Hari Seldon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Hari Seldon é o personagem central da série de ficção científica Fundação, de Isaac Asimov.

Na série fundação, Hari Seldon cria uma nova ciência, a Psico-história, fundamentada na psicologia e na estatística, permitindo-lhe predizer o futuro em termos de probabilidades, onde seu principal postulado afirmava que um único indivíduo seria imprevisível, porém uma massa humana de bilhões de indivíduos seria altamente previsível. Na realidade, ele só protagoniza o primeiro conto da coleção inicial Fundação, e Prelúdio da Fundação, escrito posteriormente por Asimov, apesar de aparecer nos demais em uma gravação holográfica, e aparece algumas vezes, em mensagens pré-regravadas para revelar as Crises Seldon. Assim Hari Seldon consegue prever a derrocada do império galático, e cria assim um plano para diminuir o período em que a humanidade mergulharia numa "era de trevas". Sua profecia sobre a eventual queda do Império Galático, é a razão por trás de seu apelido, Corvo Seldon.

Após os cinco romances iniciais da série, Asimov produziu duas prequelas, contando a história da vida de Seldon: Prelúdio à Fundação e Forward the Foundation, lançado no Brasil com o nome Crônicas da Fundação.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O Primeiro Ministro e psico-historiador do Império Galático, Hari Seldon, nasceu no décimo mês do ano da Era Galática 11.988 (-79 anos da Era da Fundação) e morreu em 12.069 (Na saga de Asimov, o Império Galático começa quando o império é fundado, em uma data desconhecida, mas próximo à 11.000 anos no futuro: a linha do tempo pode ser deduzida pelas dicas que Asimov deixa em suas outras obras de ficção, incluindo às séries Robôs e Império Galáctico).

Ele nasceu no planeta Helicon, no setor Arcturus, onde seu pai trabalhou como produtor de fumo em uma fábrica hidropônica.

Ele mostra habilidades matemáticas incríveis, bem cedo na infância. Ele também aprende artes marciais em Helicon, o que o ajudará mais tarde em Trantor, e a principal delas sendo a Heliconian Twisting (uma forma de partes iguais de Jiu Jitsu, Krav Maga, e uma luta-livre de submissão). Helicon, é dito ser "menos notável por seus matemáticos, e mais ainda por suas artes marciais" (Prelúdio da Fundação). Seldon recebe um PhD em Matemática por seu trabalho sobre turbulência na Universidade de Helicon. Lá, ele se torna professor assistente, especializado em análises matemáticas sobre estruturas sociais.

Ícone de esboço Este artigo sobre ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.