Hatakeyama Shigeyasu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hatakeyama Shigeyasu
Nascimento Desconhecido
Morte 10 de julho de 1205
Cidadania Japão
Progenitores
Ocupação samurai, bushi
Sepultura de Hatakeyama Shigeyasu e sua hōkyōintō

Hatakeyama Rokurō Shigeyasu (畠山 六郎 重保?) foi um guerreiro do Período Kamakura da História do Japão vítima de intrigas políticas em 1205.

A sepultura tradicionalmente atribuída a ele descansa sob uma árvore próximo a praia de Yuigahama ao final da Avenida Wakamiya Ōji, na Cidade de Kamakura , Província de Kanagawa , no Japão. Ao lado desta se localiza o Ichi no Torii do Santuário Tsurugaoka Hachiman-gué [1]. As razões para esta atribuição provavelmente decorrem da sepultura se localizar dentro da antiga propriedade Hatakeyama, e que Shigeyasu foi morto em batalha por guerreiros do Clã Hōjō em Yuigahama [2].

Próximo ao hōkyōintō está uma estela preta (à esquerda na foto) erguida em 1920, que explica as circunstâncias de sua morte. Seu texto diz [3]:

Sepultura de Hatakeyama Shigeyasu
Hatakeyama Shigeyasu foi o filho mais velho de Hatakeyama Shigetada. Ele se envolveu num conflito com Hiraga Tomomasa, um aliado de Hōjō Tokimasa. Tomomasa não esquecera deste contratempo e tanto falou a Tokimasa contra Shigeyasu. O próprio Tokimasa não esquecera como fez Shigeyasu.
Shigeyasu estava seguindo os desejos de Minamoto no Yoritomo, tentando proteger o filho do Shōgun e herdeiro Minamoto no Yoriie, enquanto Tokimasa estava procurando uma desculpa para matá-los. Tendo recebido do Shōgun Sanetomo a ordem para prender Shigeyasu, Tokimasa cercou residência dos Hatakeyama com seus soldados.
Shigeyasu lutou bravamente, mas ao final foi morto. O dia era 22 de junho de 1205, e é aqui que sua sepultura estava. No dia seguinte, o próprio Shigetada foi enganado e vai a Futamatagawa na Musashi no kuni (uma província a nordeste de Kanagawa), onde foi morto.
Erguido em março 1922 por Seinendan Kamakurachō

Shigeyasu foi um dos samurais que, em dezembro de 1204, foi escolhido para ir a Kyoto escoltando a mulher do Shōgun Sanetomo, e foi nessa ocasião que, em uma festa, ele teve uma briga verbal com Hiraga Tomomasa, que era o responsável pelas defesas da capital [1]. Parece que esse fato, além de gerar a hostilidade existente entre Shigeyasu e Tomomasa, que tinham feudos vizinhos, ofereceu ao Hōjō um pretexto para se livrar do Clã Hatakeyama, que conseqüentemente tornou-se extinto [1]. Revivido mais tarde por Hōjō Tokimasa.

A lenda do Bofuseki[editar | editar código-fonte]

Uma lenda liga uma grande rocha chamada Bofuseki (慕夫石 rocha do marido amoroso?) em uma colina chamada Ishikiriyama (石切山?) atrás do templo Jufuku-ji a esposa de Hatakeyama Shigeyasu [4]. A lenda diz que, quando Shigeyasu foi morto em batalha em Yuigahama sua esposa subiu ao topo da colina para ver o que estava acontecendo e foi transformada em pedra dura por causa de seu sofrimento [4].

Referências

  1. a b c Kamiya, Michinori (2008). Fukaku Aruku - Kamakura Shiseki Sansaku Vol. 1 (em Japonês). Kamakura: Kamakura Shunshūsha. pag. 223-225 ISBN 4774003409
  2. Hatakeyama Shigeyasu no Haka. «Nihon Rekishi Chimei Taikei». Heibonsha (em japonês). versão online. Consultado em 18 de setembro de 2008. Arquivado do original em 7 de novembro de 2008 
  3. Texto Original em Japonês in Kamakura Citizens Net
  4. a b Iso Mutsu (1995/06). Kamakura: Fact and Legend.(em Inglês) Tokyo: Tuttle Publishing pag. 156 ISBN 9780804819688
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.