Hangzhou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hangzhou

Hangzhou (杭州) ou Hancheu é uma cidade da República Popular da China, capital da província de Zhejiang. É um porto no rio Fushun (撫順河), perto de Xangai (上海). Tem cerca de 6,3 milhões de habitantes. É um centro ferroviário, industrial e turístico importante. Foi fundada em 606 sendo capital de vários reinos até a conquista mongol em 1276. Foi reconstruida, retomando a sua prosperidade e atraindo numerosos estrangeiros - árabes, persas e cristãos. Foi quase destruída em 1861 pela rebelião Taiping. A chegada da estrada-de-ferro em 1909 trouxe-lhe nova prosperidade. Foi ocupada pelo Japão de 1937 a 1945.

Hangzhou é também o centro da Área Metropolitana de Hangzhou, que é a quarta maior área metropolitana nacional . Em 2010, Hangzhou tinha uma profissão registrada de 8156600 habitantes. Sua atração turística mais conhecida é o lago Oeste.

Hangzhou fica no delta do rio Yangtzé (長江) na baía de Hangzhou. Está localizada a 180 km a sudoeste de Xangai, que lhe garante poder econômico. Tem sido uma das cidades mais famosas e prósperas da China, devido em parte à sua bela paisagem natural. O lago de West Lake é a sua atração mais conhecida .

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia de Hangzhou tem se desenvolvido rapidamente desde 1992. É uma cidade industrial com diversos setores económicos, como na indústria alimentícia, agricultura, Indústria têxtil, Considera-se também uma importante base de produção e centro de logística para a o sul, sudoeste e noroeste da China.

Em 2001, o PIB de toda a cidade equivalia a 156800 milhões de renmimbi, que ocupa o segundo lugar entre todas as capitais provinciais perdendo apenas para Guangzhou. A cidade tem mais do que triplicou o PIB nos últimos oito anos, com o PIB a aumentou de 156800 milhões re renmimbi em 2001 para 701100 milhões de remnimbi em 2011 e PIB per capita aumentou de 3025 dólares a 12447 dólares.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Hangzhou é conhecida por seus monumentos históricos e belezas naturais. Muitas vezes, é conhecida como uma das mais belas cidades da China. Apesar de Hangzhou ter passado por muitas reestruturações urbanas recentemente, ela ainda mantém os seus patrimônios históricos e culturais. Hoje, o turismo continua a ser um fator importante para a economia de Hangzhou. Um dos pontos turísticos mais populares de Hangzhou é o lago Oeste (西湖), um Patrimônio Mundial da UNESCO. A paisagem cultural de West Lake ocupa uma área de 3323 hectares e inclui alguns dos mais notáveis ​​lugares históricos e paisagísticos de Hangzhou. Ao lado do lago a um espaço cênico inclui monumentos históricos, sítios culturais, bem como a beleza natural do lago e das montanhas, incluindo a Phoenix Mountain. Há dois calçadôes em frente ao lago.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Hangzhou está localizada no noroeste da província de Zhejiang, no extremo sul do Grande Canal da China, que vai a Pequim, na porção centro-sul do delta do Yangtzé. Sua área administrativa estende-se a oeste para as partes montanhosas da província de Anhui, a leste e para a planície costeira que é banhada pela Baía de Hangzhou. O centro da cidade é construída em volta dos lados leste e norte do Lago West Lake, ao norte do rio Qiantang. Está a 180 km a sudoeste de Xangai, que lhe garante poder econômico. Tem sido uma das cidades mais famosas e prósperas da China, devido em parte à sua bela paisagem natural.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima de Hangzhou é subtropical (h)úmido, com quatro estações distintas , caracterizadas por verões longos, quentes e (h)úmidos com invernos frios e nublados com neve ocasional. A temperatura média anual é de 16,48°C, com médias diárias mensais que variam de 4,3°C em janeiro a 28,4°C em julho. A cidade recebe uma precipitação média anual de 1450 mm de chuva. No final do verão (agosto a setembro), Hangzhou e outras cidades da província sofrem de ocorrência de tempestades e raramente tufões. Geralmente eles aparecem ao longo da costa sul de Zhejiang, e afetam a área com ventos e chuvas fortes. As temperaturas extremas variam de -10,5ºC a 42,1ºC.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Linhas Aéreas[editar | editar código-fonte]

