Hayley Williams

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Hayley Williams
Hayley no PARAHOY! Cruise (7 de março de 2014)
Informação geral
Nome completo Hayley Nichole Williams
Nascimento 27 de Dezembro de 1988 (25 anos)
Origem Meridian, Mississippi
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock, rock alternativo
Ocupação(ões) Cantora, compositora
Instrumento(s) Vocais, teclado
Período em atividade 2004-atualmente
Gravadora(s) Fueled by Ramen
Afiliação(ões) Paramore, B.o.B, Zedd

Hayley Nichole Williams (Meridian, 27 de dezembro de 1988) é uma cantora e compositora americana, vocalista da banda de rock Paramore.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começo[editar | editar código-fonte]

Hayley cresceu em Meridian no estado do Mississippi.[2] Filha de família cristã[3] , começou cantando na sua igreja e em paradas de ônibus. Ao longo de sua pré-adolescência começou a ouvir bandas como 'N Sync, influenciando seu estilo musical em rock e pop rock.

Aos treze anos, seus pais divorciaram-se, então ela e a sua mãe mudaram-se para Franklin, Tennessee. Durante esse período, ela entrou em uma banda de funk intitulada "The Factory", onde conheceu Jeremy Davis. Após um tempo, Hayley conheceu na escola os irmãos Zac Farro e Josh Farro, que tinham uma banda[4] . Hayley disse-lhes que sabia cantar e eles a convidaram para fazer parte da banda como vocalista.

2004-2006: O nascimento do Paramore e All We Know Is Falling[editar | editar código-fonte]

Em 2004, foi formado então a banda Paramore.[5] A primeira canção oficial da banda foi "Conspiracy" que no futuro iria fazer parte do primeiro álbum da banda.[6] Em 2005 com quase todas as canções do futuro álbum já escritas, John Janick fundador da gravadora Fueled by Ramen fechou um contrato com a banda.[7]

Foi então que em 26 de julho de 2005 o Paramore lançou o primeiro álbum de estúdio intitulado: All We Know Is Falling, com dez faixas. Para divulgação do álbum foram lançados como singles as canções: "Pressure", "Emergency" e "All We Know", todas alcançando boas posições nas paradas musicais, ao total o álbum ficou em segundo lugar na Billboard Comprehensive Albums, se tornando o maior sucesso da banda até então.

O estilo punk-hardcore de Hayley ficou famoso também pela mudança da cor de seus cabelos, sendo o novo ícone do rock. Hayley também participou de duetos como com o Death in The Park na canção "Fallen" e com o Say Anything na canção "Plea".

2007-2008: Riot! e sucesso da banda[editar | editar código-fonte]

Após os trabalhos com All We Know Is Falling a banda junto com Hayley lançou o segundo álbum de estúdio, Riot! com onze faixas lançado em 12 de junho de 2007. Ao total o álbum ficou em 15º lugar na Billboard 200 além de receber certificação de ouro da RIAA pelas vendas. As canções do álbum tiveram grande impacto na banda, pois foram as músicas símbolos da era de ouro do Paramore; sucessos como "Misery Business" e "Crushcrushcrush" alcançaram excelentes posições em paradas musicais. A partir daí a banda lançou vários videoclipes, com inúmeras exibições em sites especializados no ramo. Hayley também junto com os integrantes do Paramore, apareceram no videoclipe da canção "Kiss Me" da banda New Found Glory, o Paramore também lançou EPs e álbuns ao vivos.

Hayley durante show para divulgação do álbum Riot!, segundo da banda Paramore.

Mais tarde, no ano seguinte Hayley e o Paramore lançou o single "Decode" para a trilha sonora do filme Twilight, estrelado por Robert Pattinson e Kristen Stewart. A banda então ganhou diversos prêmios em eventos da música internacional. Após um tempo sites e blogs afirmaram que Hayley estava escrevendo novas canções e que seriam para um novo álbum da banda; porém nada foi confirmado. Entretando Hayley disse em uma entrevista que o Paramore estava planejando um novo álbum, porém sem nome ainda. A banda lançou novos videoclipes de suas canções anteriores, e em uma nova entrevista para a MTV, Hayley afirmou que a capa do novo álbum seria de uma borboleta repartida em três partes, essa borboleta foi encontrada intacta na entrada da casa de sua mãe e então ela a pegou, pregou com os alfinetes na grade de sua casa e o fotógrafo Ryan Russel cuidou da parte das imagens.

