Heeresgruppe Afrika

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Heeresgruppe Afrika (Grupo do Exército Afrika) foi uma das principais unidades do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial que operou na Campanha Norte-Africana.

História[editar | editar código-fonte]

Afrika Korps[editar | editar código-fonte]

As primeiras tropas alemãs que chegaram ao Norte de África a 11 de Fevereiro de 1941[1] eram conhecidas por Afrika Korps. Em Agosto de 1941 o Alto Comando da Wehrmacht criou uma estrutura de comando maior para apoiar as forças italianas, renomeando as forças alemãs para Panzergruppe Afrika (Grupo de Panzers Afrika), sendo o seu comandante o recém promovido Tenente-General Erwin Rommel.

O Panzergruppe Afrika controlava o Afrika Korps juntamente com algumas unidades adicionais da Wehrmacht em África, assim como dois corpos do exército italiano.

Panzerarmee Afrika[editar | editar código-fonte]

O Panzergruppe Afrika, em 30 de Janeiro de 1942, foi re-baptizado de Panzerarmee Afrika (Exército de Panzers Afrika).

Deutsch-Italienische Panzerarmee[editar | editar código-fonte]

O Panzerarmee Afrika foi renomeado para Deutsch-Italienische Panzerarmee (Exército de Panzers Germano-Italiano) em Outubro de 1942 após a retirada das forças do eixo após a derrota na Segunda Batalha de El Alamein.

Heeresgruppe Afrika[editar | editar código-fonte]

Em Fevereiro de 1943[2] o OKW re-baptizou as forças em afraca para Heeresgruppe Afrika para que este fizesse a gestão da defesa da Tunísia na fase final da Campanha Norte-Africana. O responsável pela defesa nesta fase da campanha seria Hans-Jürgen von Arnim, que mais tarde após a defesa falhada render-se-ia[3], acabando com a presença alemã no Norte de África.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências