Ikimono-gakari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ikimono-gakari
いきものがかり
Informação geral
Origem Kanagawa
País Japão
Gênero(s) pop/rock
Período em atividade 1999–2000
2003–2017
2019-Presente
Gravadora(s) Thunder Snake (2003)
Cubit Club (2004-2005)
Sony Music Japan
Epic/Sony Japan (2006-Presente)
Integrantes Kiyoe Yoshioka
Yoshiki Mizuno
Ex-integrantes Hotaka Yamashita
Página oficial www.ikimonogakari.com

Ikimono-gakari (いきものがかり?) é um duo pop/rock japonês originado da provincia de Kanagawa composto por Yoshiki Mizuno e Kiyoe Yoshioka. A banda teve sua formação em fevereiro de 1999 com Yoshiki Mizuno (guitarra, vocais, letras e composição) e Hotaka Yamashita (violão, gaita, letra e composição), depois, em novembro, Kiyoe Yoshioka (vocal e letras) se junta a banda. A referência do nome se deve ao grupo de crianças que cuidam de ikimono (plantas e animais) nas escolas primárias japonesas.

Em 2006, o grupo se lançou pela grande gravadora Sony Music Japan e como selo da Epic Records Japan, vários de seus álbuns chegaram a primeira posições desde 2008 e várias de suas canções têm sido destaque na televisão japonesa com temas de comerciais, (dorama) novelas japonesas, filmes, e até como música-tema de transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. No Ocidente, suas canções mais conhecidas são os temas de anime, sendo a mais conhecida pelo público a música de abertura de Naruto Shippuden "Blue Bird". O fã-clube oficial da banda é o Ikimonogakari Fan Classe 1-2 (いきものがかりファンクラス1年2 組?). Em 2021, Hotaka Yamashita deixou a banda, e os membros restantes continuaram como duo.

História[editar | editar código-fonte]

Inicio da banda (1989-2003)[editar | editar código-fonte]

Yoshiki Mizuno e Hotaka Yamashita se conheciam desde 1989 no primário, eles eram responsáveis por cuidar dos animais da escola onde, no Japão, recebiam o nome de Ikimono-gakari que deu origem ao nome da banda em fevereiro de 1999. Começaram se apresentar nas ruas a partir de abril do mesmo ano. Em novembro, a irmã mais nova de um de seus colegas, Kiyoe Yoshioka, se junta a banda. Naquela época, Mizuno e Yamashita acharam necessário um vocal feminino a banda.

A primeira pausa das atividades da banda acontece no ano de 2000, quando Mizuno e Yamashita entram na faculdade, formam-se em Sociologia e, em 2002, decidem voltar as atividades. Durante esse período, Kiyoe, que tinha se formado em música, acaba tendo um problema no qual ela poderia não prosseguir com a carreira. Um ano depois, esse problema é superado e o trio se junta novamente para retomar a banda em apresentações nas ruas e, a partir de então, em casas de shows. Com o foco no acústico, começam a cantar o repertório original para depender menos de regravações (covers).

Ascensão à fama (2003-2005)[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2003, começaram a cantar na estação ferroviária de Hon-Atsugi e, em julho, tocaram pela primeira vez na casa de shows Thunder Snake Atsugi, onde uma pessoa nota a banda e se torna seu empresário. Realizam a primeira turnê principal pelas estradas e, em agosto, lançam seu primeiro álbum independente Makoto ni Senetsu Nagara First Album o Koshirae Mashita... (誠に僭越ながらファーストアルバムを拵えました・・・?). O quinto ano de atividades da banda, em 2004, eles são contratados pelo escritório CUBE que gerencia a carreira da banda e, em agosto, lançam seu segundo disco independente Nanairo Konnyaku (七色こんにゃく?).

Em março de 2005, marcaram a história do salão da Atsugi City Culture Building, onde, pela primeira vez, foi única atração a se apresentar. Em maio, lançam seu terceiro álbum independente Jinsei Sugoroku Dabe. (人生すごろくだべ。?). Em 2006, a banda fechou contrato com a gravadora 'Epic Records Japan', selo da Sony Music.

Sakura Saku Machi Monogatari (2006-2007)[editar | editar código-fonte]

O primeiro grande single da banda foi a música "Sakura", lançado em março de 2006. Com o sucesso, tornou-se tema de propaganda no Japão. O segundo single foi a música "Hanabi", lançada pouco depois de "Sakura". A música foi usada como encerramento do anime Bleach e foi o primeiro single a chegar ao TOP 10 nas vendas com a 5ª (quinta) posição. O terceiro single, por sua vez, lançado em outubro, foi "Koisuru Otome", que foi a nova versão de uma antiga música da banda que fez grande sucesso dos anos indies. A primeira turnê do grupo foi em novembro de 2006, muito esperado pelos fãs, recebeu o nome de "Ikimono-gakari no Minasan Konni-Tour! 2006" .

Em dezembro de 2006, foi lançado o single "Ryuusei Miracle" (流星ミラクル?) e participaram pela primeira vez no especial de natal do conhecido programa Music Station. Logo depois, em fevereiro de 2007, o primeiro duplo A-side "Uruwashiki Hito/Seishun no Tobira" (うるわしきひと/青春のとびら?) e, em março, foi lançado o álbum Sakura Saku Machi Monogatari (桜咲く街物語?) que alcançou a 4ª (quarta) posição na Oricon. Em maio, foi realizada a segunda turnê nacional "Ikimono-gakari-no Minasan Konnitour! 2007-Sakurasaku-Machi Monogatari" no total de 11 shows.

