Havoline

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Havoline
Carro de Davey Allison com o patrocínio da Havoline
Slogan "Add more life to you car" (Adicione vida ao seu carro)
Tipo Produtos Automobilísticos
Indústria Texaco
Fundação 1904
Fundador(es) Havemeyer Oil Company
Sede  Estados Unidos
Proprietário(s) Texaco
Página oficial Havoline.com

Havoline é uma marca antiga de óleo para carros criada em 1904. Pertence a companhia americana Texaco, marca agora fundida com a Chevron. Ficou famosa por ter sido o óleo utilizado no primeiro avião do mundo o 14BIS de Santos Dummond.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criado em 1904 pela Havemeyer Oil Company, empresa de petróleo que ficou em atividade em 1901 e 1909, de Nova York. A Havemeyer ficou famosa por causa dos produtos que criava com o Havoline.

Depois de fazer muito sucesso com o Havoline, a Havemeyer é comprada em 1909 é comprada pela indústria Indian Refing Company (Companhia Indiana Refino). Em 1910, para impulsionar as vendas, a Refino ofereceu de graça o óleo Havoline para o primeiro avião, deixando o óleo muito conhecido no mundo.

Depois de todo esse successo, novamente o óleo muda de distribuidor, agora para a Texas Oil Company (atual Texaco). Então, com a Texaco, passam a ser inventadas várias fórmulas para o óleo, como em 1971, ano em que é criado o Super-Havoline Premium.

Em 1972, o óleo ficou mais famoso por patrocinar Emerson Fittipald, que acabou naquele ano se tornando campeão mundial de Fórmula 1. Para fechar a década, em 1979 é criada uma nova fórmula: o Havoline Supremo 10W-40, que substitui o Super-Havoline Premium.

Entre 1986 e 2002, o Havoline patrocinou o piloto Robert Yates Racing. Na Nascar, em 2008 patrocinou Juan Pablo Montoya. Também patrocinou Davey Allison até 1993, ano em que o piloto faleceu.

Em 2001, a Texaco funde-se com a Chevron.

Em 2011 passou a patrocinar pela primeira vez uma equipe de futebol no Brasil, o Botafogo de Futebol e Regatas, estampando sua marca nas mangas do uniforme.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site da Empresa (em inglês)
Site da Texaco (em inglês)
Havoline na Wikipédia em inglês (em inglês)
História da Havoline em seu Site Oficial (em inglês)