Hannah Montana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Hannah Montana
Hannah Montana (PT/BR)
Informação geral
Formato Sitcom
Género Musical
Comédia
Duração 22-23 minutos
42-45 minutos (episódios especiais)
Estado Terminada
Criador(es) Michael Poryes
Rich Correll
Barry O'Brien
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Steve Peterman
Michael Poryes
Câmara Videotape; Multi-camera
(FilmLook, temporadas 1-3; Filmized, temporada 4)
Elenco Miley Cyrus
Emily Osment
Jason Earles
Billy Ray Cyrus
Mitchel Musso (temporadas 1-3, regular; temporada 4, recorrente)
Moises Arias (temporada 1, recorrente; temporadas 2-4, regular)
Tema de abertura "The Best of Both Worlds" (temporadas 1-2)
"The Best of Both Worlds: The 2009 Movie Mix" (temporadas 3-4) Interpretado por Miley Cyrus
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Disney Channel
Formato de exibição 480i (SDTV) (temporadas 1–3)
720p (HDTV) (temporada 4)
Transmissão original 24 de março de 2006 - 16 de janeiro de 2011[1]
Nº de temporadas 4
Nº de episódios 98 (lista de episódios)
Cronologia
Último
Último
That's So Raven
Programa de Talentos
Próximo
Próximo

Hannah Montana foi uma série de televisão norte-americana estrelada por Miley Cyrus. O seriado mostra a vida de uma garota que tem vida dupla: de dia ela é Miley Stewart, uma garota comum que vai à escola com seu irmão e, de noite, ela é a popstar Hannah Montana.[2] A série estreou a 24 de março de 2006 pelo Disney Channel.

A série foi nomeada para o Primetime Emmy Award na categoria "Destaque Para Programas Infantis" em 2007, 2008, 2009 e 2010,[3] [4] mas não venceu nenhuma vez. O filme da série foi lançado nos cinemas no dia 10 de abril de 2009, apesar de que, em 2008, já havia sido lançado um filme-show. A terceira temporada estreou no dia 2 de novembro de 2008 e terminou no dia 14 de março de 2010. O show foi renovado para a quarta e última[5] temporada, que começou a ser filmada no dia 18 de janeiro de 2010, encerrou as suas filmagens no dia 14 de maio de 2010.[6] A última temporada estreou no dia 11 de julho de 2010,[7] [8] e tornou-se a última comédia da Disney a sofrer uma transição de definição standard para alta definição no processo. A 4ª temporada de Hannah Montana está a ser promovida como Hannah Montana Forever. O fim da série ocorreu no dia 16 de janeiro de 2011 nos Estados Unidos. Hannah Montana ainda e considerado um dos maiores sucessos do Disney Channel, com a audiência enorme, alcançou diversos países e milhares de Fãs.Encontrando-se também cantores e cantoras pelo o mundo inteiro que se inspiram na personagem como, Jennette McCurdy nos Estados Unidos. A série Hannah Montana já saiu totalmente da programação do canal, não se sabe o motivo pois outras séries finalizadas na mesma época continuaram em exibição.

Produção[editar | editar código-fonte]

Concepção[editar | editar código-fonte]

A ideia original para este show foi baseada num episódio de As Visões da Raven chamado "Goin' Hollywood" (em português traduzido como "Ir a Hollywood"), que serviu para a produção de um episódio-piloto para um sitcom chamado provisoriamente Better Days, produzido para a estrela Alyson Stoner, no qual uma estrela mirim de um popular programa de televisão do mesmo nome tenta ir a uma escola normal. O episódio de número 14 da 1ª temporada, chamado "New Kid in School", tem a premissa básica neste episódio. A última finalista do American Juniors, Jordan McCoy, a futura atriz da série Gossip Girl, Taylor Momsen, e cantora de Pop e R&B JoJo[9] foram consideradas para o papel de "Zoe Stewart". Miley Cyrus, inicialmente, fez o teste para o papel da "melhor amiga" de Zoe, Lilly Romero (que mais tarde passou a se chamar Lilly Truscott), mas achou melhor fazer o teste para a personagem principal. Então, ela tentou pegar o papel para Chloe Stewart/Hannah Montana. Conseguiu, e então, Chloe Stewart foi mudada para Miley Stewart. O nome da personagem foi mudado algumas vezes. Os três nomes anteriores foram Anna Cabana, Samantha York, e Alexis Texas.

Em dezembro de 2006, a Disney anunciou planos para lançar produtos de Hannah Montana, incluindo roupas, jóias e bonecas, apenas em lojas selecionadas.[10] Bonecas cantantes lançaram a linha Hannah Montana Fashion Dolls (em português, Hannah Montana Bonecas Fashion), com bonecas de Hannah, Miley Stewart, e outras mercadorias, em agosto de 2007. Mais bonecas de Hannah foram lançadas em novembro, junto com bonecos de Oliver, Lilly e, posteriormente, bonecos de Jake Ryan. Estes tornaram-se um dos brinquedos mais populares do Natal em 2007.[11]

De acordo com o Daily Dispatch, A série de TV alcançou uma audiência global de quase 700 milhões de espectadores em 2008. Eles disseram: "Se os telespectadores de Miley fossem de um país, seriam a quinta maior população do mundo - à frente do Brasil".[12] Em fevereiro de 2008, a franquia de Hannah Montana tornou-se tão importante que a Disney reuniu um grupo de "80 pessoas, encontrando-se toda a plataforma internacional para discutir o futuro de Hannah Montana".[13] Todos os segmentos de negócios da Disney estavam representados na reunião.

Sequência de Abertura[editar | editar código-fonte]

A música-tema para Hannah Montana é "The Best of Both Worlds"(em português: O melhor dos Dois Mundos), escrita por Matthew Gerrard e Robbie Nevil, produzida por Gerrard e interpretada por Miley Cyrus (Hannah Montana). John Carta, que também compôs a música para uso em significativas mudanças de cena e comerciais da primeira temporada, compôs a música para a letra. A letra descreve a premissa básica da série.

A versão completa da música, que tem 2 minutos e 54 segundos de duração, foi incluída na trilha sonora da série, lançada em outubro de 2006. Para a versão da televisão, usada para o tema, que dura apenas 50 segundos, apenas as duas primeiras estrofes e as duas últimas partes foram usadas. "Just Like You" e "The Other Side of Me" foram inicialmente testadas para serem o tema de abertura, antes de "The Best of Both Worlds" ser escolhida.

A sequência de abertura para as duas primeiras temporadas tem as mesmas características: Clips dos episódios e de cada membro do elenco, enquanto são mostrados os nomes. O nome de cada membro do elenco é "apagado" na tela, em um letreiro com o estilo de luz. Em seguida, a sequência muda para clipes em tela cheia, com imagens dos episódios (a maioria dos clips utilizados na versão da sequência da primeira temporada foram dos primeiros episódios produzidos), com os nomes dos criadores aparecendo no clipe. O título da série aparece no início e no final da sequência (a última parte, no "concerto" que apresenta Cyrus como sua personagem, Hannah Montana). A única mudança na sequência para a segunda temporada foram as substituições dos clips dos episódios e a adição do logotipo da Disney acima do título do show.

Para a terceira temporada, uma nova versão dos créditos de abertura foi usado. Caracteriza-se com Miley e Hannah em um letreiro da Times Square. Os nomes dos atores e atrizes e vídeos do show aparecem em uma espécie de marquise, que mostra Hannah Montana com sua nova peruca e novo estilo de roupas, que foi muito criticado na época, pois nas outras duas temporadas o seu estilo e de sua amiga Lilly eram completamente diferentes. A canção usada é uma versão remixada de "The Best of Both Worlds", que foi gravada originalmente para (e ouvida em) Hannah Montana: O Filme. Isto marcou a primeira vez que uma série da Disney Channel teve sua sequência de abertura completamente renovada. A sequência foi reformatada para a alta definição e um pouco alterada para quarta temporada, com o crédito de digitação diferente, e a adição de "Forever" no título principal, a remoção de Mitchel Musso da sequência de créditos e a inclusão de clips da temporada.

