Heinrich Christoph Kolbe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Heinrich Christoph Kolbe (Düsseldorf, 2 de Abril de 1771 — Düsseldorf, 16 de Janeiro de 1836) foi um pintor neo-clássico ligado à escola retratista francesa. Foi aluno de François Gérard, cujo estilo adoptou em larga medida.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Düsseldorfeducado naquela cidade e realizou a sua formação inicial na escola de belas-artes da velha Kunstakademie Düsseldorf, onde obteve formação em pintura seguindo o classicismo então dominante naquela escola. Partiu então para Paris, onde permaneceu 10 anos a estudar pintura com diversos mestres, com destaque para o retratista neo-clássico François Gérard. Em Paris fez parte do círculo de Friedrich Schlegel e trabalhou na revista "Europa".

Em 1811 voltou para Düsseldorf, transformando-se no retratista favorito da elites da Renânia, pintando 60 retratos só em Barmen e Elberfeld. Entre os retratados em Weimar contam-se personalidades como Goethe, o grão-duque Karl August von Sachsen-Weimar-Eisenach e Karoline Jagemann, amante do grão-duque.

Entre 1822 foi professor na Academia de Arte de Düsseldorf, mas deixou aquele lugar em 1832 depois de uma longa disputa com o novo director da instituição Friedrich Wilhelm Schadow.

Faleceu em Düsseldorf em 1836 depois de uma longa doença.

Referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Heinrich Christoph Kolbe

Obra[editar | editar código-fonte]