Hangzhou é servida pelo Aeroporto Internacional Xiaoshan Hangzhou (杭州蕭山國際機場) , que fornece o serviço direto a muitos destinos internacionais, como a Alemanha , Tailândia, Austrália, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Malásia, Índia, Vietname do Sul, Etiópia , Singapura e Holanda. rotas domésticas incluem Hong Kong, Taiwan, Pequim, Xangai e Macau . Ele tem uma extensa rede de rotas domésticas dentro da China e aparece constantemente entra no top 10 do tráfego de passageiros entre os aeroportos chineses. O aeroporto tem dois terminais, A e B. O terminal menor é o A e serve todos os voos internacionais e regionais, enquanto o maior terminal B trata unicamente do tráfego doméstico. O aeroporto está localizado na saída da cidade, no distrito de Xiaoshan com serviço de ônibus direto ligando o aeroporto ao centro de Hangzhou. O projeto de expansão ambicioso verá a adição de uma segunda pista e um terceiro terminal o Terminal C que irá aumentar dramaticamente a capacidade do aeroporto de rápido crescimento , que serve como um hub secundário da Air China. As reformas já começaram e uma alto-estrada está em construção, que ligará o aeroporto ao centro de Hangzhou que diminuirá o trânsito até o aeroporto. Também será construída uma nova linha e uma nova estação de metro até o aeroporto.

Linhas Férreas e Metrô[editar | editar código-fonte]

Hangzhou está situada entre as linhas ferroviárias mais movimentadas na China.A estação principal da cidade é a Estação Central Ferroviária de Hangzhou (Conhecida como "Central Station 中央車站" e "City Station 城站") . Há saídas frequentes para Xangai. O trem da linha é um trem bala de alta velocidade entre Hangzhou e Xangai leva 45 minutos e deixa a cada hora (excluindo algumas partidas de manhã cedo / tarde da noite ) a partir de duas direções. Enquanto outros trens de alta velocidade CRH que param em uma ou mais estações ao longo do percurso completar a viagem em 59-75 minutos. A maioria das outras grandes cidades da China também pode ser alcançado pelo serviço de trem direto de Hangzhou. A Estação de Hangzhou East Railway (coloquialmente "Estação Oriente" 东 站) , está fechado para reforma até o final de 2011. Depois de concluído, ele vai se tornar um dos maiores centros de tráfego ferroviário na China consistem de 15 plataformas que vai abrigar o serviço de alta velocidade CRH de e para Xangai , Nanjing, Changsha , Ningbo, Hong Kong e Pequim. Na cidade há uma linha de metro com 72 km de extensão e que aumentará nos próximos anos.

Divisões Administrativas[editar | editar código-fonte]

A cidade de Hangzhou é composta por oito distritos três condados , e vinte e dois sub-distritos. Os seis distritos urbanos centrais ocupam 682 km2 (263 milhas) e tem 3560400 pessoas. Os dois bairros periféricos ocupam 2.642 km2 (1020 milhas) e tem 2681600 pessoas.

Distritos Centrais[editar | editar código-fonte]

  • Shangcheng (商城)
  • Xiacheng (下城區)
  • Jianggan (江乾)
  • Gongshu (拱墅)
  • Xihu (西湖)
  • Binjiang (濱江)

Distritos Suburbanos[editar | editar código-fonte]

  • Xiaoshan (蕭山)
  • Yuhang (餘杭)

Subdivisões Rurais[editar | editar código-fonte]

  • Tonglu County (桐廬縣)
  • Chun'an County (淳安縣)

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hangzhou
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da República Popular da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.