Hayley Williams

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hayley Williams
Hayley Williams
Williams em 2023
Nome completo Hayley Nichole Williams
Nascimento 27 de dezembro de 1988 (35 anos)
Meridian, Mississippi
Estados Unidos
Nacionalidade norte-americana
Etnia branca
Cônjuge Chad Gilbert (c. 2016–17)
Ocupação
Período de atividade 2003—presente
Carreira musical
Gênero(s)
Instrumento(s)
Gravadora(s) Fueled by Ramen
Religião cristã
Outros ParamoreB.o.BZedd

Hayley Nichole Williams (Meridian, 27 de dezembro de 1988) é uma cantora, compositora e empresária americana, vocalista da banda de rock Paramore.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Hayley cresceu em Meridian no estado do Mississippi.[2] Filha de família cristã,[3] começou cantando na sua igreja e em paradas de ônibus. Ao longo de sua pré-adolescência começou a ouvir bandas como 'N Sync, influenciando seu estilo musical em rock e pop rock.

Quando tinha treze anos, seus pais divorciaram-se e, então, ela e a sua mãe mudaram-se para Franklin, Tennessee. Durante esse período, ela entrou em uma banda de funk intitulada "The Factory", onde conheceu Jeremy Davis. Após um tempo, Hayley conheceu na escola os irmãos Zac e Josh Farro, que tinham uma banda.[4] Hayley disse-lhes que sabia cantar e eles a convidaram para fazer parte da banda como vocalista.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2004—2006: Início do Paramore e All We Know Is Falling[editar | editar código-fonte]

Ver artigos principais: Paramore e All We Know Is Falling

Em 2004, foi formado então a banda Paramore.[5] A primeira canção oficial da banda foi "Conspiracy" que no futuro iria fazer parte do primeiro álbum da banda.[6] Em 2005 com quase todas as canções do futuro álbum já escritas, John Janick fundador da gravadora Fueled by Ramen fechou um contrato com a banda.[7]

Foi então que em 26 de julho de 2005 o Paramore lançou o primeiro álbum de estúdio intitulado: All We Know Is Falling, com dez faixas. Para divulgação do álbum foram lançados como singles as canções: "Pressure", "Emergency" e "All We Know", todas alcançando boas posições nas paradas musicais, ao total o álbum ficou em segundo lugar na Billboard Comprehensive Albums, se tornando o maior sucesso da banda até então.

O estilo punk-hardcore de Hayley ficou famoso também pela mudança da cor de seus cabelos, sendo o novo ícone do rock. Hayley também participou de duetos como com o Death in The Park na canção "Fallen" e com o Say Anything na canção "Plea".

2007—2008: Riot! e sucesso da banda[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Riot!
Hayley durante show da Vans Warped Tour 2007

Após os trabalhos com All We Know Is Falling a banda junto com Hayley lançou o segundo álbum de estúdio, Riot! com onze faixas lançado em 12 de junho de 2007. Ao total o álbum ficou em 15º lugar na Billboard 200 além de receber certificação de ouro da RIAA pelas vendas. As canções do álbum tiveram grande impacto na banda, pois foram as músicas símbolos da era de ouro do Paramore; sucessos como "Misery Business" e "Crushcrushcrush" alcançaram excelentes posições em paradas musicais. A partir daí a banda lançou vários videoclipes, com inúmeras exibições em sites especializados no ramo. Hayley também junto com os integrantes do Paramore, apareceram no videoclipe da canção "Kiss Me" da banda New Found Glory, o Paramore também lançou EPs e álbuns ao vivo.

