Heikki Savolainen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Heikki Savolainen
Informações pessoais
Nome completo Heikki Ilmari Savolainen
Modalidade Ginástica artística masculina
Nascimento 28 de setembro de 1907
Joensuu
Nacionalidade Finlândia finlandesa
Falecimento 29 de novembro de 1997 (90 anos)
Kajaani
Nível sênior
Período em atividade 19281952

Heikki Ilmari Savolainen (Joensuu, 28 de setembro de 1907Kajaani, 29 de novembro de 1997) foi um vitorioso ginasta finlandês, duas vezes medalha de ouro olímpico, sendo nove conquistas no geral.

Savolainen participou de seis edições dos Jogos Olímpicos, de 1928 a 1952. Em Amsterdã 1928 conquistou sua primeira medalha olímpica, um bronze no cavalo com alças, sendo a primeira medalha da Finlândia na ginástica. Ganhou sua última medalha em casa, durante os Jogos Olímpicos de Helsinque em 1952. O bronze na competição por equipes aos 44 anos de idade o tornou o mais velho ginasta da história a conquistar uma medalha em Olimpíadas. Por suas conquistas no esporte, foi o atleta a realizar o juramento olímpico na abertura dos Jogos. Ao lado de Harri Kirvesniemi, Alexei Nemov e Franziska van Almsick, Savolainen detém o recorde de seis medalhas de bronze.

Nos Jogos de 1932 em Berlim, Savolainen e seu companheiro de equipe Einari Teräsvirta ficaram com o mesmo número de pontos na disputa da barra fixa, mas a equipe finlandesa decidiu dar a medalha de prata para Savolainen. Em 1948, no cavalo com alças, Savolainen empatou mais uma vez com seus companheiros, dessa vez com Veikko Huhtanen e Paavo Aaltonen, e a medalha de ouro acabou sendo dividida entre os três ginastas.

Heikki Savolainen graduou-se em educação física em 1931 e fez doutorado em Medicina em 1939, após ter iniciado trabalho como médico na sua casa em Kajaani. Durante a Guerra Fria serviu a carreira de médico em um hospital militar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) ginasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.