Hangar (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Hangar
Informação geral
Origem Porto Alegre, Rio Grande do Sul
País  Brasil
Gênero(s) Metal progressivo
Power metal
Período em atividade 1997 - atualmente
Gravadora(s) Dynamo Records (Brasil), Wacken Records (Europa/EUA) Spiritual Beast (Japão/Ásia)
Página oficial www.hangar.mus.br
Integrantes Pedro Campos
Eduardo Martinez
Cristiano Wortmann
Nando Mello
Aquiles Priester
Fábio Laguna
Ex-integrantes Felipe Trein
Michael Polchowicz
Nando Fernandes
Humberto Sobrinho
André Leite

Hangar é uma banda gaúcha de metal progressivo e power metal. O coordenador da banda é o renomado baterista Aquiles Priester, ex-baterista da banda de heavy metal Angra.

História[editar | editar código-fonte]

1997-00: Primórdios, Last Time e divulgação[editar | editar código-fonte]

A banda foi formada em novembro de 1997 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o objetivo inicial de tocar alguns covers de bandas de que todos gostavam, que eram Stratovarius, Helloween, Dream Theater, Primal Fear, Yngwie Malmsteen, Gamma Ray, Deep Purple, Pantera, Judas Priest, Ozzy Osbourne e Iron Maiden.

Nessa época, o Hangar era composto por Michael Polchowicz (vocal), Cristiano Wortmann (guitarra), Felipe Trein (baixo) e Aquiles Priester (bateria). Após vários ensaios, começaram a aparecer as primeiras ideias de composição e a primeira canção a ser composta foi "Absinth". O show de estréia do Hangar foi realizado no dia 23 de julho de 1998 na garagem Hermética em Porto Alegre, foi muito marcante para a banda, pois o público presente era bem maior do que o esperado (a banda havia anunciado em cartazes que tocaria covers de Stratovarius, Helloween, Dream Theater e Yngwie Malmsteen). A partir dessa data, a banda sentiu que poderia tentar voos mais altos e começou a compor as canções que mais tarde fariam parte do seu álbum de estreia. Os bons resultados dos shows que tinham realizado logo se espalharam, além dos ótimos comentários da crítica especializada.

Com uma carreira fulminante e logo descoberta pelos amantes do peso em Porto Alegre, o grupo com apenas um ano de vida já estava abrindo o show do Angra em novembro de 1998, no qual a banda teve a participação especial de Gustavo Capitâni no baixo, pois Felipe havia deixado a banda pois estava casado, trabalhando, estudando e com filho pequeno na época, com isso ele não tinha tempo para se dedicar ao seu instrumento e a banda.

Gustavo Capitâni depois do show com o Angra decide sair da banda pois não queria ensaiar nos finais de semana o dia inteiro.

Com esta oportunidade de abrir para o Angra, o Hangar se firmou como a grande revelação do heavy metal do sul do Brasil em 1998. A partir desse show, o grupo sentiu a necessidade de registrar suas composições em CD, que foi gravado no Acit Studio B em Porto Alegre entre novembro de 1998 até março de 1999, Last Time então é lançado em maio de 99. O álbum foi lançado de forma totalmente independente com apenas mil cópias. A mixagem foi feita pela banda e por Marcelo Castilhos.

O atual baixista Nando Mello só entrou na banda após a gravação do álbum, sendo que todos os baixos foram gravados pelo guitarrista na época, Cristiano.

Durante todo o ano de 1999 o álbum Last Time foi divulgado nas principais revistas de heavy metal do Brasil, sendo que as resenhas do álbum foram muito positivas e trouxeram resultados imediatos nas vendas. O primeiro show da turnê do Last Time foi realizado dia 5 de junho no Bar Fim em Porto Alegre. Nando Mello fez sua estreia neste show, o público foi de 450 pessoas.