Mais tarde, no ano seguinte Hayley e o Paramore lançou o single "Decode" para a trilha sonora do filme Twilight, estrelado por Robert Pattinson e Kristen Stewart. A banda então ganhou diversos prêmios em eventos da música internacional. Após um tempo sites e blogs afirmaram que Hayley estava escrevendo novas canções e que seriam para um novo álbum da banda; porém nada foi confirmado. Entretando Hayley disse em uma entrevista que o Paramore estava planejando um novo álbum, porém sem nome ainda. A banda lançou novos videoclipes de suas canções anteriores, e em uma nova entrevista para a MTV, Hayley afirmou que a capa do novo álbum seria de uma borboleta repartida em três partes, essa borboleta foi encontrada intacta na entrada da casa de sua mãe e então ela a pegou, pregou com os alfinetes na grade de sua casa e o fotógrafo Ryan Russel cuidou da parte das imagens.

2009—2011: Brand New Eyes e projetos paralelos[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Brand New Eyes
Hayley em 2009 durante a Brand New Eyes Tour

Com o episódio da borboleta, Hayley escreveu a canção "Brick by Boring Brick", Hayley também afirmou em uma entrevista para a MTV que em seu ponto de vista isso representava pedaços quebrados que podem formar uma grande figura. Meses depois em meados de 2009, Hayley junto com o Paramore afirmou que o nome do terceiro álbum de estúdio seria Brand New Eyes e a canção da borboleta seria lançada como single[8] junto com as canções "Ignorance",[9] "The Only Exception",[10] "Careful"[11] e "Playing God".[12] O álbum então foi lançado em 29 de setembro de 2009 e ficou no 2º lugar na Billboard 200. A banda então saiu em sua primeira turnê para divulgar o álbum, Brand New Eyes Tour e apoiou diversas bandas de rock americanas, tais como Green Day e New Found Glory sendo essa última de seu ex-marido Chad Gilbert guitarrista da banda.[13] A turnê encerrou-se em meados de 2010.

Hayley também participou da canção "Airplanes" do cantor B.o.B,[14] a canção fez tanto sucesso que teve uma segunda parte com a participação do rapper Eminem.[15] Hayley também estreou com sua primeira canção solo "Teenagers"[16] para a trilha sonora do filme, Jennifer's Body. No fim de maio de 2010, foi postado no Twitter da cantora via TwitPic uma foto sua fazendo topless mas a imagem foi rapidamente apagada. Hayley alegou que sua conta no TwitPic foi hackeada, porém alguns sites americanos de notícias afirmaram que a foto podia ter sido publicada pela própria Hayley acidentalmente.[17][18] Ainda em 2010, o Paramore anunciou a saída dos irmãos Zac e Josh Farro da banda,[19] restando apenas Hayley, Jeremy Davis e Taylor York.

Em 2011, o Paramore voltou com uma nova canção intitulada "Monster" para a trilha sonora do filme Transformers: Dark of the Moon. A canção fez enorme sucesso, e ganhou o Teen Choice Awards na categoria "Best Rock Track". Hayley também afirmou em uma entrevista que o Paramore pretende lançar um novo álbum com previsão para 2013.

2012—2013: Paramore e colaborações[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Paramore (álbum)

Em 2012, a banda mewithoutyou lançou um novo álbum em que Hayley participou de duas canções, canções estas que são "Fox's Dream of the Log Flume" e "All Circles".

Ainda em 2012, Hayley e Paramore estiveram em estúdio a gravar o seu novo álbum, com data prevista para o início de 2013.

Em Janeiro de 2013, Hayley e a sua banda lançaram o primeiro single, intitulado de "Now", do seu quarto álbum ao qual atingiu a segunda posição no UK Rock chart. Em 9 de Abril de 2013, Hayley e Paramore lançaram o seu quarto álbum de estúdio, ao qual intitularam de Paramore, álbum este que atingiu a primeira posição no Billboard 200 Chart e deram início à sua nova turnê, intitulada de "The Self-titled Tour".

Mais tarde, foi anunciada a participação de Hayley na canção "Stay the night" de Zedd, ao qual atingiu a primeira posição na Billboard, nas paradas musicais do Hot Dance Club Songs e Dance/Mix Show Airplay.

