Heinrich Lenz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Heinrich Lenz
Física
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 12 de Fevereiro de 1804
Local Tartu
Morte 10 de Fevereiro de 1865 (60 anos)
Local Roma
Atividade
Campo(s) Física
Instituições Universidade Estatal de São Petersburgo
Alma mater Universidade de Tartu
Conhecido(a) por Lei de Lenz

Heinrich Friedrich Emil Lenz (em russo: Эмилий Христианович Ленц; Tartu, actual Estónia, 12 de Fevereiro de 1804Roma, 10 de Fevereiro de 1865) foi um físico alemão (germano-báltico). O símbolo L, representação convencional de indutância, é escolhido em sua memória.[1]

Após completar o ensino secundário em 1820, Lenz estudou química e física na Universidade de Tartu. Viajou com Otto von Kotzebue na sua terceira expedição à volta do mundo entre 1823 e 1826. Durante a viagem, Lenz estudou as condições climatéricas e as propriedades físicas da água do mar.

Ganhou fama por ter formulado a lei de Lenz em 1833. Além da lei nomeada em sua honra, Lenz também formulou a lei de Joule em 1842.

Pesquisou condutividade de vários materiais sujeitos a corrente elétrica e o efeito da temperatura sobre a condutividade.

Descobriu a reversibilidade das máquinas elétricas.

Professor de física na Academia de Ciências de São Petersburgo (1836).

Em Agosto de 1864 foi para a Itália, por razões médicas. Morreu em 10 de fevereiro de 1865, em Roma.

Lei de Lenz[editar | editar código-fonte]

A relação entre o sentido da corrente elétrica induzida em um circuito fechado e o campo magnético variável que a induziu foi estabelecida pelo físico russo Heinrich Lenz. Ele observou que a corrente elétrica induzida produzia efeitos opostos a suas causas. Mais especificamente, Lenz estabeleceu que o sentido da corrente elétrica induzida é tal que o campo magnético criado por ela opõe-se à variação do campo magnético que a produziu. Em outras palavras, para gerar uma corrente induzida, é necessário gastar energia.

Referências

  1. Heinrich Friedrich Emil Lenz (1804-1865) National High Magnetic Field Laboratory. Página visitada em 23 de maio de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.