A banda também tocou pelo interior do Rio Grande do Sul e em outubro de 1999 fez um show no lendário Bar Black Jack em São Paulo. No final daquele ano, a banda sofreu nova alteração com a saída do guitarrista Cristiano Wortmann, por diferenças musicais. No seu lugar, após vários testes com outros guitarristas da capital gaúcha, entrou Eduardo Martinez, vindo da extinta banda Panic, que durante a década de 1990 teve grande importância no cenário thrash brasileiro.

O último show de Cristiano foi dia 14 de novembro de 1999 no Clube Tiradentes na cidade de Charqueadas no Rio Grande do Sul.

O baterista da banda, Aquiles Priester, acompanhou ao vivo o Tritone, projeto paralelo de Frank Solari, Eduardo Ardanuy (Dr. Sin) e Sérgio Buss (solo, Steve Vai), e foi convidado para gravar o álbum Nomad do ex-vocalista do Iron Maiden Paul Di'Anno. O álbum foi lançado em maio de 2000 seguido de uma turnê nacional na qual o Hangar fez a abertura do show em Porto Alegre dia 17 de maio no Bar Opinião, obtendo uma grande receptividade do público. Esse show foi a estreia de Eduardo Martinez.

Destaque para o último show da turnê, na primeira edição do Brasil Metal Union Festival, realizado dia 16 de dezembro de 2000 na Led Slay em São Paulo. Nesse dia tocaram também; Eterna, Dark Avenger e Tuatha de Danann.

2001-02: Inside Your Soul[editar | editar código-fonte]

A maior novidade de 2001 aconteceu em março, quando Aquiles Priester foi confirmado como novo baterista do Angra,[1] maior representante do heavy metal melódico brasileiro em todo o mundo. Em sua passagem pelo Angra, Aquiles gravou três álbuns de estúdio com a banda, e um DVD, além de sair em turnê mundial três vezes e participar de diversos programas televisivos de grande visibilidade no Brasil.

Uma curiosidade, na época dos testes para entrar no Angra, Aquiles conheceu o vocalista Humberto Sobrinho da banda amazonense Glory Opera, que também estava fazendo as audições, 8 anos depois, Humberto estava no Hangar.

No início do mês de agosto de 2001, o sucessor de Last Time é lançado sob o título Inside Your Soul.[2] O álbum foi gravado em São Paulo no Creative Sound Studio, sendo lançado pelas gravadoras Die Hard Records e Rock Brigade Records. A produção foi feita por Aquiles Priester, Philip Colodetti, Glenn Zolotar e Ricardo Nagata. A mixagem foi feita por Aquiles Priester e Philip Colodetti.

As novidades deste álbum estão nos elementos sonoros que o novo guitarrista Eduardo Martinez trouxe para as novas composições, além da banda estar incluindo alguns arranjos de teclado compostos e executados pelo tecladista Fábio Laguna (Victoria). O álbum também conta com uma trilogia musical (The Massacre) que fala do descobrimento e do processo de colonização do Brasil. No geral, o álbum é muito mais pesado, rápido e bem trabalhado do que Last Time.

O álbum tem também participações do renomado guitarrista brasileiro Eduardo Ardanuy (Dr Sin) fazendo os solos na canção The Masacre Tilogy Part III - Five Hundred's Enough e do vocalista brasileiro Ronaldo Simolla (Delpht) fazendo os backing vocals na canção Living in Trouble - Part I and Part II.

Neste mesmo ano, o Hangar também participa do projeto William Shakespeare's Hamlet Project do selo Die Hard de São Paulo. O projeto reuniu algumas das principais bandas de heavy metal e hard rock do Brasil interpretando letras da famosa obra em composições inéditas escritas pelas bandas. A participação do Hangar ocorreu com a faixa "Hidden by Shadows" e Michael Polchowicz ainda colaborou com vocais na operística "To Be".

A turnê começa dia 14 de setembro de 2001 no Bar Opinião em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, este show foi o primeiro com o tecladista Fábio Laguna.

Os destaques são os dois primeiros shows da turnnê, em que a banda faz a abertura para o Savatage em setembro, um em Porto Alegre e a outro em São Paulo.

