Harry Potter and the Philosopher's Stone (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Produtora Electronic Arts
Editora(s) Electronic Arts
Compositor(es) Jeremy Soule
Plataforma(s) PC, Nintendo GameCube, Xbox, PlayStation 2, PlayStation, Game Boy Color, Game Boy Advance
Data(s) de lançamento Novembro de 2001
Gênero(s) Aventura, ação
Média CD, GOD, DVD-ROM, cartucho
Requisitos mínimos (PC) Windows XP, Me, 2000, 98, ou 95 (Não compatível com Windows NT)
266 MHz Intel Pentium II or processador AMD K6-2
64 MB RAM
drive de 4x CD-ROM/DVD-ROM
500 MB livres de espaço no HD
Memória de Vídeo de 8 MB com driver compatível com DirectX 8.0
Placa de som compatível com DirectX 8.0
Controles gamepad/Teclado e mouse

Harry Potter e a Pedra Filosofal (no original, Harry Potter and the Philosopher's Stone: The Videogame) é um jogo eletrônico lançado pela Electronic Arts em Novembro de 2001. O jogo é baseado no enredo do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, escrito pela britânica J. K. Rowling. e nos atores do filme Harry Potter and the Philosopher's Stone, dirigido por Chris Columbus

O jogo foi desenvolvido para PC, Mac, Game Boy Color, Game Boy Advance, Playstation, Playstation 2, Gamecube e Xbox. No Brasil ele foi totalmente traduzido para o Português.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O jogo se resume em três atividades: Explorar Hogwarts e as fases propostas pelo jogo, Jogar Quadribol e coletar itens, este último, por exemplo, inclui Feijõezinhos de Todos os Sabores para as "artimanhas" de Fred e Jorge, Cartas de Bruxas e Bruxos Famosos e Sapos de Chocolate. Com exceção das fases finais do jogo - nas quais você enfrenta o Fofo, o visgo-do-diabo, o tabuleiro de Xadrez e o Professor Quirrel/Voldemort -, o jogo peca pelo aspecto gráfico, mesmo sendo de 2001. Muitas vezes o posicionamento da câmera não é o ideal e atrapalha a jogabilidade em alguns momentos.

Hogwarts[editar | editar código-fonte]

Como os três primeiros jogos foram baseados quase inteiramente nos livros (ao contrário dos 5° e do 6°, que foram baseados inteiramente no filme), o Castelo não se parece com o do longa-metragem e às vezes torna-se um pouco confuso, principalmente nos "abismos", apresentados principalmente nos desafios dos professores Quirrel e Snape. O Castelo tem lugares escondidos, como salas atrás de espelhos, quadros e tapetes, onde normalmente há itens colecionáveis (como arcas mágicas, sapos de chocolate, figurinhas, etc). Nas áreas verdes, normalmente aparecem plantas carnívoras, crustáceos de fogo e outros seres perigosos, os quais você aprende a combater na aula de Herbologia.

Quadribol[editar | editar código-fonte]

Se resume basicamente ao mesmo apresentado em livro e filme. Como Harry é o apanhador, o jogador deve buscar o Pomo de Ouro até tornar a encontrá-lo e consequentemente apanhá-lo. No jogo a partida de Quadribol nunca termina enquanto você não pegar o pomo, o que não é tão fácil quanto parece.

Itens[editar | editar código-fonte]

Feijõezinhos de Todos os Sabores
Podem ser encontrados por toda Hogwarts.
Sapos de Chocolate
Aumentam a saúde de Harry quando ele é ferido.
Figurinhas de Bruxas e Bruxos Famosos
Podem também ser encontradas em torno de Hogwarts. É necessário juntar todas as 24 figurinhas, 250 feijõezinhos de todos os sabores e derrotar Lord Voldemort para destravar a última figurinha (a última figurinha é "Harry Potter - O Menino Que Sobreviveu"). As figurinhas podem ser visualizadas no "Folio Magi".

História[editar | editar código-fonte]

Harry Potter é, aparentemente, um garoto comum que mora num armário, embaixo da escada, na casa de seus tios trouxas (aqueles que não são bruxos). Tudo muda quando, perto de seu aniversário de 11 anos, ele recebe uma misteriosa carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e descobre que é na verdade um bruxo.