Life Album (2007-2008)[editar | editar código-fonte]

Lançam mais 2 singles em 2007: em agosto, "Natsuzora Graffiti/Seishun Line" (夏空グラフィティ/青春ライン?) e, em outubro, "Akaneiro No Yakusoku" (茜色の約束?). Em setembro, realizam o festival "Ikimono-gakari Gakuensai Minasan, Konnitsuaa!! 2007 Aki ~Shusseki Shinasai!~" com 12 (doze) apresentações. Em janeiro de 2008, foi lançado o single "Hana Wa Sakura Kimi Wa Utsukushi" (花は桜 君は美し?) e, no mês seguinte, o 2º álbum chamado Life Album (ライフアルバム?) chegando a segunda posição nas vendas. A turnê do álbum acontece de março a maio, num total de 26 apresentações.

My Song Your Song (2008)[editar | editar código-fonte]

Em abril, lançam o single "Kaeritakunatta Yo" (帰りたくなったよ?) e, em julho, lançam "Blue Bird" (ブルーバード?), como tema da segunda fase do anime Naruto. Eles chegam primeira vez ao TOP 3 das vendas pela Oricon . Em outubro, lançam o single "Planetarium" (プラネタリウム?) e, em dezembro, "Kimagure Romantic" (気まぐれロマンティック?) em cujo videoclipe foram desafiados a fazer cosplay e, pela primeira vez, também fizeram coreografia. No mesmo mês, foi lançado o 3º álbum chamado My Song Your Song que é o primeiro trabalho da banda a conseguir o primeiro lugar nas vendas. No fim do ano, faz sua estreia no festival Kōhaku Uta Gassen da NHK.

Hajimari No Uta (2009)[editar | editar código-fonte]

Em 2009 lançam em março o 1º DVD chamado "Tottemo eezou" (とってもええぞう?) com todos os vídeos clipes da banda até 2008 e no mesmo mês realizam a turnê do álbum My Song Your Song em 36 apresentações, em maio o primeiro single de 2009 chamado "Futari" (ふたり?). Em Julho lançam o single "Hotaru no Hikari" (ホタルノヒカリ?) depois em setembro lançam o single "YELL/Joyful" (YELL/じょいふる?) que foi o primeiro a ficar na segunda colocação nas vendas e em novembro lançam o single "Nakumonka" (なくもんか?) que foi o único lançado com um DVD em sua versão limitada e no final do ano lançou o quarto álbum Hajimari No Uta (ハジマリノウタ?) o primeiro álbum da banda em duas versões com DVD na versão limitada.

Ikimonobakari - Member's Best Selection (2010-2011)[editar | editar código-fonte]

Em março de 2010, lançam o single "Nostalgia" (ノスタルジア?) e realizam a turnê do álbum Hajimari No Uta (ハジマリノウタ?), no total de 60 apresentações em 47 províncias. Em maio, o single "Arigatou" (ありがとう?) atingiu o segundo lugar das vendas e bate o recorde musical da banda. Em agosto, o single "Kimi ga Iru" (キミがいる?) foi o primeiro A-side escrito pela vocalista Kiyoe Yoshioka.

No começo de setembro, anunciam a primeira coletânea Ikimonobakari - Member's Best Selection (いきものばかり~メンバーズBESTセレクション~?), que teve algumas canções selecionadas pela banda e alem de inéditas e regravações. Dois meses depois, a coletânea foi reconhecida pela Recording Industry Association of Japan (RIAJ) pelas vendas do álbum e receberam o certificado de 1 milhão de cópias vendidas, o álbum vendeu mais de 457.000 cópias na primeira semana de vendas e ficando em várias semanas no top 10 de vendas de álbuns. É também considerado o 2º melhor álbum do ano de 2010 pela Oricon.

Em novembro e dezembro, foi realizada a turnê arena Ikimonogakari no Minasan, Konnitour!! 2010 - Nandemo Arena!!! - (いきものがかりの みなさん、こんにつあー!! 2010 ~なんでもアリーナ!!!~?). O show foi lançado em dvd e blu-ray no dia 27 de abril de 2011.

No final de 2010, anunciaram uma pausa nas atividades. O período de hiato não passou de um semestre e o grupo retornou as atividades no mês de julho.

A música "Arigatou" ganhou um grande destaque pelo videoclipe ser um dos primeiros em 3D.[1] O clipe foi indicado para o MTV Video Music Aid Japan 2011, com três indicações, e, no dia 02 de julho, a banda ganhou o prêmio de Melhor Clipe Pop.

Newtral (2011-2012)[editar | editar código-fonte]

No final de março de 2011, em seu site oficial, a banda confirmou a nova música chamada "NEW WORLD MUSIC" para um programa japonês. Poderia se tornar o primeiro single depois do DVD e da coletânea. Em junho, confirmam no site o seu 20º single, o duplo A-side "Warattetainda/New World Music" (笑ってたいんだ/NEW WORLD MUSIC?).

Em outubro, a banda anunciou mais duas novidades: o single "Aruite Ikou" (歩いていこう?), lançado em novembro, e o DVD e Blu-ray live da turnê de julho Ikimono Matsuri 2011 Donata Summer mo Tanoshimima Show!!! ~Yokohama Stadium~ (いきものまつり2011 どなたサマーも楽しみまSHOW!!!〜横浜スタジアム〜?), lançado em dezembro.[2]

No final de dezembro, anunciam o single intitulado "Itsu Datte Bokura Wa" (いつだって僕らは?), que foi o primeiro A-side escrito por Hotaka Yamashita, lançado em 18 de janeiro. No primeiro dia de 2012, foi anunciado o quinto álbum Newtral que foi lançado em 29 de fevereiro, com a turnê do álbum "Ikimono Gakari no Minasan Konnitour!! 2012 -NEWTRAL-" (いきものがかりの みなさん、こんにつあー!! 2012 ~NEWTRAL~?) (que foi entre abril e novembro do mesmo ano).

