Hansei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hansei (反省?, "auto-reflexão") é uma ideia central na cultura japonesa. Seu significado é admitir o próprio erro e garantir a melhoria. (Similar ao provérbio alemão: "Selbsterkenntnis ist der erste Schritt zur Besserung" cuja tradução mais próxima seria "a consciência é o primeiro passo para a melhoria").

Outro exemplo do Hansei foram os políticos japoneses envolvidos em corrupção. Eles aparecem em público e pedem desculpas, consequentemente desaparecem do cenário político por alguns anos. Depois de algum tempo, eles retomam a carreira porque existe a crença de que eles aprenderam a lição.

Nas empresas japonesas é prática comum que o gerente espere pelo Hanseide seus subordinados no caso de erros. O gerente toma a responsabilidade em público, ao passo que a área trabalha para resolver o problema.

Hansei também significa sucesso com humildade. Parar o Hansei significa parar o Aprendizado. Com o Hansei, ninguém nunca se torna totalmente convencido de sua própria superioridade de que não há necessidade dessas reuniões ou necessidade de melhoria.