Heat 1X Tycho Brahe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lançamento do Heat 1X & Tycho Brahe

Heat-1X-Tycho-Brahe é a denominação dada ao primeiro foguete espacial construído de forma voluntária e sem fins lucrativos[1] (financiado com doações e patrocinadores) que pretendia alcançar uma altura de 30 quilômetros em 5 de setembro de 2010, o objetivo que falhou na primeira tentativa, na ilha de Bornholm, por causa de uma má conexão elétrica.[2]

História e características[editar | editar código-fonte]

Os criadores do projeto, Peter Madsen e Kristian von Bengtson.

Trata-se de uma iniciativa privada a cargo dos engenheiros Peter Madsen e Kristian von Bengtson, que só contou com um orçamento de 300.000 coroas[3] A construção correu a cargo deles, bem como o financiamento, para o qual se valeram de patrocinadores e doações.[4]

O foguete tinha um comprimento de 9 metros e um peso de 1,6 toneladas.[5] O nome vem em homenagem a Tycho Brahe, figura destacada da astronomia dinamarquesa, graças a, entre outras coisas, a sua observações de supernovas em 1572.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The world’s first volunteer-built, not-for-profit passenger rocket (em inglês). Flixxy.com. Página visitada em 14 de abril de 2014.
  2. Failed attempt to launch the first rocket craft Danish (em inglês). Flixxy.com. Página visitada em 14 de abril de 2014.
  3. Dänen testen "Discount-Rakete" (em alemão). Science.orf.at. Página visitada em 14 de abril de 2014.
  4. Selbstgebaute Rakete soll starten (em alemão). N-TV. Página visitada em 14 de abril de 2014.
  5. Rocket launch set for Saturday (em inglês). Copenhagen Post. Página visitada em 14 de abril de 2014.