Balladon (2012-2013)[editar | editar código-fonte]

Em março de 2012, foi anunciado o single Haru Uta (ハルウタ?), lançado no dia 25 de Abril. No mesmo mês, a banda foi convidada a cantar o tema das transmissões no Japão dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 pela NHK, a canção se chama "Kaze ga Fuiteiru" (風が吹いている?), lançada no Japão em 18 de Julho.

Durante as realizações das Olimpíadas, o grupo visitou Londres, onde puderam conhecer a cidade, apoiar os atletas japoneses em alguns jogos e gravaram uma versão acústica inédita da canção-tema com músicos ingleses, lançada no fim daquele ano no álbum de baladas Balladon (バラー丼?) em que foram incluídas as músicas românticas de "Sakura" à "Kaze ga Fuiteiru". A partir de novembro foi liberado apenas para o iTunes japonês vários títulos da Sony Japão, incluindo as várias canções da banda já lançadas pelo selo.

I (2013-2014)[editar | editar código-fonte]

Em março de 2013, foi lançado o DVD e Blu-ray da turnê Ikimono-gakari no Minasan Konnitour!! 2012 -NEWTRAL- (いきものがかりの みなさん、こんにつあー!! 2012 ~NEWTRAL~?). A partir deste, a edição limitada dos DVD e Blu-rays passa a vir com o CD áudio do show e mais duas canções foram lançadas: a canção romântica e agitada "1 2 3 ~Koi ga Hajimaru~" (1 2 3 ~恋がはじまる?), no começo de junho, e depois foi "Egao" (笑顔?), em julho, música-tema do filme de Pokémon. No final do mesmo mês, eles lançam o sexto álbum chamado I e, em setembro, houve a turnê nacional do álbum passando por 25 shows. Em dezembro relançam o primeiro DVD de videoclipes em Blu-ray com o nome Kaette Kita Tottemo Eezou (帰ってきたとってもええぞう?) e lançaram o segundo DVD e Blu-ray de videoclipes Tottemo eezou 2 (とってもええぞう2?), dos clipes de 2009 até 2012.

O quinto DVD e Blu-ray foi o primeiro lançamento, em março de 2014, dos 15 anos de formação da banda. A turnê Ikimono-gakari no Minasan, Konnitour!! 2013 ~I~ (いきものがかりの みなさん、こんにつあー!! 2013 ~ I ~?), foi realizada em setembro, simultaneamente com o livro "I no Hon" (I のほん?) que contém os bastidores da turnê em reportagens e fotos. Participaram do álbum comemorativo do aniversário da banda Dreams Come True, com a canção "Mirai Yosouzu II" (未来予想図II?), que foi lançado como single digital apenas no iTunes japonês.[3]

Fun! Fun! Fanfare! (2014-2015)[editar | editar código-fonte]

A canção "Niji" (?), que foi lançado em um comercial no começo de 2014, foi apenas divulgada em formato digital naquela época foi lançada como B-side para o single "Love Song wa Tomaranai yo" (ラブソングはとまらないよ?), no mês de julho. Em agosto, anunciaram o quinto duplo A-side "Netsujou no Spectrum/Namida ga Kieru Nara" (熱情のスペクトラム/涙がきえるなら?) , lançado em outubro.[4] Em novembro, lançam o single "Golden Girl" e, em dezembro, o 7º (sétimo) álbum de estúdio Fun! Fun! Fanfare!. A turnê do álbum iniciou em março de 2015 e durou até julho, num total de 26 apresentações e mobilizando mais de 25 milhões de pessoas.

Chou Ikimonobakari (2015-2016)[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2015, a banda lançou o 30º (trigésimo) single foi a canção "Anata" (あなた?). Em novembro, foi lançado o single duplo A-side "Love to Peace!/Mudai -Tooku e-" (ラブとピース!/夢題~遠くへ~?)[5] e, em dezembro, lançou o DVD e Blu-ray da turnê Ikimonogakari no Minasan, Konnitour !! 2015 -Fun! Fun! Fanfare!- (いきものがかりの みなさん、こんにつあー!! 2015 ~FUN! FUN! FANFARE!~?).

O ano de 2016 é marcado pelo aniversário dos 10 anos da estréia da banda com o single "Sakura" e, no show em que fizeram no lançamento do último single, anunciaram uma nova coletânea em comemoração, no dia 15 de março: Chou Ikimonobakari Tennen Kinen Members Best Selection (超いきものばかり~てんねん記念メンバーズBESTセレクション~?), trazendo os sucessos escolhidos pela banda, músicas inéditas e regravações nos 3 (três) CDs da edição regular e um disco bônus na edição limitada com as b-sides.

Em agosto, foi lançado o single "Last Scene/Bokurano Yume" (ラストシーン/ぼくらのゆめ?) e depois foi realizado o show especial "Chou Ikimono Matsuri 2016 Jimoto de Show!! -Ebina Desho!!!-/-Atsugi Desho!!!-" (超いきものまつり2016 地元でSHOW!! 〜海老名でしょー!!!〜 / 〜厚木でしょー!!!〜?) ao ar livre em agosto e setembro, respectivamente, em Ebina e em Atsugi, em duas apresentações em cada cidade, tendo o lançamento simultâneo de dois títulos de DVD e Blu-ray em 09 de dezembro.

