Harry Gordon Selfridge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Harry Gordon Selfridge
Nome completo Harry Gordon Selfridge (nascimento)
Nascimento 11 de janeiro de 1858
Ripon, Wisconsin
 Estados Unidos
Morte 8 de maio de 1947 (89 anos)
Putney, Londres
 Reino Unido
Ocupação Empresário

Harry Gordon Selfridge (11 de janeiro de 18588 de maio de 1947)[1] foi um empresário estadunidense e fundador da loja de departamento Selfridges. Durante 30 anos, liderou a Selfridges e tornou-se num dos mais respeitados e ricos empresários do Reino Unido.

Nascido em Ripon no Winsconsin, Selfridge distribuia jornais em criança e deixou a escola aos 14 anos quando encontrou um emprego num banco em Jackson no Michigan. Após uma série de empregos, Selfridge conseguiu um emprego na Marshall Field's, uma loja de departamento em Chicago, onde trabalhou durante 25 anos. Em 1890 casou-se com Rose Buckingham, um membro de uma família proeminente de Chicago.

Em 1906, após uma viagem a Londres, Selfridge investiu 400 000 libras na sua própria loja de departamento no extremo oeste da Oxford Street, uma zona pouco popular na altura. A nova loja abriu ao público a 15 de março de 1909 e Selfridge presidiu-a até à sua reforma em 1941. Nos seus últimos anos de vida, Selfridge perdeu a maior parte da sua fortuna.

Morreu a 8 de maio de 1947 em Putney, Londres com 89 anos. Foi enterrado no cemitério junto à igreja St. Marks em Highcliffe, Dorset ao lado da esposa e da mãe.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Harry Gordon Selfridge

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Shaw, Gareth. "Harry Gordon Selfridge". Oxford Dictionary of National Biography. Oxford University Press. Página visitada em 12 de setembro de 2014