Have a Cigar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Have a Cigar"
Single de Pink Floyd
do álbum Wish You Were Here
Lado B Welcome to the Machine (US single)
Shine On You Crazy Diamond (Parts I-V) (Italian and French singles)
Lançamento 1975
Gravação Janeiro - Julho de 1975 na Abbey Road Studios em Londres, Reino Unido
Gênero(s) Rock progressivo
Duração 5:08
Gravadora(s) Harvest, EMI (RU)
Harvest, Capitol (EUA)
Composição Roger Waters
Produção Pink Floyd
Cronologia de singles de Pink Floyd
Último
Último
"Us and Them"/"Time
"Another Brick in the Wall (Part 2)"
(1979)
Próximo
Próximo

"Have A Cigar" é um single do álbum Wish You Were Here, de 1975, da banda inglesa Pink Floyd, e escrita por Roger Waters. É a terceira faixa do disco e segue "Welcome to the Machine" e no LP abre o lado dois.

Composição e gravação[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma crítica à indústria fonográfica, bem como "Welcome to the Machine". Por se tratarem de uma crítica á indústria fonográfica as duas músicas são exceções no conceito do disco, que trata da ausência de pessoas importantes, Syd Barrett no caso, que recebe Shine On You Crazy Diamond como homenagem.

A música é cantada por Roy Harper. Roger Waters pretendia cantar a música, mas achava que não conseguia colocar a ferocidade de sua voz na musica, David Gilmour recusou-se a cantar. Harper estava gravando seu álbum HQ no Studio 2 da Abbey Road ao mesmo tempo em que o Pink Floyd gravava o álbum no Studio 3. A Música é uma das duas canções da banda que não é cantada por nenhum membro permanente da banda (a outra é "The Great Gig in the Sky").

Harper cantou a música com a banda em uma ocasião, a performance do grupo no Knebworth Festival em 1975.

A canção foi tocada nas turnês de 1975 e 1977 do Pink Floyd. Nas performances ao vivo, foi Roger Waters quem cantou a música e David Gilmour fez os backing vocals. Hoje Roger Waters admite que não gostou do modo que Harper cantou, não tem nada contra ele, mas afirma que se tivesse insistido mais em sua voz, teria saído do jeito que queria.

Créditos[editar | editar código-fonte]

Covers[editar | editar código-fonte]

A banda americana Foo Fighters executou a música em duas ocasiões, uma vez com participação de Brian May, ambas cantadas por Taylor Hawkins.



Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.