Período de pastagem e volta. (2017-2018)[editar | editar código-fonte]

No dia 05 de janeiro de 2017, terminando a marca dos comemorativos dos dez anos, a banda por meio do site oficial postaram um comunicado intitulado 'Declaração de pastagem' pelo qual anunciaram a pausa de suas atividades como grupo e vão focar em atividades solo e o período de descanso será indeterminado, mas não confirmam um fim, pois querem voltar mais maduros e melhores para seus fãs.[6] Durante as atividades suspensas, Mizuno continuou seu trabalho como compositor fornecendo música para diversos artistas e Yoshioka lançou seu primeiro trabalho solo, o álbum de regravações chamado Utairo (うたいろ?).[7]

No dia 02 de novembro de 2018, foi anunciado em um programa de rádio o retorno de suas atividades como grupo, além da nova turnê do fã clube a partir da primavera de 2019[8].(De março a maio no total de 15 apresentações.) Os membros do fã clube receberam um CD com a canção "Taiyou" (太陽?) que foi escrito e composto pelo três membros do grupo, e posteriormente foi lançado em formato digital no aniversário de estreia (15 de março de 2019)[9].

We Do - 20º Aniversário de Formação (2019-2020)[editar | editar código-fonte]

Realizaram sua volta na televisão na 69º edição do NHK Kōhaku Uta Gassen e após a virada do ano no dia 1º de janeiro lançam a canção "We Do" que foi a primeira depois da volta do hiatos. Mais duas canções foram liberadas em formato digital, no 1º de abril foi lançado a canção "Sing!"[10] e depois dia 12 de abril foi lançado a canção "Identity" (アイデンティティ?)[11].

Em outubro foi anunciado uma nova turnê nacional após 5 anos da ultima realizada, com o título Ikimonogakari no Minasan, Konnitour!! 2020 ~Kessei 20 Shunen Dayo!! WE DO!!!~ (いきものがかりの みなさん、こんにつあー!! 2020~結成20周年だよ!! WE DO!!!~?) que seria realizado de abril a junho[12][13] e também posteriormente a turnê arena Ikimonogakari no Minasan, Konnitour!! 2020 ~Kessei 20 Shunen Dayo!! WE DO!!!~ (いきものがかりの みなさん、こんにつあー!! 2020~結成20周年だよ!! WE DO!!!~?) que seria realizado em setembro a novembro[14][15], mas devido a condições da pandemia foram adiadas e posteriormente canceladas.[16]

Em 02 de novembro foi liberado a canção "Star Light Journey"[17], e no outro dia comemoraram os 20 anos de formação do grupo com novidades, e dentre elas um novo álbum: We Do que foi lançado em 25 de dezembro.[14]

Who? - 15 Anos do Debut (2020-2021)[editar | editar código-fonte]

O ano de 2020 foi pouco movimentado, em abril lançaram a canção "Ikiru" (生きる?).[18] No mês de agosto se iniciou com o anuncio de casório da vocalista Kiyoe Yoshioka[19], o lançamento da canção "Kirakira ni Hikaru" (きらきらにひかる?).[20] e a liberação dos vídeoclipes em seu canal oficial no YouTube.[21]

Em razão da situação da época de cancelamentos das apresentações eles resolveram realizar o festival online "BS Ikimonogakari Digital Fes" nas comemorações dos 20 anos da formação da banda e também pelos 20 anos do canal BS FujiTV onde eles apresentam regularmente o programa "BS Ikimonogakari".[22]

No final de novembro anunciaram um novo single para fevereiro de 2021, a canção "Baku" tema da oitava temporada do anime Boruto, que teve sua pré liberação da faixa principal e vídeo musical em janeiro.[23] O single contou com as duas aberturas do anime Naruto Shippuden remasterizadas e a versão remix de "Blue Bird" produzida pelo DJ americano Slushii.[24][25][26]

Mas as surpresas não pararam pelo anuncio de um novo álbum chamado Who? que até o momento é o menor da carreira em faixas contando com apenas 9 canções (sem contar os mini-álbuns da fase independente).[27] Em abril foi lançado o curta "Stardust Children" que foi inspirado na canção "Kirakira ni Hikaru" de 2020 para abertura do festival online "Short Shorts Film Festival & Asia 2021", o filme foi dirigido pelo experiente diretor Eiji Uchida.[28]

No mês de maio foi lançada a canção "Kyou Kara, Koko Kara" (今日から、ここから?) com a participação colaborativa do produtor Kameda Seiji, tendo seu lançamento no evento "Hibiya Music Festival" também realizado por Kameda.[29]  

Saída de Yamashita (2021-atualmente)[editar | editar código-fonte]

Foi anunciada no inicio de junho a saída do gaitista Hotaka Yamashita da banda, o membro permaneceu até o fim do verão japonês, tendo sua última participação em turnê nos dias 10 e 11 de junho na Yokohama Arena em Kanagawa onde foi realizado o Ikimonogakari no Minasan, Konni Tour!! THE LIVE 2021!!! (いきものがかりの みなさん、こんにつあー!! THE LIVE 2021!!!?) com a presença limitada de público após vários adiamentos e com lançamento do show e documentário em DVD e Bluray em novembro.[30]

Em julho tiveram sua primeira participação fora do Japão, no evento "Bilili Macro Link 2021" realizado em Xangai na China, a aparição da banda foi remota, foi gravado no Japão e exibido simultaneamente no local do evento. Foi lançado a versão remix de "Baku" produzida pelo produtor de musica eletrônica e cantor chinês CORSAK.[26] Já em setembro participaram do conhecido canal japonês do YouTube THE FIRST TAKE com duas apresentações acústicas.