2017—presente: After Laughter e primeiro álbum de estúdio individual[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: After Laughter
Hayley com o Paramore se apresentando no Royal Albert Hall, em junho de 2017

Em maio de 2017, Hayley e sua banda lançaram After Laughter, o quinto álbum de estúdio do grupo.[20] O disco foi lançado através do selo Fueled by Ramen. Sendo o primeiro álbum desde a volta do baterista Zac Farro, que deixou a banda com seu irmão Josh em 2010, e de a saída do baixista Jeremy Davis que saiu em 2015.[21] O primeiro single do álbum é a canção "Hard Times", lançada em 19 de abril de 2017 junto com seu videoclipe. Também foi anunciado a data do disco, junto com sua lista de faixa, pré-venda e anúncio da turnê.[22] O álbum foi bem recebido pelos críticos.

Em dezembro de 2019, no seu aniversário de 31 anos, Williams afirmou que lançaria o seu primeiro álbum solo, em maio de 2020, com canções novas sendo liberadas em janeiro desse ano. O disco foi intitulado Petals for Armor e seria acompanhado por uma turnê de divulgação. O seu primeiro single, a canção "Simmer", foi lançado em 22 de janeiro de 2020, junto com um vídeo clipe.[23][24][25]

Em 05 de fevereiro de 2021, Williams lançou um segundo álbum solo, chamado de Flowers for Vases / Descansos.[26] Esse foi o primeiro álbum em que a cantora escreveu todas as letras e tocou todos os instrumentos de um projeto, sendo um marco em sua carreira.[27]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Williams durante a Monumentour em 2014

Williams é cristã e regularmente fala sobre a relação da sua fé e seu trabalho, embora seja crítica de alguns posicionamentos da comunidade cristã. Os irmãos Farro citaram diferenças de atitude com relação a fé como uma das razões que os fizeram deixar a banda.[28][29]

Em 2008 ela iniciou um relacionamento com o guitarrista da banda New Found Glory, Chad Gilbert. Em 31 de dezembro de 2014, Williams afirmou que ela e Gilbert haviam ficado noivos.[30] Os dois formalizaram sua união em 20 de fevereiro de 2016 em uma cerimônia pequena.[31] Em 1 de julho de 2017, porém, a cantora anunciou sua separação em uma carta por meio de seu Instagram.[32]

Após o encerramento da turnê de divulgação do álbum After Laughter, Williams começou a falar mais abertamente sobre suas experiências batalhando contra a depressão, que fez ela se afastar do Paramore por um tempo em meados de 2015.[33] Em uma entrevista com Zane Lowe para a Apple Music, em fevereiro de 2020, ela revelou que chegou a ter pensamentos suicidas, mas acabou não indo adiante com eles.[34]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com Paramore[editar | editar código-fonte]

Como artista solo[editar | editar código-fonte]

Título Detalhes Melhor posição
EUA
[35]
EUA
Alt.

[36]
EUA
Rock

[37]
AUS
[38]
BEL
(FL)

[39]
ALE
[40]
IRL
[41]
NZ
[42]
ESC
[43]
UK
[44]
Petals for Armor 18 2 1 6 117 24 38 24 1 4
Flowers for Vases / Descansos
  • Lançamento: 5 de fevereiro de 2021[26]
  • Gravadora: Atlantic
  • Formatos: Download digital, streaming

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Como artista principal
Ano Canção Álbum
2009 "Teenagers" Jennifer’s Body Soundtrack
Como artista convidada
Ano Canção Outros artistas Álbum
2006 "Keep Dreaming Upside Down" October Fall A Season in Hell
2007 "Then Came To Kill" The Chariot The Fiancée
"The Church Channel" Say Anything In Defense of the Genre
"Plea" Say Anything e Kenny Vasoli
2008 "Fallen" Death in the Park Death in the Park EP
2009 "The Few That Remain" Set Your Goals This Will Be the Death of Us
"Tangled Up" New Found Glory Not Without a Fight
2010 "Airplanes" B.o.B The Adventures of Bobby Ray
"Airplanes, Part 2" B.o.B e Eminem
2012 "All Circles" mewithoutYou Ten Stories
2013 "Stay The Night" Zedd Clarity (Deluxe Edition)
2015 "Bad Blood"
(aparição no vídeo musical)
Taylor Swift 1989
2015 Vicious Love New Found Glory Resurrection
2016 "Bury It" CHVRCHES Every Open Eye
2017 "Nineteen" Tegan and Sara Tegan and Sara Present the Con X: Covers
2017 "As U Wave" Halfnoise The Velvet Face - EP
2019 "Uncomfortably Numb" American Football American Football (2019)