2003-06: Diminuição no ritmo das atividades e mudança de vocalista[editar | editar código-fonte]

Por conta da entrada de Aquiles Priester no Angra e ele morar em São Paulo desde 2001, a banda faz poucos shows entre 2002 e 2005. Mas o baterista começa a escrever as letras para o próximo álbum desde 2002. A intenção era lançar o sucessor de Inside Your Soul por volta de 2004, mas por problemas de agenda o álbum foi lançado 3 anos mais tarde.

Em fevereiro de 2002, Fábio Laguna se torna integrante efetivo do Hangar. Já em julho do mesmo ano, a banda se reúne em Porto Alegre para compor e gravar a demo da canção "Forever Will Be" (que mais tarde se tornaria a faixa bônus Your Skin And Bones do seguinte álbum). A banda não pôde dar seguimento às novas composições devido à extensa turnê do Angra, que se prolongou por todo aquele ano.

Em fevereiro de 2003, o Hangar apresentou-se pela segunda vez no BMU (Brasil Metal Union), contando com a participação do vocalista do Angra, Edu Falaschi, na canção "To Tame a Land". Nesse Festival também se apresentaram as bandas, Tuatha De Danann, Fates Prophecy, Symbols, Steel Warrior, Monster, Sagga, Drowned, Antidemon, Dragonheart e Glory Opera

No mesmo mês, a banda realizou a primeira turnê no Nordeste do Brasil, passando por sete das principais capitais da região em shows que contaram com um número expressivo de fãs. Na Rádio Cidade, de Recife, a canção "To Tame a Land" conquistou o primeiro lugar em número de execuções do ano de 2002, de acordo com a escolha da audiência geral da rádio, incluindo todos os estilos de música executados pela rádio. Em julho, a banda se reuniu novamente para realizar mais dois shows no Rio Grande do Sul, um em Porto Alegre e outro em Caxias do Sul.

Em janeiro de 2004, Martinez e Fábio se reuniram para começar a arranjar as canções pré-selecionadas pela banda. A terceira etapa ocorreu durante o período do carnaval, no mês seguinte, quando Aquiles, Fábio e Martinez se reuniram para finalizar os arranjos e gravar a primeira demo.

No segundo semestre de 2004, a banda faz alguns shows em São Paulo e Nordeste e começou a tocar as canções novas do vindouro álbum.

Em janeiro de 2005, a banda finalizou os arranjos das seis canções que integrariam a nova demo, que seria apresentada para gravadoras de todo o mundo em busca de novos contratos mundiais. No primeiro semestre daquele ano, o vocalista Michael Polchowicz deixou a banda, uma vez que o direcionamento do novo material era completamente diferente de tudo que a banda já tinha feito e ambas as partes entraram num acordo que isso seria melhor para todos.[3] Cerca de 1 ano depois entra em seu lugar o renomado vocalista do Cavalo Vapor, Nando Fernandes. Sua estreia ocorreu em setembro de 2006, na Expomusic, em São Paulo, ocasião em que participou de três show cases que foram marcados por muita energia. Nando se incorporou rapidamente ao espírito da música da banda e o poder de sua grande voz trouxe outra dimensão para a maioria das novas canções.

O último show com Michael foi dia 17 de julho de 2004, na cidade de Caruaru, em Pernambuco.

Paralelo a tudo isso, em dezembro de 2005 é criado o projeto instrumental experimental de metal progressivo nominado Freakeys, formado por Fábio Laguna, Aquiles Priester, Eduardo Martinez e Felipe Andreoli. O álbum sai em agosto de 2008, foi mixado no Mr. Som Studio por Heros Trench, Fábio Laguna e Aquiles Priester. Todas as 10 canções do álbum foram compostas por Fábio Laguna, que também fez a produção, e a gravadora foi a Voice Music. Foi masterizado no House Of Audio Studios, Alemanha por Jürgen Lusky. A banda executa algumas canções deste álbum em Workshops desde então. A banda tocou pela primeira vez ao vivo na Expo Music em São Paulo em setembro de 2006.

