Harry Gordon Selfridge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Harry Gordon Selfridge
Nome completo Harry Gordon Selfridge (nascimento)
Nascimento 11 de janeiro de 1858
Ripon, Wisconsin
 Estados Unidos
Morte 8 de maio de 1947 (89 anos)
Putney, Londres
 Reino Unido
Ocupação Empresário

Harry Gordon Selfridge (11 de janeiro de 18588 de maio de 1947)[1] foi um empresário estadunidense e fundador da loja de departamentos Selfridges. Durante 30 anos, liderou a Selfridges e tornou-se num dos mais respeitados e ricos empresários do Reino Unido.

Nascido em Ripon no Winsconsin, Selfridge distribuia jornais em criança e deixou a escola aos 14 anos quando conseguiu um emprego num banco em Jackson no Michigan. Após uma série de empregos, Selfridge começou a trabalhar na Marshall Field's, uma loja de departamentos em Chicago, onde permaneceu durante 25 anos. Em 1890 casou-se com Rose Buckingham, um membro de uma das famílias mais conhecidas de Chicago.

Em 1906, após uma viagem a Londres, Selfridge investiu 400 000 libras na sua própria loja de departamentos no extremo oeste de Oxford Street, uma zona pouco popular na altura. A nova loja abriu ao público a 15 de março de 1909 e Selfridge presidiu-a até o conselho de investidores forçar a sua reforma em 1941.

Com a sua loja, Selfridge promoveu a ideia radical na época, de fazer compras por prazer e não só por necessidade. Os andares da loja foram estruturados de forma a que os objetos estivessem mais acessíveis aos clientes. Havia restaurantes elegantes com preços modestos, uma biblioteca, salas de escrita e de leitura, recepções especiais para clientes franceses, alemães, americanos e "coloniais", uma sala de primeiros socorros e uma sala de silêncio com luzes suaves ,cadeiras confortáveis e vidros duplos concebida para manter os clientes na loja o maior tempo possível. Os funcionários receberam sobre como servir os clientes de uma forma que não fosse agressiva e de técnicas de venda dos produtos. Selfridge conseguiu o privilégio de garantir para a sua loja o número de telefone "1",

A Selfridges prosperou durante o período da Primeira Guerra Mundial e até meados da década de 1930, porém, a Grande Depressão criou efeitos negativos no negócio. Selfridge continuou a esbanjar dinheiro até que a sua loja atingiu as 150 000 libras de dívida. Em 1937, as suas dívidas ascendias já ás 250 000 libras.

Em 1951, dez anos após a saída forçada de Harry, a Selfridges foi adquirida pela Lewis, uma empresa com várias lojas de departamentos com sede em Liverpool.

Harry Gordon Selfridge morreu a 8 de maio de 1947 em Putney, Londres com 89 anos. Foi enterrado no cemitério junto à igreja St. Marks em Highcliffe, Dorset ao lado da esposa e da mãe.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Harry Gordon Selfridge

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Shaw, Gareth. "Harry Gordon Selfridge". Oxford Dictionary of National Biography. Oxford University Press. Página visitada em 12 de setembro de 2014