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Hayley em Vancouver, 2010
Ano Premiação Categoria Resultado
2007 Kerrang Readers' Poll "Mulher Mais Sexy"[46] Indicado
2008 Kerrang Readers' Poll "Mulher Mais Sexy" Venceu
Video Music Brasil "Melhor Artista Internacional" Venceu
Los Premios MTV Latinoamérica "Prêmio Fashionista" Indicado
2009 Los Premios MTV Latinoamérica "Prêmio Fashionista" Venceu
Shockwaves NME Awards "Mulher Mais Sexy" Venceu
2011 Shockwaves NME Awards "Melhor Blog ou Twitter de Banda"[47] Venceu

Referências

  1. «Paramore - Biografy». AllMusic 
  2. «Biografia de Hayley Williams no Famouswhy.com». Famouswhy.com. 23 de abril de 2011. Consultado em 11 de julho de 2011 
  3. «Entrevista do Paramore para a BBC». BBC News. 6 de fevereiro de 2008. Consultado em 11 de julho de 2011 
  4. Bayer, Jonah (2008), «Born for This», Alternative Press, no. 235 
  5. «Entrevista para a Europunk». Europunk.net. Consultado em 11 de julho de 2011 
  6. «Biografia de Paramore». All Music. Consultado em 16 de agosto de 2007 
  7. About. Arquivado em 10 de maio de 2008, no Wayback Machine. Obtido em 12/06/2007.
  8. «Paramore anunicia "Brick by Boring Brick" como segundo single de BNE». Alternative Press. Consultado em 15 de outubro de 2009. Arquivado do original em 29 de novembro de 2009 
  9. «Ignorance (Paramore)». Amazon.com. Consultado em 26 de junho de 2009 
  10. TOE lançado como single de brand new eyes
  11. «Paramore Announce New Single». Consultado em 23 de setembro de 2021 
  12. «Singles». www.radio1.gr. Consultado em 23 de setembro de 2021 
  13. The Edge. «Entrevista para o The Edge (NZ)». Theedge.co.nz. Consultado em 11 de julho de 2011 
  14. James Montgomery (5 de abril de 2010). «Premiere oficial da nova canção do rapper B.o.B, com participação da cantora Hayley Williams, vocalista do Paramore». MTV.com. Consultado em 11 de julho de 2011 
  15. «New Hayley Williams / B.o.B Song 'Airplanes' Premiered Today! – Blog Detail». Paramore.net. 12 de abril de 2010. Consultado em 11 de julho de 2011. Arquivado do original em 16 de abril de 2010 
  16. Hayley Williams. «Hayley fala sobre a canção "Teenagers"». Livejournal. Consultado em 11 de julho de 2011. Arquivado do original em 27 de julho de 2009 
  17. Gil Kaufman (28 de maio de 2010). «Hayley Williams Twitpic: Internet Security Expert Offers Advice On Protection». MTV.com. Consultado em 28 de maio de 2010 
  18. Joyce Lee (28 de maio de 2010). «Hayley Williams mostra uma foto topless em seu TwitPic, mas a cantora afirma que sua conta foi hakeada». CBSnews.com. Consultado em 28 de maio de 2010 
  19. «Josh e Zac deixam o paramore». Consultado em 30 de outubro de 2011. Arquivado do original em 25 de abril de 2011 
  20. «Paramore Drop New Song 'Hard Times', Announce New Album 'After Laughter' – News – Rock Sound Magazine». Rock Sound. 19 de abril de 2017 
  21. «Paramore part ways with bassist Jeremy Davis». Alternative Press. 22 de abril de 2017 
  22. «Paramore on witter». Twitter. 19 de abril de 2017 
