Hans-Joachim Roedelius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hans-Joachim Roedelius
Informação geral
Nascimento 26 de outubro de 1934 (80 anos)
Local de nascimento Berlim
 Alemanha
Gênero(s) Música Eletrônica
Ambient
Krautrock
Música experimental
Ocupação(ões) Músico
Produtor musical
Período em atividade 1968 - Presente
Gravadora(s) Sky Records

Egg Records
Barclay Records
Multimood
All Saints
Prudence
Klanggalerie
Rykodisc
Gyroscope
Polygram
Curious Music
Amadeo
Captain Trip Records
Grönland Records
Nepenthe Music
Fabrique Records
Psychonavigation Records

Afiliação(ões) Harmonia, Kluster, Aquarello,
Página oficial roedelius.com

Hans-Joachim Roedelius (Berlim, 26 de outubro de 1934). É um músico alemão de música experimental, eletrônica e ambient. É mais conhecido como co-fundador dos grupos de krautrock alemão Kluster e Harmonia e porseu trabalho com o trio de jazz Aquarello, formado com Fabio Capanni e Nicola Alesini[1] .

História[editar | editar código-fonte]

Quando criança, atuou em filmes de Universum Film AG como "...reitet für Deutschland" ("Riding for Germany", 1941) e "Verklungene Melodie" ("Dead Melody", 1938)[2] .

Em 1968, Roedelius co-fundou um coletivo músical conhecida como ""Human Being" e, em seguida, o Zodiak Free Arts Lab, o grande centro da cultura underground de Berlim na época, com o artista conceitual Conrad Schnitzler. Ele se encontrou com Dieter Moebius no Zodiak. Em 1970 Roedelius, Schnitzler e Moebius formado a banda Kluster. Com o nome de Kluster o trio produziu três álbuns, "Klopfzeichen" (1970) e "Zwei-Osterei" (1971) ambos em estúdio e, um álbum ao vivo, "Eruption" (1971)[3] [4] .

Schnitzler deixou o grupo em 1971 para iniciar uma carreira solo de longa duração e Moebius e Roedelius mudaram o nome da banda para Cluster. O primeiro trabalhou do grupo, seguindo a mesma linha da formação origem, assinou primeiro com a Philips Records e, em seguida, com a Brain Records. Em 1974, eles trabalharam com Michael Rother, guitarrista do NEU!, pela primeira vez. Mais tarde, naquele mesmo ano, Roedelius, Moebius e Rother se juntaram a Brian Eno para formar o grupo Harmonia[5] .

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]