2007-2008: The Reason Of Your Conviction[editar | editar código-fonte]

No fim de 2007 finalmente é finalizado o terceiro álbum da banda, The Reason Of Your Conviction,[4] cuja história se passa na mente de um serial killer, desde o seu primeiro assassinato. O álbum foi gravado no estúdio Mr. Som Studio, em São Paulo, durante o segundo semestre de 2006, e mixado e masterizado por Tommy Newton no estúdio Area 51 Recording Studios, em Celle, Alemanha. Além das canções inéditas, o álbum trouxe ainda um cover para Breaking All The Rules, de Peter Frampton. O álbum tem participações de Arnaldo Antunes e Antoniela Canto nas narrações e Vitor Rodrigues (vocalista do Torture Squad) nos backings vocals na faixa Hastiness. A primeira prensagem do álbum acompanhava um DVD bonus, com videoclipe e making of. Esse DVD é item raro nos dias de hoje.

É gravado o primeiro videoclipe da banda, a canção escolhida foi Call Me in The Name Of Death os diretores foram Carina Zaratin e Fred Ouro Preto.

A turnê do TROYC começa oficialmente em 24 de novembro de 2007 no Casarão Rockfest no Rio de Janeiro e termina dia 20 de dezembro de 2008 no Canecão no Rio de Janeiro. Nessa turnê a banda faz seu primeiro show internacional, realizado no Paraguai em 21 de dezembro de 2007. Nessa turnê a banda tocou todas as músicas do TROYC.

Uma curiosidade, de julho até setembro de 2007, Aquiles e Laguna fizeram alguns shows com a banda Almah de Edu Falaschi.

Em 2008, o Hangar abriu para o Dream Theater, em show realizado no estacionamento da casa paulista Credicard Hall. No mesmo período, também iniciou uma série de shows pelo Brasil e pela América Latina. Além disso, Aquiles Priester, que ainda era baterista do Angra (paralelamente ao Hangar), anunciou seu desligamento da mesma, para se dedicar integralmente ao Hangar. Segundo declarações dadas por ele à época em revistas especializadas, divergências com o empresário do Angra, Antonio Pirani, e com integrantes da mesma pesaram em sua decisão.

Destaque também para a primeira participação da banda na Virada Cultural realizando o show em São Bernardo do Campo em São Paulo, em maio, e também o show dia 17 de julho de 2008 no Anime Friends em São Paulo. Também foram feitos shows de abertura para Queensrÿche em Belo Horizonte e Sepultura no decorrer do ano. A banda participa do Programa Show Livre e All TV, onde faz um de seus primeiros shows acústico em março, o primeiro show acústico aconteceu dia 27 de fevereiro na FNAC em São Paulo.

A turnê é um sucesso e passa por diversas regiões de todo o Brasil, elevando a banda a um nível acima, definitivamente deixam o mundo metal underground para se tornar uma banda de porte grande.

A turnê se encerra com chave de ouro, os últimos 6 shows são feitos junto com a banda solo do renomado vocalista brasileiro Andre Matos (ex-Angra, Viper, Shaman e Symfonia).

Foi gravado também um DVD com 2 shows, um elétrico e um acústico em maio de 2008 no Centro Cultural em São Paulo, mas infelizmente o DVD é engavetado devido a saída do vocalista Nando Fernandes.

A faixa The Reason of your Conviction pode ser ouvida na Jukebox do jogo MMORPG Cabal.

Last Time Was Just the Beginning[editar | editar código-fonte]

Em 2008 a banda decide relançar o álbum Last Time, com o nome Last Time Was Just the Beginning. Como o Last Time foi feito de maneira independente na época e lançadas poucas cópias, muitos fãs queriam comprá-lo. O álbum vem com duas bônus: a regravação da canção Angel Of The Stereo, agora com teclados e novos arranjos e um cover do Journey da canção Ask The Lonely. O CD também traz um DVD bônus que conta a história da banda, vídeos de ensaios e mostra a pré-produção do álbum The Reason Of Your Conviction até 2005 quando Michael Polchowicz ainda fazia parte da banda.