Membros[editar | editar código-fonte]

Membros Principais[editar | editar código-fonte]

  • Yoshiki Mizuno (水野良樹?) - Nasceu em 17 de dezembro de 1982 - Lider da banda/Guitarra/Backing Vocal (1999–presente)

Nascido em Hamamatsu, na província de Shizuoka, mudou-se aos 5 (cinco) anos para Ebina, na província de Kanagawa. Desde agosto de 2013, ele é casado com uma mulher anônima da mídia japonesa. Ele é o que mais contribui para as composições da banda. Além da banda ele também já compôs para diversos outros artistas e programas, e criou o projeto de colaborações HIROBA com produtores e artistas.[31]

  • Kiyoe Yoshioka (吉岡聖恵?) - Nasceu em 29 de fevereiro de 1984 - Vocal/Pandeireta/Pandeiro (1999–presente)

Nascida em Shizuoka, muda-se aos 5 (cinco) anos para Atsugi na província de Kanagawa. Seu irmão era colega de Yamashita e Mizuno. Desde agosto de 2020 é casada com um homem anônimo da mídia japonesa.[19] Com poucas participações nas composições teve seu trabalho gravado desde o segundo álbum Life Album com as canções "Tsuki to Atashi to Reizouko" (月とあたしと冷蔵庫?) e "Chikoku Shichau yo" (ちこくしちゃうよ?), além dos singles "Kimi ga Iru" (キミがいる?) e "Golden Girl". Durante hiato lançou seu primeiro álbum solo de regravações Utairo (うたいろ?) em outubro de 2018.[7] Dentre os destaques do álbum está a canção "World In Union" que é tema oficial da Copa do Mundo de Rugby Union de 2019 realizado no Japão.[32] Em 2021 irá lançar seu primeiro trabalho solo "Massara" em dezembro.[33]

Membros Antigos[editar | editar código-fonte]

  • Hotaka Yamashita (山下穂尊?) - Nasceu em 27 de agosto de 1982 - Violão/Gaita/Harmônica (1999–2021)

Nascido em Ebina, na província de Kanagawa. Participa de várias composições da banda, mas entre os singles estão: "Itsu Datte Bokura Wa" (いつだって僕らは?) e Haru Uta (ハルウタ?). Permaneceu na banda até o final de julho de 2021, a decisão de sair do grupo foi devido a diversos fatores desde a última parada em 2017, seus sentimentos em relação a música e a banda se distânciaram diferente dos outros dois membros.[30]

Membros de Apoio[editar | editar código-fonte]

  • Akimitsu Honma (本間昭光?) - Nasceu em 19 dezembro de 1964 - teclado/Mestre da banda.
  • Naoki Hayashibe (林部直樹?) - Nasceu em 29 de julho de 1965 - Guitarra.
  • Takashi Adachi (安達貴史?) - Nasceu em 29 de dezembro de 1982 - Baixo.
  • Tomu Tamada (玉田豊夢?) - Nasceu em 23 de junho de 1975 - bateria
  • Kenmei Adachi (足立賢明?) - Nasceu em 17 de junho de 1970 - Manipulator/Roadie

Discografia[editar | editar código-fonte]

Artigo Principal: Discografia de Ikimono-gakari

Indies

  • 2003: Makoto ni Senetsu Nagara First Album o Koshirae Mashita... (誠に僭越ながらファーストアルバムを拵えました・・・?)
  • 2004: Shichishoku Konnyaku (七色こんにゃく?)
  • 2005: Jinsei Sugoroku Dabe. (人生すごろくだべ。?)

Álbuns de estúdio

  • 2007: Sakura Saku Machi Monogatari (桜咲く街物語?)
  • 2008: Life Album (ライフアルバム?)
  • 2008: My Song Your Song
  • 2009: Hajimari no Uta (ハジマリノウタ?)
  • 2012: Newtral
  • 2013: I
  • 2014: Fun! Fun! Fanfare!
  • 2019: We Do
  • 2021: Who?

Best Álbuns

  • 2010: Ikimonobakari - Member's Best Selection (いきものばかり~メンバーズBESTセレクション~?)
  • 2012: Balladon (バラー丼?)
  • 2016: Chou Ikimonobakari - Tennen Kinen Members Best Selection (超いきものばかり~てんねん記念メンバーズBESTセレクション~?)

Videografia[editar | editar código-fonte]

Videoclipes

  • 2009: Tottemo eezou (とってもええぞう?)
  • 2013: Kaette Kita Tottemo Eezou (帰ってきたとってもええぞう?)
  • 2013: Tottemo eezou 2 (とってもええぞう2?)

Shows Ao Vivo

  • 2011: Ikimonogakari no Minasan, Konnitour!! 2010 - Nandemo Arena!!! (いきものがかりの みなさん、こんにつあー!! 2010 ~なんでもアリーナ!!!~?)
  • 2011: Ikimono Matsuri 2011 Donata Summer mo Tanoshimima Show!!! ~Yokohama Stadium~ (いきものまつり2011 どなたサマーも楽しみまSHOW!!!〜横浜スタジアム〜?)
  • 2013: Ikimonogakari no Minasan, Konnitour!! 2012 ~Newtral~ (いきものがかりの みなさん、こんにつあー!! 2012 ~NEWTRAL~?)
  • 2014: Ikimonogakari no Minasan, Konnitour!! 2013 ~I~ (いきものがかりの みなさん、こんにつあー!! 2013 ~ I ~?)
  • 2015: Ikimonogakari no Minasan, Konnitour !! 2015 -Fun! Fun! Fanfare!- (いきものがかりの みなさん、こんにつあー!! 2015 ~FUN! FUN! FANFARE!~?)
  • 2016: Chou Ikimono Matsuri 2016 Jimoto de Show!! -Ebina Desho!!!- (超いきものまつり2016 地元でSHOW!!~海老名でしょー!!!~?)
  • 2016: Chou Ikimono Matsuri 2016 Jimoto de Show!! -Atsugi Desho!!!- (超いきものまつり2016 地元でSHOW!!~厚木でしょー!!!~?)
  • 2021: Ikimonogakari no Minasan, Konni Tour!! THE LIVE 2021!!! (いきものがかりの みなさん、こんにつあー!! THE LIVE 2021!!!?)

