Hassan Rowshan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hassan Rowshan (em língua persa: حسن روشن), (Teerão, 24 de outubro de 1955) foi um antigo futebolista iraniano. Na atualidade é treinador e gestor. Rowshan jogava na posição de atacante.

Hassan Rowshan.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Primeiros tempos[editar | editar código-fonte]

Criado no bairro de Nazi Abad Hassan começou a jogar com treze anos na equipa de juniores do Taj. Como muitos outros iranianos da sua geração, Hassan nasceu no seio de uma família de fãs de futebol.

Sucesso[editar | editar código-fonte]

Rowshan foi tornando-se cada vez mais famoso no seu país. Com o seu clube Taj Tehran conquistou vários campeonatos e troféus. Todavia alcançou o seu auge da sua carreira quando venceu o Copa da Ásia de Futebol e a qualificação para a Copa do Mundo de 1978, realizado na Argentina. Os seus golos foram importantes para a qualificação para a fase final.

Sofreu uma lesão durante os jogos de qualificação, o que deu dores de cabeça ao seleccionador do Irão, contudo foi seleccionado. Quando o Irão jogou com a Holanda, havia dúvidas da sua utilização ou não. Foi ele o único marcador do golo do jogo em que o Irão perdeu com o Peru por 4-1. Depois da Copa do Mundo de 1978 e da revolução que eclodiu no seu país no ano seguinte (1979) decidiu partir e jogar no Al-Ahli, um clube do Dubai, Emirados Árabes Unidos. Juntamente com Hassan Nazari venceu vários campeonatos pelo Al-Ahli.


Treinador[editar | editar código-fonte]

Rowshan é o único treinador asiático certificado pela Federação Inglesa de Futebol. Foi apontado como o seleccionador da equipa de sub-20 do seu país, em 2005, mas resignou mais tarde.

Primeira Escola de Futebol[editar | editar código-fonte]

Quando Hassan regressou ao seu país na década de 1990, formou a primeira escola de futebol no Médio Oriente que foi um enorme sucesso.

Regresso ao Esteghlal[editar | editar código-fonte]

Hassan Rowshan tornou-se o chefe da academia do Esteghlal em 6 de Agosto de 2007.


Bandeira de IrãoSoccer icon Este artigo sobre futebolistas iranianos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.