2009-10: Saída de Nando Fernandes, seleção de novo vocalista e Infallible[editar | editar código-fonte]

Em 11 de janeiro de 2009, Nando Fernandes anuncia em seu blog seu desligamento da banda, alegando uma grande incompatibilidade de relacionamento entre ele e alguns integrantes da banda, seu último show foi dia 20 de dezembro de 2008 no Canecão no Rio de Janeiro.

Foram mais de 150 interessados na vaga, sendo que 30 deles foram testados pela banda. Ao final desse trabalho, a escolha recaiu sobre Humberto Sobrinho, conhecido por seu trabalho na banda amazonense Glory Opera. Com o novo vocalista escolhido, a banda se recolheu na cidade de Tatuí (SP), onde foi feito o processo de composição e gravação das canções do novo álbum da banda, Infallible.[5]

A edição brasileira do álbum traz como faixa bônus a canção "Mais uma Vez", gravada anteriormente por 14 Bis e Renato Russo. O álbum foi inteiramente gravado em Tatuí, no estúdio Ninho Das Águias, entre março e maio de 2009, com exceção das baterias, gravadas em Florianópolis.[6] A produção foi feita por Aquiles e Adair Daufembach. A mixagem e a masterização do lançamento foram mais uma vez realizadas por Tommy Newton no estúdio Area 51, em Celle, na Alemanha. O álbum é lançado oficialmente em agosto.

O álbum tem participações especiais da banda brasileira Roupa Nova fazendo os vocais na canção Mais Uma Vez e de Sam Santiago na percussão da mesma faixa. Participam também a vocalista gaúcha Stefanie Schirmbeck (Holiness) fazendo os backing vocals e participando do videoclipe de Dreaming Of Black Waves, o engenheiro de som brasileiro Adair Daufembach, tocando o primeiro solo nas canções The Garden e Mais Uma Vez, e Theo Vieira fazendo os backing vocals em Time To Forget.

A estréia oficial de Humberto Sobrinho acontece na Virada Cultural dia 17 de maio na cidade de Caraguatatuba/SP. O público foi de cerca de 8 mil pessoas.

Vale ressaltar também que, no dia 2 de feveiro de 2009, a banda fez um show especial no Auditório Mix Music Hall em São Paulo. Para este show foram convidados os vocalistas, Humberto Sobrinho (Glory Opera), Leandro Caçoilo (Soulspell) e Ricardo Bocci (ex-Viper).

A turnê começa oficialmente dia 22 de agosto no Kazebre Rock Bar em São Paulo, na turnê tocaram quase todas as músicas de Infallible, só não tocaram a faixa Handwritten, em entrevista a banda dizia que não executavam a música ao vivo pois a mesma não funcionava bem.

No começo de 2010, uma novidade pioneira para uma banda de heavy metal brasileira: a banda agora possui ônibus próprio personalizado, facilitando muito o transporte, levando músicos e a equipe para o Brasil inteiro e podendo levar o equipamento completo, garantindo assim a qualidade em todos os shows.

O show com maior público do ano foi durante a Virada Cultural, dia 22 de maio na cidade de Caraguatatuba, no interior de São Paulo, quando se apresentaram com o Sepultura. O público foi cerca de 10 mil pessoas.

A curiosidade fica por conta da banda tocar duas vezes seguidas na Virada Cultural de Caraguatatuba/SP (2009 e 2010).

Conheci a banda Hangar através do jogo Cabal Online, no qual tem uma musica deles lá :D

2011-13: Saídas de Humberto Sobrinho e André Leite, shows com Michael Polchowicz e Cristiano Wortmann, entrada de Pedro Campos[editar | editar código-fonte]

Em março de 2011 a banda realiza o primeiro Hangar Day em São Paulo no Blackmore Rock Bar, o evento é um show especial onde é realiazado um concurso em que os fãns vencedores tocam junto com a banda, uma curiosidade, foram escolhidos vencedores dois bateristas para esse show, pois empataram na execução da música.

Em maio de 2011 a banda participa da Virada Cultural em Presidente Prudente no interior de São Paulo, o Angra também tocou nesse evento depois do Hangar, o público foi de cerca de 10 mil pessoas.

No dia 22 de julho de 2011 a banda relança o álbum Inside Your Soul com 3 faixas bônus, sendo elas "Legions Of Fate" e "Savior", ambas em versão demo, de 2000, e também a faixa "Forever Will Be", versão de 2002, canção esta que, sendo mudadas as letras e alguns detalhes, tornaria-se mais tarde "Your Skin and Bones", faixa bônus do álbum "The Reason of Your Conviction", de 2007.

O lançamento da nova versão do álbum "Inside Your Soul" ocorreu em um show da banda no SESC Pompeia em 22 de julho de 2011. Show este que foi o último da banda com Humberto Sobrinho nos vocais, fato até então não sabido pelos fãs, esse show foi o ultima da Infallible Tour (2009-2011).

No dia 9 de setembro, a banda promoveu uma audição completa e exclusiva de um "novo álbum", bem como um novo videoclipe com making of, para cinco fãs, em primeiríssima mão, no FX Studios, em São Paulo. Até então, o novo álbum era um mistério.

No dia seguinte ao da audição, 10 de setembro, é anunciado para o público em geral o lançamento de um álbum acústico, chamado Acoustic, but Plugged In!. Tal ideia surgiu pela banda ter realizado várias apresentações em formato acústico pelo Brasil, apresentando suas canções em versão "unplugged". A banda, então, optou por gravar esse material. Porém, no meio das gravações do álbum, Humberto Sobrinho decide deixar a banda, por motivos pessoais não revelados. A banda então teria 2 opções: ou engavetar o álbum acústico, ou persistir na gravação, com um novo vocalista. Eles decidiram gravá-lo com André Leite. O álbum foi lançado para o público em geral na ExpoMusic em setembro de 2011.

É lançado o clipe da música "Haunted by your Ghosts", também no dia 10 de setembro, gravado no FX estúdio em São Paulo, com o diretor Daniel Pique.

O primeiro show de André Leite junto com a banda foi realizado em São Borja, Rio Grande do Sul, no dia 17 de setembro de 2011, esse show foi o primeiro da turnê Acoustic, but Plugged In Tour (2011-2012).

No dia 10 de dezembro de 2011 o Hangar fez a gravação do seu DVD acústico em Ijuí, Rio Grande do Sul.

Um dos destaque da Infallible Tour em 2011, foi o show realizado junto com o Angra no dia 14 de maio de 2011 na Virada Cultural em Presidente Prudente, interior de São Paulo,[7] onde a banda toca para um público de cerca de 7 mil pessoas.[8] Este foi o último show com grande público de Humberto.

Outro show marcante foi o Beholder Metal Fest que aconteceu em Diadema, São Paulo, em dezembro de 2011, fechando com chave de ouro o ano.[9] O público foi de cerca de 15 mil pessoas.

Em fevereiro de 2012, para comemorar 10 anos do lançamento do álbum Inside Youe Soul, a banda faz 2 shows especiais com o vocalista original Michael Polchowicz; Os shows foram em São Paulo e Volta Redonda no Rio de Janeiro.

Em abril é lançado o videoclipe acústico da canção Based On a True History. Foi gravado no FX estúdio em São Paulo e dirigido por Daniel Pique.

Em abril a banda vai para o nordeste fazer vários workshows, destaque para o dia 12 de abril, um dia histórico, a banda faz seu workshow de maior público, em Palmares, no estado de Pernambuco, em praça pública, com cerca de 3 mil pessoas presentes, o vocalista André Leite não participou dessa turnê de workshows.

Em maio a banda toca junto com o Sepultura na cidade de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo.

Em setembro a banda lança o DVD acústico Haunted By Your Ghosts in Ijui. A banda também participa mais uma vez da Expo Music em São Paulo, porém sem o vocalista André Leite.

Na madrugada do dia 26 para o dia 27 de setembro a banda toca sem André Leite no Programa do Jô e Aquiles é entrevistado. O vocalista da apresentação foi Theo Vieira, amigo e colaborador da banda de longa data, a música tocada foi Solitary Mind que Theo ajudou na composição.

No dia 28 de setembro, é anunciado no site oficial, a saída do vocalista André Leite, que saiu por divergênicas com os membros da banda [10] . Seu último show foi dia 19 de maio na cidade de São José do Rio Pardo no interior de São Paulo, esse foi o ultimo show da Acoustic, but Plugged In Tour (2011-2012).

No dia 29 de setembro, é anunciado no site oficial da banda que será feita uma audição para escolha do novo vocalista, o vencedor fará sua estréia no Hangar Day 2.

Em outubro o Hangar começa uma turnê de shows especiais em comemoração aos 15 anos, com os membros fundadores da banda, Michael Polchowicz e Cristiano Wortmann, o primeiro show é realizado na Expo Ijui dia 19 de outubro, essa apresentação foi a primeira vez que a banda toca com dois guitarristas, o tecladista foi Marcelo Rodrigues, amigo de longa data da banda.

Dia 15 de novembro será realizado o segundo Hangar Day em São Paulo no Blackmore Rock Bar.

Um dia após o Hangar Day, dando continuidade aos shows especiais com Michael Polchowicz e Cristiano Wortmann é realizado outro show no Blackmore Rock Bar, nesse show são tocadas as músicas dos 2 primeiros álbuns na íntegra, ainda são realizados mais 2 shows nesse formato, um em Porto Alegre e o outro em Belo Horizonte, fechando o ano de 2012.

Em novembro de 2013 é anunciado Pedro Campos como novo vocalista,e que também gravará o novo The Best Of da banda junto com a volta de Cristiano Wortmann à banda. A estréia de Pedro Campos foi no Hangar Day 2.

Em novembro de 2014 é lançado o cd duplo; The Best Of 15 years, Based On a True History, com 4 músicas inéditas e 25 releituas dos outros 4 albuns da banda. No fim de 2014 é lançado o clipe, a música escolhida foi Let Me Know Who I Am.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Hangar músicos ao longo do tempo ( Timeline )

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Tipo
1999 Burning Days Demo
Last Time Estúdio
2001 Inside Your Soul Estúdio
2005 Demo 2005 Demo
2007 The Reason of Your Conviction Estúdio
2008 Last Time Was Just The Beginning CD e DVD ( Remasterizado )
2009 Infallible Estúdio
2011 Acoustic, but Plugged In! Estúdio
2012 Haunted By Your Ghosts in Ijui DVD


Turnês[editar | editar código-fonte]

Clipes[editar | editar código-fonte]

  • "Call Me in The Name Of Death" (2007)
  • "Dreaming of Black Waves" (2009)
  • "Haunted by your Ghosts" (2011)
  • "Based On a True Story" (2012)

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Angra (em português) Roadie Crew. Visitado em 27 de julho de 2011.
  2. Hangar (em português) Roadie Crew. Visitado em 27 de julho de 2011.
  3. Hangar a procura de um novo vocalista (em português) Stay Heavy. Visitado em 27 de julho de 2011.
  4. The Reason of Your Conviction (em inglês) allmusic. Visitado em 27 de julho de 2011.
  5. Infallible (em inglês) allmusic. Visitado em 27 de julho de 2011.
  6. Hangar: Infalível (em português) Roadie Crew. Visitado em 27 de julho de 2011.
  7. Virada Cultural em Prudente traz shows que contemplam desde orquestra a heavy metal (em português) Presidente Prudente. Visitado em 28 de julho de 2011.
  8. Virada cultural contou com 39 atrações em 24 horas de evento (em português) Oeste Notícias. Visitado em 28 de julho de 2011.
  9. Beholder Fest (Praça da Moça - Diadema/SP) (em português) Whiplash.net. Visitado em 22 de junho de 2012.
  10. Hangar: banda comunica oficialmente saída de André Leite whiplash.net. Visitado em 01/10/2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]