  23. Campbell, Rachel (20 de janeiro de 2020). «Hayley Williams reveals Petals For Armor song title with latest teaser». Alternative Press. Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  24. Ivie, Devon (28 de dezembro de 2019). «Whoa, Well She Never Meant to Brag, But Paramore's Hayley Williams Is Going Solo». Vulture. Consultado em 30 de dezembro de 2019 
  25. «Hayley Williams announces release date for new solo music». The Independent. 7 de janeiro de 2020. Consultado em 15 de janeiro de 2020 
  26. a b Nast, Condé (5 de fevereiro de 2021). «Hayley Williams Releases New Album FLOWERS for VASES / descansos». Pitchfork (em inglês). Consultado em 15 de novembro de 2021 
  27. «Listen to Hayley Williams' new album 'FLOWERS for VASES / descansos'». NME (em inglês). 5 de fevereiro de 2021. Consultado em 15 de novembro de 2021 
  28. Persaud, Trevor (27 de dezembro de 2010). «Disgruntled Rock Stars Cite Faith as a Reason for Leaving Band». Christianity Today. Consultado em 10 de fevereiro de 2016 
  29. Bendix, Trish. «An interview with tourmates Tegan Quin and Hayley Williams of Paramore». AfterEllen.com. Consultado em 8 de janeiro de 2013 
  30. «hayley from Paramore on Twitter». Twitter 
  31. «Hayley Williams and Chad Gilbert Married». AbsolutePunk. Consultado em 21 de fevereiro de 2016 
  32. «'Marriage is not for the faint of heart': Paramore singer Hayley Williams splits from rocker husband Chad Gilbert after a decade together». Dailymail. Consultado em 1 de julho de 2017 
  33. «Hayley Williams Reveals Her Mental Health Caused Her to Privately Leave Paramore in 2015». Billboard. Consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  34. Hayley Williams - Hayley Williams and Zane Lowe "Petals for Armor I" Apple Music Interview (em inglês), consultado em 11 de fevereiro de 2020 
  35. «Hayley Williams – Chart History: Billboard 200». Billboard. Consultado em 19 de maio de 2020 
  36. «Hayley Williams – Chart History: Alternative Albums». Billboard. Consultado em 22 de maio de 2020 
  37. «Hayley Williams – Chart History: Top Rock Albums». Billboard. Consultado em 22 de maio de 2020 
  38. «ARIA Australian Top 50 Albums». Australian Recording Industry Association. Consultado em 16 de maio de 2020 
  39. «Discografie Hayley Williams» (em neerlandês). Ultratop. Consultado em 15 de maio de 2020 
  40. «Discographie von Hayley Williams». GfK Entertainment Charts. Consultado em 15 de maio de 2020 
  41. «Official Irish Albums Chart Top 50: 15 May 2020 – 21 May 2020». Official Charts Company. Consultado em 15 de maio de 2020 
  42. «NZ Top 40 Albums Chart». Recorded Music NZ. Consultado em 15 de maio de 2020 
  43. «Official Scottish Albums Chart Top 100: 15 May 2020 – 21 May 2020». Official Charts Company. Consultado em 15 de maio de 2020 
  44. «Hayley Williams > Full Official Chart History». Official Charts Company. Consultado em 15 de maio de 2020 
  45. Shaffer, Claire (22 de janeiro de 2020). «Hayley Williams announces solo LP 'Petals for Armor,' shares 'Simmer'». Rolling Stone. Consultado em 5 de fevereiro de 2021 
  46. «Kerrang! 2007», Kerrang!, 12 de dezembro de 2007 
  47. «Shockwaves NME Awards 2011 – all the winners». NME. 23 de fevereiro de 2011. Consultado em 11 de julho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons