia, etc. Halle an der Saale é a sede da fábrica de chocolate mais antiga da Alemanha, a Halloren.

A cidade era considerada a mais pobre da Alemanha, por possuir a menor renda média por habitante além da alta taxa de desemprego (que era o dobro da média nacional). Com a instalação de novas indústria e diversos Centros de Pesquisas, além de forte investimento do Governo Alemão, a cidade evoluiu consideravelmente [2]

Encontra-se depositada na Igreja do Mercado (Marktkirche) a máscara mortuária original de Martinho Lutero. Lutero realizou três sermões na Igreja do Mercado em Halle: em 5 de agosto de 1545, bem como em 06 e 26 de janeiro de 1546.

O número de habitantes de Halle an der Saale ultrapassou os 100.000 em 1890. Durante a década de 1960, iniciou-se a ampliação da cidade para a margem ocidental do rio Saale. A zona oeste da cidade foi chamada de "Halle-Neustadt" (Cidade Nova), considerada uma cidade independente.

Depois da dissolução da República Democrática Alemã, as duas cidades se unificaram, aumentando assim o número de habitantes até os 316.000. Até o fim do primeiro quadrimestre de 2004 o número de habitantes caiu em 78.500, devido à emigração em função do desemprego.

Cidades gêmeas[editar | editar código-fonte]

Halle an der Saale possui 9 cidades gêmeas:

Personalidades da cidade[editar | editar código-fonte]

Pessoas que nasceram ou residiram na cidade de Halle an der Saale:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Halle an der Saale

Referências

  1. Statistisches Landesamt Sachsen-Anhalt – Bevölkerung der Gemeinden nach Landkreisen; Stand: 31. Dez. 2011 (em alemão). statistik.sachsen-anhalt.de. Página visitada em 15 de fevereiro de 2013.
  2. A New Germany Rises (em inglês). Time.com.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Bandeira da Saxônia-Anhalt Estado da Saxônia-Anhalt
Distritos

Anhalt-Bitterfeld | Börde | Burgenlandkreis | Harz | Jerichower Land | Mansfeld-Südharz | Saalekreis | Salzlandkreis | Altmarkkreis Salzwedel | Stendal | Wittenberg

Cidades independentes

Dessau-Roßlau | Halle (Saale) | Magdeburg