Processos[editar | editar código-fonte]

No dia 23 de agosto de 2007, Buddy Sheffield processou a Disney devido Hannah Montana, alegando que ele quem havia originalmente criado a série, porém, ele nunca foi compensado pela empresa. Na ação, Sheffield alega que ele quem trouxe a ideia de uma série de televisão baseada no show, com o nome de "Rock and Roland", para o Disney Channel em 2001, com o enredo de uma estudante ginasial que vivia uma vida dupla como estrela do rock. O processo alega que os executivos do canal inicialmente gostaram da ideia, mas passaram a série.

Em 9 de abril de 2010, os co-criadores da série, Richard Correll e Barry O'Brien, colocaram uma ação contra a Disney, por 5 milhões de dólares em lucros do show. Correll e O'Brien afirmam que foram tirados os seus lucros e os bônus percentuais pré-negociados, baseado em seus negócios e nos requisitos dados para os escritores, que receberiam os créditos de "criado por". Correll, que também dirigiu vários episódios da série, também afirma que foi injustamente denunciado e banido pela Disney após prestar depoimento no âmbito de uma arbitragem. Um porta-voz da emissora diz que a Disney está se recusando a comentar o fato. Michael Poryes, o terceiro criador, processou a Disney por motivos semelhantes, em outubro de 2008.[14]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Participações Especiais[editar | editar código-fonte]

Portugal Dobragem / Brasil Dublagem[editar | editar código-fonte]

Brasil Dublagem em Brasil[editar | editar código-fonte]

Portugal Dobragem em Portugal[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Transmissão Original EUA Transmissão Final EUA
1 26 24 de março de 2006 30 de março de 2007
2 29 23 de abril de 2007 12 de outubro de 2008
3 30 2 de novembro de 2008 14 de março de 2010
4 13 11 de julho de 2010 16 de janeiro de 2011[1]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Hannah Montana & Miley Cyrus Show: The Best Of Both Worlds Concert[editar | editar código-fonte]

Hannah Montana & Miley Cyrus Show: O Melhor dos Dois Mundos é um filme-show da Walt Disney Pictures, apresentado em Disney Digital 3-D. O lançamento era limitado, era para o filme ser transmitido nos cinemas por apenas uma semana, de 1-7 de fevereiro de 2008, inicialmente nos Estados Unidos e no Canadá, com o lançamento nos outros países mais tarde, porém, a transmissão foi prorrogada, devido ao grande sucesso. O filme-show conta com a participação dos Jonas Brothers.

No fim de semana de abertura, de 01-3 de fevereiro de 2008, o filme teve a receita bruta de 29 milhões de dólares. Foi o filme número 1 daquele fim de semana. Transmitido em apenas 638 cinemas, ele estabeleceu um novo recorde, após arrecadar mais de 42.000 dólares por cinema. Ele estabeleceu um recorde de maior receita para um filme em 3D em um fim de semana.

Hannah Montana: O Filme[editar | editar código-fonte]

Hannah Montana: The Movie é a adaptação para o cinema do sitcom norte-americano Hannah Montana. As filmagens começaram em abril de 2008,[16] e boa parte foi gravada em Columbia, Tennessee,[17] e Los Angeles, Califórnia,[18] [19] [20] e foi concluída em julho de 2008.[21] O filme foi lançado no dia 10 de abril de 2009 nos Estados Unidos e no Canadá.[21]

Músicas[editar | editar código-fonte]

Bandas sonoras[editar | editar código-fonte]

Estúdio
Edições Especiais
Karaokês
Ao Vivo

Singles[editar | editar código-fonte]

Turnês[editar | editar código-fonte]

DVDs[editar | editar código-fonte]

Videogames[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

Espectáculos[editar | editar código-fonte]

Hannah Montana em Londres[editar | editar código-fonte]

Este show foi realizado no clube de Koko, no dia 28 de Março de 2007, em Londres, Inglaterra. Hannah respondeu algumas perguntas dos seus fãs. O show estreou no Disney Channel do Reino Unido em 7 de maio de 2007. As canções Nobody's Perfect, Make Some Noise, Life's What You Make It, The Best of Both Worlds e Pumpin' up the Party foram cantadas e dançadas por Hannah Montana.

Hannah Montana & Miley Cyrus: Best of Both Worlds Concert[editar | editar código-fonte]

Este espectáculo teve a participação especial dos Jonas Brothers. Foi filmado com câmaras especiais para realização em 3D. Mostram os bastidores de Hannah e Miley, por detrás das câmaras. Esta turnée passou por 56 cidades do EUA, e os bilhetes foram vendidos a uma velocidade alucinante.

Emissoras[editar | editar código-fonte]

Hannah Montana é transmitida nos seguintes locais do mundo:

Região Emissora Data de Estreia
Mundo Árabe Disney Channel Middle East 24 de março de 2006
(Premiere Original)
MBC3 10 de novembro de 2007
Argentina Argentina Disney Channel Latino 2006
Ásia Disney Channel Ásia 23 de setembro de 2006
Ásia Meridional Disney Channel Índia 23 de setembro de 2006
Austrália Austrália Disney Channel Austrália 7 de agosto de 2006
Seven Network 7 de abril de 2007
Países Bálticos
Letónia Letónia
Lituânia Lituânia
Estónia Estônia
Disney Channel Escândinávia 29 de setembro de 2006

Referências

  1. a b [1]
  2. Governo dos Estados Unidos, Federal Communications Commission, FCC 398, Children's Television Programming Report, Report reflects information for the filing period ending: 03/31/2009 Filed on: 04/10/2009 [em linha]
  3. The 59th Primetime Emmy Awards and Creative Arts Emmy Awards Nominees. Academy of Television Arts & Sciences. Página visitada em 31-07-2007.
  4. Nominations: Official Primetime Emmy Award Nominations 2010. Academy of Television Arts & Sciences (8-07-2010). Página visitada em 8-07-2010.
  5. Miley Cyrus quitting 'Hannah'
  6. Disney Channel: Hannah Montana with Miley Cyrus is Now Over, last day of filming.. BSC Kids (14-05-2010). Página visitada em 15-05-2010.
  7. Disney Channel Renews Hannah with a Change, Sonny with a Chance. TV Guide (1-06-2009). Página visitada em 2-06-2009.
  8. Miley Cyrus Coming Back as 'Hannah Montana'. Entertainment Tonight (1-06-2009). Página visitada em 2-06-2009.;
    Patti McTeague (1-06-2009). Disney Channel Orders Fourth Season Of Worldwide Smash Hit "Hannah Montana" (DOC). Disney Channel Media Net. Página visitada em 2-06-2009.
  9. JoJo Feature Story. Santa Monica Report. Página visitada em 7-02-2007.
  10. Disney Launches Hannah Montana Products URL accessed 26-12-2006
  11. Bite me, Barbie! Disney's Hannah Montana takes over as most wanted toy BY NICOLE LYN PESCE (19-11-2007) Daily News
  12. Teen queen is global brand by Stephen Armstrong 21/05/2009 (accessed 24-06-2009)
  13. Karl Taro Greenfeld, "How Mickey Got His Groove Back, " Condé Nast Portfolio, Maio de 2008, 126–131 & 150.
  14. 'Hannah Montana' creators sue Disney for profits By Matthew Belloni of The Hollywood Reporter, 9-04-2010
  15. Estúdios Álamo.
  16. Anna Dimond (5-02-2008). Miley Cyrus and Disney to make Hannah Montana movie – Today's News: Our Take. TV Guide.com. Página visitada em 5-02-2008.
  17. Filming For Hannah Montana Movie Starts In Columbia. News Channel 5 (19-05-2008). Página visitada em 26-05-2008.
  18. Production On 'Hannah Montana: The Movie' Is Underway. News4Jax (24-05-2008). Página visitada em 24-05-2008.
  19. NewsChannel 5.com – Nashville, Tennessee – 'Hannah Montana' Film Scenes Shot In Cool Springs Mall. NewsChannel 5 (28-05-2008). Página visitada em 28-05-2008.
  20. Hannah Montana Film Scenes Shot In Cool Springs Mall. News Channel 5 (28-05-2008). Página visitada em 28-05-2008.
  21. a b Miley Mania – TFK Kid Reporter Yunhee Hyun talks with Miley Cyrus about her new CD, Breakout. Time for Kids. Página visitada em 29-07-2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]