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeação Resultado Ref.
2007 21th Japan Gold Disc Award Os 10 melhores Novos Artistas Ikimono-gakari Venceu [34]
2008 MTV Student Voice Awards 2008 Melhor Grupo Venceu [35][36]
2009 Best Hits Kayosai 2009 Grand Prix/Gold Award Indicado
MTV Video Music Awards Japan 2009 Melhor Video Pop "Kimagure Romantic" Indicado
MTV Student Voice Awards 2009 Melhor Party Karaoke Venceu [37]
51st Japan Record Awards Japan Record Awards "YELL" Indicado
42° Japan Cable Awards Wired Music Prize Indicado
2010 MTV World Stage VMAJ 2010 Melhor Video Pop Indicado
SPACE SHOWER Music Video Awards 2010 Melhor Coreografia em Clipe "Joyful" Indicado [38]
52st Japan Record Awards Álbum do Ano Hajimari no Uta Venceu
52nd Japan Record Award "Arigatou" Indicado
2011 SPACE SHOWER Music Video Awards 2011 Melhor Video de Grupo Indicado
MTV Video Music Aid Japan 2011 Melhor Video de Grupo Indicado
Melhor Video Pop Venceu
Melhor Canção de Karaoke! Indicado
53th Japan Record Awards Japan Record Award "Warattetainda" Indicado
2012 26ª Japan Gold Disc Awards Álbum do Ano - Doméstico Ikimonobakari - Member's Best Selection Venceu [39]
Melhor Álbum – Doméstico Venceu [39]
MTV Video Music Awards Japan 2012 Melhor Vídeo de Grupo "Itsudatte Bokura wa" Indicado [40]
Melhor Vídeo de Pop Indicado [40]
54th Japan Record Awards Japan Record Award "Kaze ga Fuiteiru" Indicado
iTunes Best of 2012 Melhor Canção Venceu [41]
2013 55th Japan Record Award Japan Record Award "Egao" Indicado
2014 MTV Video Music Awards Japan 2014 Melhor Vídeo de Grupo Indicado
56th Japan Record Award Japan Record Award "Netsujou no Spectrum" Indicado
2016 58th Japan Record Award Japan Record Award "Last Scene" Indicado
2017 SPACE SHOWER Music Awards 2017 Melhor Grupo Pop Ikimono-gakari Indicado

Trilhas sonoras[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Informações Ref.
2006 "Sakura" Comercial NTT (DENPO115).(2006-2007)
McDonald's Japão "Sakura no Sei".(2021)
——
"Hanabi" Sétimo encerramento do anime BLEACH. ——
"Ryusei Miracle" Abertura para os primeiros 12 episódios do anime Ayakashi Ayashi. ——
2007 "Uruwashiki Hito" Comercial Aquarius Vitamin Guard's. ——
"Seishun no Tobira" Tema no Japão do filme estadunidense Monster House. ——
"Natsuzora Graffiti" Comercial Aquarius Vitamin Guard's. ——
"Seishun Line" Segunda abertura do anime Ookiku Furikabutte (Big Windup!). ——
"Akaneiro no Yakusoku" Comercial de serviços de musica online mobile au LISMO. ——
2008 "Hana wa Sakura Kimi wa Utsukushi" Comercial Sony Ericsson W61S. ——
"Kaeritakunatta yo" Tema do filme Sunadokei. ——
"Nokori Kaze" Tema do jogo para Nintendo DS Bleach: The 3rd Phantom. ——
"Blue Bird" Abertura da terceira temporada do anime Naruto: Shippuden. ——
"Planetárium" Encerramento da adaptação live action do mangá Cat Street. ——
"Kimagure Romantic" Encerramento do drama Celeb and Poor Taro. ——
2009 "Futari" Drama Boku no Imouto. ——
"Hotaru no Hikari" Abertura da quinta temporada de Naruto: Shippuden. ——
"Joyful" Comercial Glico Pocky. ——
"Nakumonka" Filme Naku Monka. ——
2010 "Nostalgia" Encerramento da adaptação live action de Toki o Kakeru Shoujo. ——
"Toki wo Kakeru Shoujo" Canção de inserção do filme de mesmo nome. ——
"Arigatou" Drama Gegege no Nyoubou. ——
"Kimi ga Iru" Drama Hotaru no Hikari 2. ——
"Ima Hashiridaseba" Comercial yoyogi zemina. ——
"Spirit" Tema Nippon Professional Baseball. ——
"Kaze to Mirai" Comercial Nissan Serena. (2010) ——
2011 "Warattetainda" Comercial Nissan Serena. (2011) ——
"New World Music" Programa de noticias Mezamashi TV. ——
"Aruite Ikou" Drama Run Away TBS. ——
2012 "Itsu Datte Bokura Wa" Comercial You Can. ——
"KISS KISS BANG BANG" Comercial chá Asahi Inryou (16cha/juuroku cha). ——
"Haru Uta" Filme Detective Conan 11th Striker (The Eleventh Striker). ——
"Kaze ga Fuiteiru" Tema de transmissão Jogos Olímpicos de Londres 2012. NHK ——
2013 "1 2 3 -Koi ga Hajimaru-" Comercial Calpis Water. ——
"Egao" Filme Pokémon o Filme: Genesect e a Lenda Revelada (Japão). ——
"My Sunshine Story" Comercial Nissan Serena. (2013) ——
2014 "Niji" Comercial Rainbow lunch pack. ——
"Love Song wa Tomaranai yo" Comercial Calpis Water. ——
"Namida ga Kieru Nara" Encerramento do noticiário NEWS23.TBS TV ——
"Netsujo no Spectrum" Primeira abertura do anime Nanatsu no Taizai (The Seven Deadly Sins). [4]
"Golden Girl" Drama Onna wa Sore wo Yurusanai/Women Won't Allow It.TBS TV ——
"Kirari" Filme live action da adaptação do mangá Ao Haru Ride. ——
"Jump" Comercial Nissan Serena. (2014) ——
2015 "One Goal" Comercial You Can.(2015) ——
"My Stage" Comercial JRA - Japan Racing Associoation.(2015) ——
"Anata" Tema da campanha 7 daysTV Kazokutte, Nanda (2015/2016)
Abertura do programa BUZZ RHYTHM.
[42][43]
"Love to Peace" Drama Isan Souzoku.TV Asahi ——
2016 "Ikou" Comercial JRA - Japan Racing Associoation.(2016) ——
"Tsubasa" Comercial SMBC - Sumitomo Mitsui Banking Corporation. (2016) ——
"Sweet! Sweet! Music!" Drama Watashi Kekkon Dekinainjanakute, Shinain Desu.TBS TV [44]
"Bokurano Yume" Comercial da bebida Sokenbicha.(Coca Cola) [45]
"Monster" Programa Nippon Nozokimi Tarou.(FUJI TV) ——
"Mudai -Tookue-" Drama Suizokukan Garu (Aquarius Girl).(NHK) ——
"Last Scene" Filme live action Shigatsu wa Kimi no Uso. ——
2019 "We Do" Comercial da multinacional japonesa de telecomunicações SoftBank.(2019) ——
"Sing!" Noticiário Mezamashi TV.(2019) [10]
"Identity" Comercial bebida Miru Miru/Miru Miru S.Yakult [11]
"Taiyou" Comercial JA Kyousai. [46]
"Star Light Journey" Reality Kojirase Mori no Bijo.(AbemaTV) [17]
"Kuchibue ni Kawaru Made" Programa "Sukkato Japan" ——
"Sayonara Seishun" Reality Produce 101 Japan ——
2020 "Try Again" Comercial U-CAN (2020).
Encerramento da "Japan Rugby Top League 2020".
——
"Kimi e no Ai wo Kotoba ni Surunda" Comercial Aso Corporation. ——
"Ikiru" Filme colaborativo do mangá "100 Nichi Go ni Shinu Wani". ——
"Kirakira ni Hikaru" Drama "Mikaiketsu no Onna" Woman Document Detectives. ——
2021 "Baku" Abertura da oitava temporada de Boruto ——
"Tsuzuku" Filme "100 Nichikan Ikita Wani" ——
"Eejanaika" Filme "Great Yokai Guardians" ——
"Chicken Song" Comercial "ABC-MART" ——

