Hedera helix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaHedera helix
Starr 010419-0021 Hedera helix.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Apiales
Família: Araliaceae
Subfamília: Melinae
Género: Hedera
Espécie: H. helix
Nome binomial
Hedera helix
Linnaeus

A Hera (Hedera helix) é uma planta trepadeira do género Hedera, família Araliaceae. É natural da Europa Central e Ocidental.

Hera muito antiga em ruínas na cidade de Weimar.

É extremamente semelhante à espécie existente em Portugal,Grécia,Irlanda, a Hedera hibernica.

HERA-TREPADEIRA

Família: Araliaceae

Outros Nomes Vulgares: hera, heradeira, hereira, aradeira, hedra, hera-dos-muros, trepadeira.

Características Gerais: Planta trepadeira, escandente ou prostrada, com o caule atingir os 30 m, com ramos lenhosos, muito longos, delgados e flexíveis que se elevam, apoiando-se noutras plantas, por meio de raízes laterais aéreas. As folhas são simples, persistentes, verde-escuras, brilhantes, coriáceas, alternas, lobuladas ou cordadas na fase juvenil a inteiras quando adultas. As inflorescências são pequenas umbelas esféricas com 6 a 8 raios curtos todos num só plano. As flores são hermafroditas, amarelo-esverdeadas, com cálice de 5 dentes curtos soldados ao ovário, sépalas triangulares e corola constituida por 5 pétalas lanceoladas. Androceu com 5 estames alternando com as pétalas. O fruto é uma pseudobaga globosa, negra na maturação com 4 a 5 sementes rugosas e rosadas.

Floração: De Setembro a Outubro.

Habitat: Trepadeira de sebes, muros e árvores, ou cobrindo o chão de matas em locais úmidos.

Distribuição: Frequente em todo o país, até 1000 m.

Curiosidades: Há quem a considere uma planta ornamental de muros e jardins, ou uma planta prejudicial que deteriora paredes e que quando invade o solo, impede que outras plantas se desenvolvam. No entanto, apesar de se agarrar aos troncos das árvores, a hera não é uma planta parasita, pois não se alimenta da sua seiva. Os seus frutos, que amadurecem na Primavera, são tóxicos.

Informação medicinal[editar | editar código-fonte]

As folhas secas dessa planta possuem propriedades fitoterápicas ao serem utilizadas por infusão, sendo indicadas para o tratamento sintomático de bronquites, graças ao seu efeito mucolitico, expectorante e broncodilatador facilitando a expectoração e melhorando a respiração. Entretanto, o contato com a seiva da folha causa dermatite alérgica com formação de edema local, dor e eritema com lesões vesiculosas. Além disso, as próprias folhas ou frutos quando ingeridos causam náuseas, vômitos, salivação excessiva, dor abdominal, diarréia, problemas respiratórios e neurológicos.

http://www.cit.rs.gov.br/v2/nova/?p=p_142 http://www.mapric.com.br/anexos/boletim405_24082007_170216.pdf

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Hedera helix
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Apiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.