Hatha Yoga Pradipika

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Textos hindus
Aum.svg

Shruti:

Smriti:

Hatha Yoga Pradipika é uma obra da literatura indiana.

Conhecida como "A luz e a força da ioga", este tratado do iogin Svatmarama (meio do século XIV) é um manual para a prática de hatha yoga.

Nele existe a integração das práticas físicas com as metas espirituais (éticas) do yoga e integrá-lo às práticas do raja yoga. Sua popularidade é tanta que ainda hoje surgem obras técnicas tentado desvendar seus mistérios ou comentá-lo.

Dentre os autores hindus que ornaram suas obras em sânscrito com comentários da obra estão:

O mais conhecido entre eles é o Jyotsna de Brahmánanda.

O Hatha Yoga Pradipika compreende de 389 sutras ou aforismos (provérbios) (por ser um texto muito antigo existem versões com mais ou menos sutras, sendo este número uma média).

Alguns manuscritos apresentam um capítulo adicional com vinte e quatro sutras, mas até agora o mesmo é considerado de data posterior aos demais sutras pelos termos utilizados e sua forma de grafia do sânscrito.

Significativamente, Svatmarama não sistematiza o tratado como técnicas de yoga, mas fornece muitas definições sobre a intenção por detrás das técnicas. Ele descreve dez posições (asana) com suas variações.

O tratado propõe seis ações (shat-karma) para a purificação e resolver as desordens do corpo. Estas purificações se restringem na maioria a controle respiratório.

O tratado ainda fala de selos mudra e de bandhas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Hinduísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.