Hayley Williams em 2009 durante a Brand New Eyes Tour.
Cquote1.svg Eu achei a borboleta na rua da minha mãe há um tempo atrás… morta e completamente intacta. Cquote2.svg
Hayley Williams

2009-2011: Brand New Eyes e projetos paralelos[editar | editar código-fonte]

Com o episódio da borboleta, Hayley escreveu a canção "Brick by Boring Brick", Hayley também afirmou em uma entrevista para a MTV que em seu ponto de vista isso representava pedaços quebrados que podem formar uma grande figura. Meses depois em meados de 2009, Hayley junto com o Paramore afirmou que o nome do terceiro álbum de estúdio seria Brand New Eyes e a canção da borboleta seria lançada como single[8] junto com as canções "Ignorance",[9] "The Only Exception",[10] "Careful"[11] e "Playing God".[12] O álbum então foi lançado em 29 de setembro de 2009 e ficou no 2º lugar na Billboard 200. A banda então saiu em sua primeira turnê para divulgar o álbum, Brand New Eyes Tour e apoiou diversas bandas de rock americanas, tais como Green Day e New Found Glory sendo essa última de seu namorado Chad Gilbert guitarrista da banda.[13] A turnê encerrou-se em meados de 2010.

Hayley também participou da canção "Airplanes" do cantor B.o.B,[14] a canção fez tanto sucesso que teve uma segunda parte com a participação do rapper Eminem.[15] Hayley também estreou com sua primeira canção solo "Teenagers"[16] para a trilha sonora do filme, Jennifer's Body. No fim de maio de 2010, foi postado no Twitter da cantora via TwitPic uma foto sua fazendo topless mas a imagem foi rapidamente apagada. Williams alegou que sua conta no TwitPic foi hackeada, porém alguns sites americanos de noticias afirmaram que a foto podia ter sido publicada pela própria Hayley acidentalmente.[17] [18] Ainda em 2010, o Paramore anunciou a saída dos irmãos Zac e Josh Farro da banda,[19] restando apenas Hayley, Jeremy Davis e Taylor York.

Em 2011, o Paramore voltou com uma nova canção intitulada Monster para a trilha sonora do filme Transformers: Dark of the Moon. A canção fez enorme sucesso, e ganhou o Teen Choice Awards na categoria "Best Rock Track". Hayley também afirmou em uma entrevista que o Paramore pretende lançar um novo álbum com previsão para 2013.

2012-2013: Paramore e colaborações[editar | editar código-fonte]

Em 2012, a banda mewithoutyou lançou um novo álbum em que Hayley participou de duas canções, canções estas que são "Fox's Dream of the Log Flume" e "All Circles".

Ainda em 2012, Hayley e Paramore estiveram em estúdio a gravar o seu novo álbum, com data prevista para o início de 2013.

Em Janeiro de 2013, Hayley e a sua banda lançaram o primeiro single do seu quarto álbum, intitulado de "Now", ao qual atingíu a segunda posição no UK Rock chart. Em 9 de Abril de 2013, Hayley e Paramore lançaram o seu quarto álbum de estúdio, ao qual intítularam de Paramore, álbum este que atingiu a primeira posição no Billboard 200 Chart e deram início à sua nova turnê, intitulada de "The Self-titled Tour".

Mais tarde, foi anuncíada a participação de Hayley na canção "Stay the night" de Zedd, ao qual atingiu a primeira posição na Billboard, nas paradas musicais do Hot Dance Club Songs e Dance/Mix Show Airplay.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Hayley se apresentando no Brasil em fevereiro de 2011.