A partir disso Harry é introduzido no mundo mágico, onde ele descobre que seus pais não morreram em um acidente de carro, como seus tios o faziam acreditar, mas foram assassinados por um poderoso bruxo das trevas chamado Lord Voldemort. Felizmente, Lord Voldemort não conseguiu matar Harry, deixando-o apenas com uma cicatriz em forma de raio na testa. Ter sobrevivido ao ataque tornou Harry famoso entre os bruxos, dando a ele a alcunha de "O Menino Que Sobreviveu". Porém, muitos bruxos acreditam que apesar da aparente destruição de Voldemort naquela noite, ele ainda vaga pela Terra, fraco e ainda sem forças para retornar.

Durante seu ano escolar em Hogwarts, Harry conhece seus dois melhores amigos, Ronald Weasley e Hermione Granger, aprende a jogar o esporte bruxo Quadribol, e acaba descobrindo que uma trama está sendo armada para preparar a volta do Lord das Trevas, levando Harry, Rony e Hermione a lutar para proteger a pedra filosofal (que pode conceder a imortalidade ao seu possuidor), para que esta não caia nas garras de Voldemort.

Fases[editar | editar código-fonte]

Fase Descrição
Fred e Jorge Como primeira parte do jogo, os dois irmãos vão lhe fazer a introdução sobre aspectos básicos e lhe ensinarão como jogar, como um tutorial.
Desafio Flipendo Na aula do Professor Quirrel, você irá aprender um feitiço capaz de "empurrar" objetos e deverá testá-lo em um desafio.
Aula de Voo Consiste em voar por meio de aros, quanto mais aros passar, mais pontos ganhará para a Grifinória. Se conseguir passar por todos os aros, irá ganhar pontos bônus. Ao concluir uma série de anéis, outros vem em seguida, até o tempo acabar. São cinco séries de anéis, sendo respectivamente: Roxos (poucos anéis); Azuis (médio número de anéis e menores que os anteriores); Verdes (médio número de anéis, mas ficam em alturas diferentes); Amarelos (muitos anéis em posições estratégicas) e Vermelhos (muitos anéis que se movimentam, dificultando a jogabilidade).
Alorromora Antes da aula do professor Flitwick, você aprenderá com Hermione o feitiço Alorromora, o qual permite abrir objetos e portas trancados com magia. No jogo dublado em português (Brasil), há um erro de leitura por parte dos dubladores, então, ao invés de falar "Alorromora", eles falam "Alorromorra".
Desafio Wingardium Logo após, na aula do professor Flitwick, você aprenderá o feitiço Wingardium Leviosa, o qual faz os objetos flutuarem. Logo após passará por um desafio.
Terrenos de Hogwarts Você explora os terrenos de Hogwarts, usando a magia para descobrir lugares secretos.
Desafio Incêndio Na aula de Herbologia, você aprende o feitiço Incêndio, capaz de murchar plantas perigosas. Depois passa por um desafio.
Perseguição ao Lembrol Você persegue Malfoy atrás do "Lembrol" que ele havia roubado de Neville Longbottom. Logo após, você entra para o time de Quadribol.
Sementes de Fogo Hagrid pretende criar Norberto, um dragão Norueguês. Para isso, ele precisará manter o ovo do dragão sob forte calor. Você precisará entrar em diversos lugares para achar as sementes de fogo.
1° Jogo de Quadribol Seu primeiro jogo de Quadribol é contra a Sonserina.
Desafio Lumos Com o professor Quirrel, você aprende o feitiço Lumos, útil para transpor obstáculos como abismos e alturas. Logo após, passa por um desafio.
Aula de Poções Deve procurar ingredientes para o professor Snape. Tome cuidado, pois, dos desafios criados pelos professores, é o mais perigoso.
Trasgo Deve primeiramente fugir de um Trasgo, passando por obstáculos, e depois combatê-lo para salvar Hermione.
2° Jogo de Quadribol Seu segundo jogo de Quadribol.
Norberto Harry, Rony e Hermione convenceram Hagrid a abandonar Norberto. Para isso, entraram em contato com Carlinhos, o irmão mais velho de Rony que trabalha com dragões. Como sair à noite é proibido, Filch está sempre suspeitando e seguindo seus passos para lhe desmascarar. Você utilizará a capa da invisibilidade para passar por Filch e Madame Nora, entregando Norberto a Carlinhos.
Corredor Proibido Você adormece o Fofo, derrota o visgo-do-diabo, joga o xadrez do Bruxo Gigante e descobre a poção certa para passar no fogo.
O Encontro Final Luta contra Quirrel/Voldemort, por ironia do destino, o único jeito de superar Quirrel é com o feitiço Flipendo, o qual ele mesmo havia ensinado. Para derrotar Voldemort, Harry utiliza o Espelho de Ojesed.
O Fim É apenas um vídeo em que Fred e Jorge pregam uma peça em Snape, com os fejõezinhos que pediram a você.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Harry Potter - É o único personagem controlável, deve aprender feitiços na escola, coletar itens mágicos e descobrir o mistério da pedra filosofal.
  • Rony Weasley - Grande amigo de Harry, o ajuda a descobrir Hogwarts, mostrando caminhos e ensinando certas coisas, assim como Hermione.
  • Hermione Granger - Grande amiga de Harry, muito inteligente, mostra caminhos a ele, assim como Rony. Ensina a Harry o feitiço "Alorromora".
  • Fred e Jorge - Alunos mais velhos, irmãos de Rony, no início do jogo ensinam os controles e ações básicas, depois eles aparecem pedindo 25 feijõezinhos de todos os sabores em troca de uma Figurinha de Bruxos.
  • Quirrel - Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, esnina e impõe a Harry os desafios dos feitiços "Flipendo" e "Lumos". No final ele se revela aliado de Voldemort.
  • Severo Snape - Professor de Poções, ensina a Harry a poção Wiggenweld, após este coletar os ingredientes em um desafio.
  • Pomona Sprout - Professora de Herbologia, ensina e impõe a Harry o desafio do feitiço "Incendio".
  • Filius Flitwick - Professor de Feitiços, ensina e impõe a Harry o desafio do feitiço "Wingardium Leviosa".
  • Lord Voldemort - O Grande Vilão. Harry deve vencê-lo ao final.

Feitiços (PC)[editar | editar código-fonte]

  • Flipendo: Encantamento de impulso

Serve para empurrar objetos, como blocos e botões. O Flipendo é muito útil, lançando-o em armaduras, caldeirões e pequenos vasos, Harry obtem Feijõezinhos de Todos os Sabores.

  • Alorromora: Encantamento de arrombamento

Abre arcas e portas trancadas por magia. Mire em vários lugares do jogo, pois o símbolo Alorromora pode aparecer (inclusive em espelhos).

  • Wingardium Leviosa: Encantamento de Levitação

Funciona para levitar blocos de pedra e movê-los até uma placa mais larga no chão, abrindo passagens secretas, acionando plataformas móveis, etc.

  • Incêndio: Encantamento de fogo

Os arbustos espinhosos, o Visgo do Diabo e as Venemous Tentaculas são extremamente vulneráveis a fogo, por isso, lançe Incendio neles, para se proteger. Não se esqueça, as Venemous Tentaculas não morrem, apenas murcham por alguns segundos.

  • Lumos: Encantamento de iluminação

O Lumos revela plataformas e passagens secretas. Utilize o Lumos em gárgulas, que fazem a revelação dos objetos.

Feitiços da versão PlayStation 2[editar | editar código-fonte]

  • Carregar o feitiço: No jogo, todos os feitiços podem ser carregados para ficarem mais potentes, alguns podem ficar carregados até o final, outros tem de ser soltos antes da hora.

Modo Debug[editar | editar código-fonte]

Para você ir ao Debug Mode basta digitar muito rápido "harrydebugmodeon".

Permite ir a diversas fases do jogo para descobrir sempre que quiser os segredos e cartas de coleção.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Requisitos Mínimos (PC)[editar | editar código-fonte]

  • Windows XP, Me, 2000, 98, 95, ou superior (não compatível com Windows NT).
  • Processador com 266 MHz: Intel Pentium II ou AMD K6-2.
  • 64 MB de RAM.
  • Drive de CD-ROM/DVD-ROM com velocidade de 4x ou superior.
  • 500 MB livres de espaço no HD.
  • Memória de Vídeo de 8 MB com driver compatível com DirectX 8.0 ou superior.
  • Placa de som compatível com DirectX 8.0 ou superior.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

zh:哈利·波特与魔法石 (游戏)