Hallux valgus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hallux valgus
Classificação e recursos externos
CID-10 M20.1
CID-9 727.1
DiseasesDB 5604
eMedicine orthoped/467
MeSH D006215
Star of life caution.svg Aviso médico

Hallux valgus ou hálux valgo, popularmente conhecido como joanete, é um desvio lateral acentuado do primeiro pododáctilo, o hálux ou dedão do pé.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A expressão latina hallux valgo significa literalmente "grande artelho que se desvia para fora"; hálux é a denominação científica dos dedos grandes dos pés. A denominação popular joanete tem origem no termo castelhano juanete, forma diminutiva do prenome Juan[1] .

Ocorrência[editar | editar código-fonte]

O desvio lateral pode ocorrer na articulação entre o primeiro metatarso e a falange, formando o joanete clássico, com a proeminência óssea na base do hálux, ou entre as duas falanges, formando o hálux valgo interfalangeano, ou interfalângico.

Existem duas classes de causas para esta deformidade: as intrínsecas (ligadas à pessoa) e extrínsecas (ligados ao meio). Dentre as causas intrínsecas, destacam-se os fatores genéticos (história familiar), doenças sistêmicas pré-existentes (artrite reumatoide ou outras doenças reumáticas), anatomia óssea do pé, frouxidão ligamentar etc. Dentre as causas extrínsecas, principalmente o uso de calçados inadequados, com destaque para o sapato de salto alto e ponta fina.

Um cirurgião realizando um procedimento para a retirada da formação óssea em excesso e restauração do alinhamento normal da articulação.

Cirurgia[editar | editar código-fonte]

Há vários procedimentos cirúrgicos criados para a correção de patologias que podem estar associadas ao hálux valgo.

  • remoção do crescimento anormal do primeiro metatarso,
  • realinhamento do primeiro metatarso em relação ao osso adjacente,
  • endireitamento do hálux (dedão do pé) em relação ao primeiro metatarso e dedos adjacentes,
  • realinhamento das superfícies cartilaginosas da junta do hálux,
  • cuidando de problemas ligados à artrite no hálux,
  • reposicionando os ossos sesamoides abaixo do osso do primeiro metatarso.

Na atualidade, há vários tratamentos diferentes para curar o joanete. A idade, saúde, estilo de vida do paciente são fatores essenciais na escolha do procedimento adequado.

A cirurgia do hálux valgo tradicional pode ser feita sob anestesia local, parcial ou geral. No caso da cirurgia a laser, um analgésico narcótico pode ser utilizado[2] . A tendência nos últimos anos é usar a anestesia local.

Referências

  1. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa [1]
  2. Wynn D.P.M., Michael H. (October 1986). "Soft-Tissue Bunion Repair with a CO2 Surgical Laser". The Journal of Current Podiatric Medicine 35 (10): 27–28.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hallux valgus
Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.