.

Referências

  1. «Ikimono Gakari goes 3D for "Arigatou"». www.tokyograph.com. Tokyograph. 4 de maio de 2010. Consultado em 11 de fevereiro de 2018 
  2. «Ikimonogakari to sing for Ichihara Hayato's upcoming drama». www.tokyohive.com (em inglês). Tokyohive. 15 de outubro de 2011. Consultado em 11 de fevereiro de 2018 
  3. «(Mirai Yosouzu II - Ikimono-gakari) iTunes - ミュージック - いきものがかり「未来予想図II - Single」» (em japonês)  Publicação=iTunes Japão , Pagina acessada em 21-04-2014
  4. a b «TVアニメ「七つの大罪」公式サイト». www.7-taizai.net (em japonês). The seaven Deadly Sins' website. Consultado em 11 de fevereiro de 2018 
  5. «(Love to Peace/Mudai Tookue - Ikimono-gakari) いきものがかりの「ラブとピース!/夢題~遠くへ~ - EP」を iTunes で» (em japonês)  Publicação=iTunes Japão , Pagina acessada em 18-03-2016
  6. «Ikimonogakari Houboku - いきものがかり放牧宣言» (em japonês). Ikimonogakari OFFICIAL SITE. Consultado em 7 de Janeiro de 2017. Arquivado do original em 5 de janeiro de 2017 
  7. a b «Ikimonogakari's Yoshioka Kiyoe reveals jacket cover for 1st solo album» (em inglês). tokyohive. 22 de Setembro de 2018. Consultado em 5 de Novembro de 2019 
  8. «Ikimonogakari to resume their activities». www.tokyohive.com (em inglês). tokyohive.com JAPAN. 2 de novembro de 2018. Consultado em 14 de abril de 2019 
  9. «Ikimonogakari Announces New Single "Taiyou".». www.jpopasia.com (em inglês). JpopAsia. Consultado em 14 de abril de 2019 
  10. a b «Ikimonogakari to release 'Mezamashi TV' theme song» (em inglês). tokyohive. 30 de Março de 2019. Consultado em 5 de Novembro de 2019 
  11. a b «Ikimonogakari receive CM tie-up with Yakult» (em inglês). tokyohive. 10 de Abril de 2019. Consultado em 5 de Novembro de 2019 
  12. «いきものがかり、5年ぶり全国ツアーで24カ所回る» (em japonês). natalie.mu. 18 de Outubro de 2019. Consultado em 5 de Novembro de 2019 
  13. «Ikimonogakari to hold first nationwide tour in 5 years» (em inglês). www.tokyohive.com. 19 de Outubro de 2019. Consultado em 5 de Novembro de 2019 
  14. a b «いきものがかり、5年ぶりアルバム「WE DO」リリース!来秋にはアリーナツアー» (em japonês). natalie.mu. 4 de Novembro de 2019. Consultado em 5 de Novembro de 2019 
  15. «Ikimonogakari to release new album 'WE DO' + hold arena tour next fall» (em inglês). www.tokyohive.com. 5 de Novembro de 2019. Consultado em 5 de Novembro de 2019 
  16. «いきものがかりの結成20周年記念ホールツアーが全公演中止に» (em japonês). natalie.mu. 22 de Novembro de 2020. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  17. a b «いきものがかり新曲、恋愛リアリティショー「こじらせ森の美女」主題歌に» (em japonês). natalie.mu. 21 de Outubro de 2019. Consultado em 5 de Novembro de 2019 
  18. «いきものがかり×「100日後に死ぬワニ」、ワニの100日間を振り返るコラボ映像» (em japonês). natalie.mu. 20 de Março de 2019. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  19. a b «いきものがかり吉岡聖恵が結婚報告「優しく真っ直ぐな心を持った方」» (em japonês). natalie.mu. 1 de Outubro de 2020. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  20. «いきものがかりミュージックビデオ全35作品、YouTubeでフル尺公開» (em japonês). natalie.mu. 20 de Agosto de 2020. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  21. «いきものがかりミュージックビデオ全35作品、YouTubeでフル尺公開» (em japonês). natalie.mu. 20 de Agosto de 2020. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  22. «いきものがかりデジタルフェスでゲストとスペシャルパフォーマンス、20周年の感謝を今できる形で伝える» (em japonês). natalie.mu. 20 de Outubro de 2020. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  23. «いきものがかりがアニメ「BORUTO」主題歌を先行配信、MVのプレミア公開も» (em japonês). natalie.mu. 14 de Janeiro de 2021. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  24. «いきものがかりニューシングルに「ブルーバード」のリミックスバージョン収録» (em japonês). natalie.mu. 7 de Dezembro de 2020. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  25. «Ikimonogakari soars again with single "BAKU", opening theme for "Boruto: Naruto Next Generations"» (em inglês). JROCK NEWS. 24 de Fevereiro de 2021. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  26. a b «Sony Music Japan lança remixes de Slushii, Corsak e James Landino para Naruto e Boruto». Wonderland in Rave. 27 de Abril de 2021. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  27. «いきものがかり、メジャーデビュー15周年迎える3月に新アルバム「WHO?」発売» (em japonês). natalie.mu. 18 de Janeiro de 2021. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  28. «"Stardust Children", SSFF & ASIA 2021 Online Venue Opening Short has started Global Streaming!» (em inglês). SHORTSHORTS. 27 de Abril de 2021. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  29. «いきものがかり×亀田誠治のコラボシングル「今日から、ここから」配信cd決定» (em japonês). natalie.mu. 13 de Maio de 2021. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  30. a b «いきものがかり山下穂尊が脱退し芸能活動引退、水野良樹&吉岡聖恵でグループ活動継続» (em japonês). natalie.mu. 2 de Junho de 2021. Consultado em 28 de Agosto de 2021 
  31. «HIROBA ヒロバ» (em japonês). HIROBA. 5 de Novembro de 2021. Consultado em 6 de Novembro de 2021 
  32. «Rugby World Cup anthem singer: Who is Kiyoe Yoshioka and what are the World In Union lyrics?» (em inglês). The US Sun. 1 de Novembro de 2019. Consultado em 6 de Novembro de 2021 
  33. «Ikimonogakari's Yoshioka Kiyoe starts her solo activities» (em inglês). Tokyohive. 20 de Outubro de 2021. Consultado em 6 de Novembro de 2021 
  34. «21th Japan Gold Disc Award» (em inglês). RIAJ. 2007. Consultado em 20 de setembro de 2015 
  35. «MTV Japan's Student Voice Awards 2008 - Vencedores» (em inglês). Yeinjee's Asian Journal. 31 de agosto de 2008. Consultado em 13 de Março de 2012 
  36. «MTV Japan's Student Voice Awards 2008 - Tokyograph» (em inglês). Tokyograph. 27 de agosto de 2008. Consultado em 13 de Março de 2012 
  37. «MTV Japan's Student Voice Awards 2009 - Vencedores». Jstation. 29 de agosto de 2009. Consultado em 13 de Março de 2012 
  38. Renan (15 de fevereiro de 2010). «SPACE SHOWER Music Video Awards 2010 - Indicados». Jstation 
  39. a b «Vencedores do Japan Gold Disc Award 2012». Jstation. 27 de janeiro de 2012. Consultado em 7 de Fevereiro de 2012 
  40. a b «News: Perfume vai apresentar o VMAJ 2012 (e lista de indicados)». Jstation. 19 de março de 2012. Consultado em 20 de Março de 2012 
  41. «iTunes Rank Anual 2012» (em japonês). Musicman.net. 14 de dezembro de 2012. Consultado em 20 de Setembro de 2015 
  42. «7daysTV» (em japonês). NTV. Consultado em 18 de Março de 2016 
  43. «BUZZ RHYTHM - NTV» (em japonês). NTV. Consultado em 18 de Março de 2016 
  44. «Watashi Kekkon» (em japonês). TBS TV. Consultado em 18 de Março de 2016 
  45. «Sokenbicha - 爽健美茶(そうけんびちゃ)» (em japonês). Sokenbicha. Consultado em 18 de Março de 2016 
  46. «いきものがかり初の共作曲「太陽」、有村架純出演JA共済CMソングに決定». natalie.mu (em japonês). natalie. 18 de abril de 2019. Consultado em 5 de novembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ikimono-gakari