Handley Page Aircraft Company

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde maio de 2014). Ajude e colabore com a tradução.
O imponente Handley Page.

A Handley Page Aircraft Company foi uma empresa britânica construtora de aviões civis e militares que atuou entre 1909 e 1970. A empresa construiu aviões bombardeiros durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.

No período entre Guerras e depois, ela atuou também no mercado civil de transporte aéreo, primeiro adaptando os modelo militares, e mais tarde criando modelos específicos para o transporte de passageiros.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Handley Page Atlantic em voo sem escalas entre Nova Iorque e Chicago, 1919.

Frederick Handley Page, começou seus experimentos construindo vários biplanos e monoplanos em Woolwich, Fambridge e em Barking Creek. Sua companhia, a Handley Page Aircraft Company, fundada em 17 de junho de 1909, tornou-se a primeira empresa britânica de capital aberto a construir aviões. Em 1912, a fábrica mudou-se para Cricklewood, onde tinha um aeroporto próprio, o Aeroporto de Cricklewood.

Durante a Primeira Guerra Mundial ela produziu uma série de bombardeiros pesados para a Marinha Real com a intenção de represália aos ataques dos Zeppelin à Londres. Para isso ela construiu os modelos: O/100 de 1915, o O/400 de 1918, e o quadrimotor V/1500, com autonomia para atingir Berlim, porém esse último só ficou pronto para o serviço operacional quando a guerra já havia terminado em 1918.

Nos anos que se seguiram à Guerra, a Handley Page modificou uma quantidade de O/400 para uso como avião comercial de passageiros, voando de Londres a Paris com o nome de Handley Page Transport. O seu primeiro modelo específico de avião comercial foi o W.8, uma estrutura de O/400 com soluções e melhorias usadas no V/1500. Em 1924, a Handley Page Transport se juntou a duas outras companhias regionais criando a Imperial Airways, primeiro serviço aéreo nacional do Reino Unido.

A Handley Page desenvolveu também um acessório aerodinâmico, montado à frente e sobre a asa principal melhorando o fluxo de ar em altos ângulos de ataque.[1] O acessório foi tão bem sucedido que as taxas de licença para outras companhias eram sua maior fonte de lucros no início da década de 1920.

Durante a Segunda Guerra, a Handley Page voltou a fabricar bombardeiros. Seu produto de maior sucesso então foi o quadrimotor HP.57 Halifax,[2] que se tornou o segundo bombardeiro pesado britânico mais usado, logo depois do Avro Lancaster. Apesar de melhor que o Lancaster em alguns aspectos, como taxa de sobrevivência da tripulação, o Halifax perdia em termos de performance em altitude[3] e acabou sendo usado no final da Guerra como transporte pesado e reboque de planadores.

Depois de resistir durante algum tempo às pressões do governo para que se fundisse com outras companhias, ao final da década de 60, a indústria de aviação britânica estava concentrada em apenas duas empresas: a Hawker-Siddeley e a British Aircraft Corporation.

Sem chance de competir com as gigantes em pedidos do governo ou no ramo de grandes aviões comerciais, a Handley Page fez um último esforço com o projeto do Jetstream, um pequeno turboélice comercial com capacidade para 12 a 18 passageiros.

O Jetstream no entanto, chegou muito tarde para salvar a empresa, que entrou em liquidação voluntária em março de 1970, cessando as atividades, mas só foi oficialmente extinta em 3 de junho de 2001.[4]

Produtos[editar | editar código-fonte]

Handley Page (Reading) designs

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. F. Handley Page "Developments In Aircraft Design By The Use Of Slotted Wings" FLIGHT, 22 December 1921, page 844 and page 845
  2. Buttler p102-104
  3. Buttler p129
  4. Companies House
  5. Buttler p131
  6. Buttler p132

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Barnes, C.H. Handley Page Aircraft since 1907 London:, 1987 (2nd Ed, Rev. Derek N James) ISBN 0 85177 803 8
  • Buttler, Tony. British Secret Projects: Fighters & Bombers 1935-1950. Hinckley: Midland Publishing, 2004. ISBN 1-85780-179-2.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Handley Page Aircraft Company