Paramore[editar | editar código-fonte]

Álbum
Singles
Lançamento
Gravadora
All We Know Is Falling "Pressure"
"Emergency"
"All We Know"
26 de julho de 2005 Fueled By Ramen
Riot! "That's What You Get"
"Hallelujah"
"Misery Business"
"Crushcrushcrush"
12 de junho de 2007
Brand New Eyes "Brick by Boring Brick"
"Ignorance"
"The Only Exception"
"Careful"
"Playing God"
29 de setembro de 2009
Paramore "Now"
"Still Into You"
"Daydreaming"
"Ain't It Fun"
9 de abril de 2013

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Hayley Williams em um show com a banda Paramore.
Aparições
Ano Artista Canção Álbum
2006 October Fall e Hayley Williams "Keep Dreaming Upside Down" A Season in Hell
2007 The Chariot e Hayley Williams "Then Came To Kill" The Fiancée
Say Anything e Hayley Williams "The Church Channel" In Defense of the Genre
Say Anything, Hayley Williams e Kenny Vasoli "Plea"
2008 Death in the Park e Hayley Williams "Fallen" Death in the Park EP
2009 Set Your Goals e Hayley Williams "The Few That Remain" This Will Be the Death of Us
Hayley Williams "Teenagers" Jennifer’s Body Soundtrack
New Found Glory e Hayley Williams "Tangled Up" Not Without a Fight
2010 B.o.B e Hayley Williams "Airplanes" The Adventures of Bobby Ray
B.o.B, Hayley Williams e Eminem "Airplanes, Part 2"
2013 Zedd e Hayley Williams "Stay The Night" Clarity (Deluxe Edition)

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Hayley em Vancouver, 2010.
Ano Premiação Categoria Resultado
2007 Kerrang Readers' Poll "Mulher Mais Sexy"[20] Indicado
2008 Kerrang Readers' Poll "Mulher Mais Sexy" Venceu
Video Music Brasil "Melhor Artista Internacional" Venceu
Los Premios MTV Latinoamérica "Prêmio Fashionista" Indicado
2009 Los Premios MTV Latinoamérica "Prêmio Fashionista" Venceu
Shockwaves NME Awards "Mulher Mais Sexy" Venceu
2011 Shockwaves NME Awards "Melhor Blog ou Twitter de Banda"[21] Venceu

Referências

  1. Paramore - Biografy AllMusic.
  2. Biografia de Hayley Williams no Famouswhy.com Famouswhy.com (23 de abril de 2011). Visitado em 11 de julho de 2011.
  3. Entrevista do Paramore para a BBC BBC News (6 de fevereiro de 2008). Visitado em 11 de julho de 2011.
  4. Bayer, Jonah (Fevereiro 2008), "Born for This", Alternative Press (235) 
  5. Entrevista para a Europunk Europunk.net. Visitado em 11 de julho de 2011.
  6. Biografia de Paramore All Music. Visitado em 16 de agosto de 2007.
  7. About. Obtido em 12/06/2007.
  8. Paramore anunicia "Brick by Boring Brick" como segundo single de BNE Alternative Press. Visitado em 15-10-2009.
  9. Ignorance (Paramore) Amazon.com. Visitado em 26-06-2009.
  10. TOE lançado como single de brand new eyes
  11. Careful é o quarto single de BNE
  12. Radio1.gr/uk_singles
  13. The Edge. Entrevista para o The Edge (NZ) Theedge.co.nz. Visitado em 11 de julho de 2011.
  14. James Montgomery (5 de abril de 2010). Premiere oficial da nova canção do rapper B.o.B, com participação da cantora Hayley Williams, vocalista do Paramore MTV.com. Visitado em 11 de julho de 2011.
  15. New Hayley Williams / B.o.B Song 'Airplanes' Premiered Today! – Blog Detail Paramore.net (12 de abril de 2010). Visitado em 11 de julho de 2011.
  16. Hayley Williams. Hayley fala sobre a canção "Teenagers" Livejournal. Visitado em 11 de julho de 2011.
  17. Gil Kaufman (28 de maio de 2010). Hayley Williams Twitpic: Internet Security Expert Offers Advice On Protection MTV.com. Visitado em 28 de maio de 2010.
  18. Joyce Lee (28 de maio de 2010). Hayley Williams mostra uma foto topless em seu TwitPic, mas a cantora afirma que sua conta foi hakeada CBSnews.com. Visitado em 28 de maio de 2010.
  19. Josh e Zac deixam o paramore
  20. "Kerrang! 2007", Kerrang!, 12 de dezembro de 2007 
  21. Shockwaves NME Awards 2011 – all the winners NME (23 de fevereiro de 2011). Visitado em 11 de julho de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons