Harold Ramis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Harold Ramis
Harold Ramis em 2009
Nascimento 21 de novembro de 1944
Chicago, Illinois
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Morte 24 de fevereiro de 2014 (69 anos)
Ocupação Ator, roteirista, produtor e diretor
BAFTA
1993: Groundhog Day (Melhor roteiro original)
IMDb: (inglês)

Harold Allen Ramis (Chicago, 21 de novembro de 1944 — Chicago, 24 de fevereiro de 2014) foi um actor, roteirista, produtor e diretor de cinema estadunidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ramis nasceu em Chicago, filho de pais judeus, porém ele próprio não praticava nenhum tipo de religião. Se formou na Universidade de Washington em St. Louis. Teve três filhos, sua primogênita, Violet, nasceu em 1977 do casamento com sua primeira esposa, Anne, e seus dois filhos, Julian (nascido a 1990) e Daniel (1994) são com sua atual esposa, Erica Mann. Faleceu em 24 de fevereiro de 2014 em decorrência de um tipo raro de vasculite autoimune,[1] que provoca o inchaço de vasos sanguíneos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ramis já trabalhou como editor da revista Playboy e participou de grupos de teatro no início da carreira. Seu primeiro sucesso foi na série dos anos 70 SCTV onde interpretou um corrupto chamado Moe Green.

O primeiro filme que escreveu foi Clube dos Cafajestes (1978). Logo depois trabalhou pela primeira vez com Bill Murray no filme Meatballs, filme em que ele foi o roteirista, seguido de Clube dos Pilantras e Stripes. Porém, seu maior sucesso veio poucos anos mais tarde, em 1984 com o filme Ghostbusters (Caça-Fantasmas), quando ele colaborou com Dan Aykroyd no roteiro e interpretou Egon Spengler. Ramis também participou também da continuação, Ghostbusters II em 1989, não antes de escrever e dirigir Groundhog Day.

Nos anos seguintes, participou mais do cinema escrevendo e dirigindo do que atuando.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ator[editar | editar código-fonte]

Roteirista, produtor e/ou diretor[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Morre Harold Ramis, protagonista de 'Os Caça-Fantasmas' Revista Veja (2014-02-16). Página visitada em 2014-02-16.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]