Hanī Hanī no Suteki na Bōken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hanī Hanī no Suteki na Bōken
ハニーハニーのすてきな冒険
Gênero Aventura
Mangá
Honey Honey no Suteki na Bouken
Autor Hideko Mizuno
Público-alvo Shōjo
Data de publicação 1966
Volumes 2
Anime
Honey Honey no Suteki na Bouken
Direção Takeshi Shirato
Estúdio Toei Animation
Exibição original 7 de outubro de 1981 – 1 de maio de 1982
Emissoras de TV Estados UnidosCBN
Emissoras lusófonas BrasilSBT
Nº de episódios 29
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Honey Honey no Suteki na Bouken (ハニーハニーのすてきな冒険, Hanī Hanī no Suteki na Bōken) foi um shōjo mangá criado por Hideko Mizuno, publicado originalmente em 1966 e que deu origem a um anime de 29 episodios em 1981 pela Kokusai Eiga (Movie International Company, Ltd.). Além do Japão, o anime foi exibido nos EUA, Europa e até no Brasil, onde foi exibido de 1987 a 1989 no SBT.

A trama[editar | editar código-fonte]

Viena, 1907. A cidade dá um banquete como comemoração ao aniversário da Princesa Flora. Vários líderes e pessoas de renome lhe oferecem casamento. O belo ladrão Fênix, disfarçado, está entre os presentes e está interessado em roubar o anel da princesa, uma jóia dada a ela por um milionário brasileiro chamada "o Sorriso do Amazonas". Ele arma uma cilada ao ferir o orgulho da princesa alegando que sua beleza é reflexo do brilho do seu anel. Ultrajada, a princesa esconde sua jóia num peixe e o atira pela janela, chocando a todos os presentes. Fênix revela seu disfarce e sai atrás do anel. A princesa Flora, então, promete casamento àquele que lhe restituir a jóia.

Enquanto isso, a jovem órfã Honey Honey (no Brasil, adaptada como "Favo de Mel") trabalhava como garçonete no banquete da princesa. Sem que ela saiba, sua gatinha, Lily, acaba comendo o peixe jogado pela princesa (e consequentemente, a jóia), o que a torna alvo de todos os pretendentes da princesa e do ladrão Fênix.

"Favo de Mel" consegue fugir com a gata num balão. A série toda é caracterizada pela fuga da garota através dos quatro cantos do mundo (incluindo Paris, New York, Oslo, Londres, Monte Carlo e Gibraltar), sendo perseguida pela Princesa Flora, os quatro pretendentes da princesa (um índio americano(Jerônimo), o rei da Bélgica( ou Rei Picareta), um militar alemão(Fritz Gestapo) e um milionário do petróleo(Paulo Petro)) e o atraente e galante ladrão de jóias Fênix e seu gatinho Raul, que apesar de alegar perseguir a garota para obter o anel, volta e meia ajuda a órfãzinha e acaba se apaixonando por ela. O mais embaraçoso é que Favo só vem, a saber, do engolimento da jóia no terceiro episódio da série.

Um dos maiores pontos do anime é que os personagens sabem que estão num anime. Em um episódio, perseguindo Favos de Mel, o Rei Picereta diz: --Espere Favos de Mel. Lembre-se que posso torná-la rainha por um dia, e ela: --Isso foi noutro episódio, Picareta.

Dentre os acontecimentos que ocorrem com Favo de Mel, ela conheceu Romeu e Julieta, ; foi aprisionada no Castelo de Tundra, na Sibéria; e foi resgatada de lá por Fênix, com a ajuda de um disco voador robô, por Fênix ter reparado seu braço mecânico. O disco foi atacado por uma nave inimiga, fazendo com que Favo de Mel e Fênix caíssem próximos a Moscou.

Mais adiante, passando pelo Oriente Médio, Favo de Mel ganhou um tapete voador, e passou a viajar com ele. No Japão, recebeu o apelido de "O demônio do nariz comprido", e chegou até a se apresentar como tal para um grupo.

Para o final do seriado, um médico conseguiu fazer com que Lily recurgitasse o anel, que foi parar nas mãos de Fênix. Chegando a New York, ela passa com o tapete junto a um trem que estava transportando ninguém menos que King Kong. Ela limpa a cara do gorila que estava suja de barro por ter passado em um túnel baixo, e este passa a ter afeto por ela. Na exibição pública de King Kong, este se liberta e captura a princesa Flora, por confundí-la com Favo de Mel e sobe num prédio. A série conclui com a descoberta de que Favo de Mel é irmã caçula de Flora: Favo passou pelas mãos de vikings, que tinham o hábito de fazer moças caminharem sobre carvão em brasa. Favo passa pelo carvão, e em seu pé se vê a tatuagem da rosa, a mesma que a Princesa Flora tinha. O rei dos vikings reconhece a tatuagem e deduz que a menina é sua filha. A atitude de Flora perante Favo muda radicalmente: antes uma inimiga que não media insultos perante a órfã, agora era amistosa, referindo-se a ela como "irmãzinha".

Depois de tudo ajeitado, Fênix devolve o anel à princesa, mas esta volta a jogar o anel fora, sendo acidentalmente engolido por um cachorro, reiniciando a perseguição do anel pelos pretendentes. Favo de Mel casa-se então com Fênix.

Versão Brasileira[editar | editar código-fonte]

A versão brasileira ficou a cargo da cooperativa Maga, com vozes já conhecidas na época:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.