Hatchepsut Meryt-Ra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hatchepsut Meryt-Ra em hieroglifos é
ra mr i i t F4
t
A51

A rainha Hatchepsut Meryt-Ra (também Hatchepsut II Meritré, Hatchepsut-Merytra, Hatchepsut-Meryt-Ra, Merytra-Hatchepsut e Meryt-Ra-Hatchepsut) foi a esposa principal do faraó Tutmés III após a morte de sua outra esposa principal Satiah. Ela foi a mãe do faraó Amenófis II [1] .

Pertencente a nobreza, Hatchepsut Meryt-Ra era filha da Adoratrix Huy, cuja estátua se encontra no Museu Britânico (EA 1280) mostrando Huy segurando seu neto e representando um outro neto ao lado de sua estátua sentada. Ela não tem parentesco com a Faraó Hatchepsut, a anterior faraó do Egito, embora muitas vezes pensaram que fosse a filha de Hatchepsut (sendo que a única filha conhecida da Hatchepsut foi a Neferure).

Hatchepsut Meryt-Ra é conhecida pelos seguintes títulos reais conhecidos: A Princesa Hereditária (iryt-p`t), A Única, Cheia de Louvores (wrt-hzwt-w’tit), A Mãe do Rei (mwt-niswt), A Dama das Duas Terras (nbt-t3wy), A Esposa do Rei (hmt-nisw), A Grande Esposa do Rei (hmt-niswt-wrt), A Esposa do Deus (djrt-ntr)[2] .

Hatchepsut Meryt-Ra é atestada em:

  • No templo de Tutmés III em Medinet Habu. A rainha está representada em pé atrás do Tutmés III sentado. Ela está representada cheia de regalia real, incluindo um chapéu de abutre, um chapéu alongado verticalmente e com plumas. Ela é chamada de "A Grande Esposa Real".[3]
  • Na tumba de Tutmés III (KV43). Em um dos pilares das rainhas, identificada com Meryt-Ra, é uma das três esposas de Tutmés. Meryt-Ra é sucedida pelas rainhas Satiah e Nebtu e pela princesa Nefertari.[4]
  • Na tumba de Rá (TT72) em Tebas. Hatchepsut Meryt-Ra é representada sentada próxima e atrás ao seu filho Amenófis II [5]
  • Em uma estela (sustentada pela estátua de um Cortesão).[4]

Hatchepsut Meryt-Ra era para ser originalmente enterrada na KV42, mas foi provavelmente enterrada na KV35, com o seu filho Amenófis II.

Referências

  1. Dodson, A. and D. Hilton 2004. The Complete Royal Families of Ancient Egypt London: Thames and Hudson. p.139
  2. Grajetski Ancient Egyptian Queens: a hieroglyphic dictionary Golden House Publications. p.53
  3. Lepsius Denkmahler Abt III, Band 5, Bl. 38
  4. a b A. Bart Merytre-Hatshepsut website [1]
  5. Lepsius Denkmahler Abt III, Band 5, Bl. 62
  • Este artigo é uma tradução do artigo correspondente da wikipedia em inglês. Estas são as referências do artigo original.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Egiptologia é um esboço relacionado ao Antigo Egito. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.