Handler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um handler conduzindo um rottweiler durante evento de exposição.

Handler, além de ser o nome dado ao responsável pelo handling de uma aeronave, pode também se referir ao profissional cinófilo que cuida, prepara e apresenta cães de raça pura em eventos competitivos de shows de conformação e beleza.[1][2]

Função no meio cinófilo[editar | editar código-fonte]

O handler manipula o cão para julgamento, de modo que a postura seja perfeita quando o juiz o observar. O handler avalia as melhorias que são possíveis ao cão a fim de que mais pontos sejam ganhos nas apresentações.

Este profissional passa bastante tempo com os cães que vão competir, por isso é o responsável pelo condicionamento físico e psicológico do cão.

A preparação dada aos cães pelo handler envolve uma alimentação balanceada, com ração de qualidade adequada ao animal, além de higienização do pêlo, dentes, ouvidos e unhas. O treinamento físico é muito importante. São comuns exercícios como a natação e musculação, esteira e passeios com bicicleta. Algumas raças, como Buldogue inglês precisam ter cuidado especial na hora do treino físico.

O handler guia o cão durante o show de conformação, e seu objetivo é valorizar as qualidades do cão durante a apresentação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «HANDLER | Significado, definição em Dicionário Inglês». dictionary.cambridge.org. Consultado em 3 de janeiro de 2019 
  2. «Definition of HANDLER». www.merriam-webster.com (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]